TERESINHA MEDEIROS ESPERA PSL PARA SABER SE VAI PARA BASE DE DR. PESSOA

Vereadora aguarda posição do partido (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) é mais uma parlamentar eleita no grupo de Firmino Filho (PSDB) que não garante se será oposição ao prefeito eleito Dr. Pessoa (MDB). Em entrevista nesta quarta-feira (9), ela disse que aguarda uma posição do PSL para saber como vai ser sua postura na Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2021. Porém, deu a entender que não vê problema em embarcar na base política do novo prefeito.

“Nesse momento nós estamos conversando com o partido. Eu sou do PSL, fui eleita numa composição com o PSDB, que não logrou êxito. Mas agora nós temos que estar antenados com o povo de Teresina e também com o partido. Então, a gente ainda está nesse compasso de conversa e de espera ouvindo o partido e ouvindo os amigos, ouvindo Teresina. A gente precisa trabalhar em consonância com a cidade de Teresina”, declarou.

Teresinha Medeiros teve apoio decisivo da deputada estadual e primeira-dama de Teresina Lucy Soares (Progressistas) nas eleições deste ano. Ela foi eleita com 4.551 votos.

Comente aqui

NOVA GESTÃO: JEOVÁ ESPERA MAIS DIÁLOGO DA PREFEITURA COM VEREADORES

Vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (MDB), acredita que o diálogo do Poder Executivo com os vereadores vai melhorar na gestão do prefeito eleito Dr. Pessoa (MDB). Segundo ele, no governo do atual prefeito Firmino Filho (PSDB) muitas coisas não andaram apenas por questões de cunho político com alguns vereadores.

“Na realidade, a gente espera que o vereador possa ter mais espaço para trabalhar e que o prefeito possa abrir mais as conversações com o parlamento. Os poderes são independentes e harmônicos entre si, mas os vereadores são eleitos para ajudar a cuidar da cidade. São os representantes mais próximos das comunidades. No meu caso eu tenho emendas de 2016, 2017, 2019 que não foram executadas [pela prefeitura]. Infelizmente isso é ruim para a cidade, não é para o Jeová. São pessoas que deixaram de ser assistidas por questões políticas”, criticou.

As emendas indicadas pelos vereadores são executadas pelo Poder Executivo, mas alguns parlamentares, principalmente os de oposição, reclamam que a atual gestão prioriza vereadores da base na hora de executar as emendas. Jeová acredita que na gestão de Dr. Pessoa essa situação vai mudar. “Eu acredito que ele irá tratar isso com bons olhos”, finalizou.

Comente aqui

DUDU REAGE À FALA DE CIRO: “VIVE DE TRAIR. VÁ CAÇAR O QUE FAZER”

Petista rebateu declaração do senador (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O vereador Dudu (PT) reagiu de forma dura nesta terça-feira (8) à declaração do senador Ciro Nogueira (Progressistas) de que o PT no Piauí está perto do fim. Para o vereador reeleito de Teresina, o senador não tem bola de cristal para prever o futuro de ninguém. Dudu afirmou ainda que Ciro vive de trair aliados e mandou ele ir procurar o que fazer.

“Nós fomos forjados na luta. Não vai ser um senadorzinho desse que vai botar bola de cristal e dizer que é o fim disso ou daquilo. Pode ser o fim dele, que achava que com a arrogância de ter traído esse projeto, ia se dar bem. Aliás é a marca dele. Traiu a Dilma, traiu o governo do Estado e foi esquecido pela bancada. Pergunta ao senador cadê os deputados que não acompanharam ele e estão todos no nosso governo. Só quem saiu foi o fiel escudeiro dele. Senador, vá caçar o que fazer. Vá trabalhar, vá rodar o Piauí. Faça jus ao dinheiro que a gente lhe paga”, rebateu.

Dudu ainda contou que sente vergonha de ter votado em Ciro nas eleições de 2018, quando o político do Progressistas estava na chapa majoritária do governador Wellington Dias (PT). 

“Eu tive o desprazer de votar nele. Tenho vergonha de dizer isso, mas não nego que votei. Ele é um senador da República que só vive agora de olhar o Diário Oficial da União para mentir dizendo que está anunciando verba para o Piauí, passando por cima dos outros”, atacou.

Na segunda-feira (7), em declaração dada ao Política Dinâmica, Ciro Nogueira afirmou que o PT está perto do fim no Piauí. Ainda segundo Ciro, nas eleições de 2022 será concretizado o fim da hegemonia do PT na região Nordeste do Brasil. O senador é aliado do presidente Jair Bolsonaro.

Comente aqui

“VAMOS FISCALIZAR E COBRAR”, DIZ ENZO SOBRE GESTÃO DR. PESSOA

Enzo Samuel adota discurso cauteloso (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O vereador reeleito Enzo Samuel (PDT) evita pronunciar as palavras oposição ou situação, mas garante que vai fiscalizar e cobrar a gestão do prefeito eleito de Teresina Dr. Pessoa (MDB). Enzo se reelegeu na coligação que apoiou o candidato derrotado Kleber Montezuma (PSDB). Ao ser questionado pelo PD se será oposição ou situação, ele evitou ser taxativo.

“Nós vamos exercer o nosso papel de vereador, que é fiscalizar, cobrar e ser os olhos da população teresinense. Ao novo prefeito, o que posso desejar é boa sorte. Não sou daqueles da política do quanto pior melhor. Pelo contrário, torço para que dê certo. Aqui na Câmara estaremos cumprindo nosso papel de fiscalizador”, falou o parlamentar.

Enzo afirmou ainda que vai colaborar com aquilo que entende ser bom para a cidade, mas garantiu se posicionar contrário ao que avaliar que não é positivo para Teresina. 

“Fui eleito na oposição e vamos fazer aqui o nosso trabalho. A gente tem que ter responsabilidade. Se a gente entender que tem situações que são melhores para Teresina, nós estaremos aqui para colaborar. Mas se entendermos que naquele momento aquilo não é o melhor, seremos contra. Vamos sempre ser os olhos da população teresinense”, disse.

Comente aqui

FÁBIO NOVO DIZ QUE FALTA CORAGEM NA ALEPI PARA ENFRENTAR THEMÍSTOCLES

Fábio Novo votou a favor, mas fez crítica (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Fábio Novo (PT) votou nesta terça-feira (8) a favor da nona eleição seguida de Themístocles Filho (MDB) para presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Porém, criticou a perpetuação do cacique emedebista no comando da Casa e disse que infelizmente faltou coragem na Assembleia para lançar um concorrente na disputa.

“Infelizmente não temos outra candidatura. Eu sempre coloquei que o ideal é que nós tivéssemos a renovação. Mas faltou coragem da casa para apresentar um nome. Nada contra o presidente Themístocles, mas no meu entendimento, se tivéssemos a oportunidade, teria que ter renovação. Mas não houve nenhum candidato, não houve nenhum deputado que se apresentasse para colocar seu nome à disposição”, explicou.

PEC PARA ACABAR COM REELEIÇÃO

O deputado petista afirmou que é favor da reeleição apenas uma vez, como está na Constituição Federal. Para isso, disse que vai apresentar uma proposta de emenda constitucional estadual para proibir as reeleições sucessivas e evitar a perpetuação.

“Eu vou trabalhar para a gente apresentar agora uma emenda constitucional proibindo a reeleição. Vamos ver se a gente consegue as assinaturas necessárias aqui. Eu vou apresentar uma emenda constitucional”, informou.

Ao longo dos últimos 16 anos, Fábio Novo foi um dos poucos que teve coragem de disputar com Themístocles o comando da Assembleia. A disputa entre eles aconteceu em 2015 e foi bastante acirrada. Themístocles teve 16 votos, contra 14 de Novo.

PALAVRAS NÃO CUMPRIDAS

Em diversas ocasiões, Themístocles afirmou que seria a última vez a disputar a presidência da Assembleia. A última promessa foi em janeiro de 2019. Na ocasião, ele prometeu que não disputaria mais se fosse eleito. Porém, mais uma vez não cumpriu. Com a eleição desta terça-feira (8), ele garante 18 anos seguidos no comando do Legislativo Estadual.

Comente aqui

REELEITO, THEMÍSTOCLES GARANTE 18 ANOS NA PRESIDÊNCIA DA ALEPI

Deputado vai continuar presidente a Alepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Mesmo estando em São Paulo, o deputado estadual Themístocles Filho (MDB) foi mais uma vez eleito presidente da Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira (8). É a nona eleição seguida do cacique emedebista para o comando da Alepi. Com mais dois anos assegurados no posto, ele garante 18 anos ininterruptos na presidência do Legislativo Estadual.

Candidato único, assim como na grande maioria das outras vezes, Themístocles teve 27 votos. As três ausências registradas foram a dos deputados Flávio Nogueira Júnior (PDT), Fábio Xavier (PL) e do próprio Themístocles, que está em São Paulo fazendo exames médicos depois de uma suspeita descartada de Covid-19.

Nenhum dos deputados que estavam no plenário ousou votar contra. Além de Themístocles presidente, a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia ficou da seguinte forma: 

Flora Izabel (PT) vice-presidente
Carlos Augusto (PL) 2º vice-presidente
Evaldo Gomes (SD) 3º vice-presidente
B. Sá Filho (PP) 4º vice-presidente
Júlio Arcoverde (PP) 1º secretário
Gustavo Neiva (PSB) 2º secretário
Franzé Silva (PT) 3º secretário
Oliveira Neto (Cidadania) 4º secretário 

Os demais membros da chapa também foram eleitos por unanimidade pelos deputados presentes. Themístocles Filho sentou na cadeira de presidente da Assembleia do Piauí em janeiro de 2005 e desde então nunca mais saiu. Atualmente, é o caso mais emblemático do país em termos de permanência no comando de uma casa legislativa.

Comente aqui

CIRO DIZ QUE PT ESTÁ NO FIM NO PIAUÍ

Ciro volta a alfinetar legenda petista (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) disse nesta segunda-feira (7) ao Política Dinâmica que o PT está no fim no Piauí. Ele ainda falou sobre rumores do secretário de Fazenda Rafael Fonteles se filiar ao MDB para ser candidato ao Governo em 2022. Na avaliação de Ciro, o governador Wellington Dias (PT) não vai conseguir enganar a população com essa manobra.

“Vai ser difícil enganar a população desta forma. Isso só demonstra que o PT está no fim no Piauí”, falou o senador.

Nos bastidores, crescem as conversas sobre uma possível migração de Fonteles do PT para o MDB. A mudança, com aval de Wellington, seria uma forma de evitar que o desgaste sofrido por candidatos petistas em todo o país afetasse a pré-candidatura de Rafael. Nas eleições deste ano, o PT não elegeu prefeito em nenhuma capital, fato inédito desde as eleições de 1985. 

Recentemente, o deputado estadual emedebista João Mádison disse que “não vê nada de anormal” em Rafael Fonteles ser candidato pelo MDB. Na Secretaria de Fazenda, o fluxo de políticos em agenda política aumentou substancialmente nas últimas semanas.

FIM DA HEGEMONIA PETISTA NO NORDESTE

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira também avalia que 2022 será o fim da hegemonia do PT na região Nordeste do Brasil. O senador disse ainda que Bolsonaro ficou muito feliz com o desempenho do Progressistas na região. A legenda presidida nacionalmente por Nogueira se tornou o maior partido do Nordeste após as eleições de 2020.

“Pode ter certeza [que a hegemonia do PT será interrompida]. Bolsonaro ficou muito feliz com o desempenho do Progressistas”, afirmou o senador piauiense.

Comente aqui

KAJURU VAI DISPUTAR PRESIDÊNCIA DO SENADO

Kajuru quer entrar na disputa para presidir Senado (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

O senador goiano Jorge Kajuru (Cidadania) é candidato à presidência do Senado Federal. Ele mesmo reconhece que não tem chances na disputa, mas afirma que será candidato.

“Sei que não tenho chance, em função de que o jogo lá dentro já é da panela e a panela é forte. Sei que há nomes mais experientes, mas, por enquanto, vou até o fim comigo mesmo.”, falou.

Apesar disso, o polêmico senador não descarta apoiar o que ele chama de "grande nome". Kajuru citou que esse nome pode ser, por exemplo, o senador Álvaro Dias, líder do Podemos. 

Comente aqui

O CONSTRANGIMENTO DESNECESSÁRIO

Monumento em homenagem a Alberto Silva (Foto: Reprodução/TV Cidade Verde)

Ganhou ampla repercussão desde a sexta-feira da semana passada o episódio em que uma promotora do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) recomendou a demolição de um monumento em homenagem ao ex-governador Alberto Silva. A estrutura recém-construída no canteiro da avenida Frei Serafim sequer foi oficialmente inaugurada pela Prefeitura de Teresina.

Na recomendação, a promotora Gianny Vieira de Carvalho, da Promotoria Ambiental, alegou que a prefeitura não cumpriu requisitos legais para a execução da obra. Entre esses requisitos, segundo o MP-PI, faltava a licença ambiental para que o monumento pudesse ser construído ali. 

É compreensível a intenção do MP de querer o cumprimento de todas as formalidades legais – nesse ponto o órgão ministerial está certíssimo – mas foi extremamente infeliz e desproporcional ao recomendar a demolição da estátua. Se o problema é aparentemente simples de resolver, porque lançar mão de uma recomendação tão espetaculosa?

Alberto Silva foi um dos políticos mais notáveis que o Piauí teve. O monumento, que por sinal é pequeno e ocupa espaço igualmente pequeno, certamente não impacta o meio ambiente por estar ali no canteiro central. Não que isso elimine a necessidade da licença, mas deixa claro que a promotora quis amputar a perna em vez de curar um pequeno ferimento.

A situação gerou indignação até mesmo de figuras públicas de outros Estados. O ex-ministro da Defesa e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, considerou o caso como uma indignidade. Ele lembrou que Alberto Silva foi um visionário e disse que a recomendação do MP-PI é um insulto não apenas à história do ex-governador, mas também a do Piauí.

Muitos se questionaram porque tanto rigor do MP-PI com a obra de um monumento enquanto tantas questões graves Piauí afora parecem não ser vistas pelo braço fiscalizador de promotores e procuradores. Tantos descasos, tantas mazelas e tantos casos envolvendo, muitas vezes, gente poderosa, nem sempre ganham atuação firme e comprometida do MP-PI.

Diante da repercussão, o MP-PI divulgou, na noite do domingo (6), uma nota de esclarecimento sobre o caso. A nota inicia reconhecendo a importância e o legado de Alberto Silva para Teresina e todo o Piauí. No texto, o MP-PI informa que a recomendação de demolição do monumento foi reconsiderada, vez que a prefeitura de Teresina se comprometeu publicamente em buscar solução administrativa junto ao órgão ministerial, o que é permitido por lei. 

Mas uma pergunta é inevitável. Não teria sido melhor ter buscado esse diálogo antes de recomendar a demolição do monumento e gerar todo esse desconforto público? Antes tarde do que nunca, porém, o MP-PI poderia ter evitado esse constrangimento. Caiu mal.

Comente aqui

DEPUTADO ZÉ SANTANA DEIXA A SASC

Deputado estadual Zé Santana (Foto: Jailson Soares/PoliticaDInamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) exonerou o deputado estadual Zé Santana (MDB) do comando da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). A exoneração, segundo consta no Diário Oficial do Estado (DOE), foi a pedido.

Com isso, Santana volta à Assembleia Legislativa do Piauí. A exoneração foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial no domingo (6) e tem efeitos retroativos à sexta-feira (4). No lugar do deputado, foi nomeado de forma interina Raimundo Nonato Leite Barbosa.

Comente aqui

STF BARRA REELEIÇÃO DE MAIA E ALCOLUMBRE

Maia e Alcolumbre (Fotos: Fernando Frazão/Ag. Brasil e Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu neste domingo (6) vetar a possibilidade de reeleição dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para os respectivos cargos. A decisão foi feita em plenário virtual. Entenda os votos:

Reeleição de Rodrigo Maia – 4 votos a favor e 7 contra;
Reeleição de Davi Alcolumbre – 5 votos a favor e 6 contra.

Neste domingo, restavam apenas os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e do presidente Luiz Fux. Os demais ministros já haviam votado. A ADI 6.524 foi protocolada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A votação começou na sexta-feira (4).

Os votos já estavam apalavrados entre os ministros. Deveriam vir na sequência do relatório de Gilmar, que era favorável para as reeleições de ambos. A forte reação nas redes sociais e na mídia tradicional contra a liberação das reeleições ajudou para que tudo mudasse o julgamento.

A decisão é uma vitória para o presidente Bolsonaro, pois pavimenta caminho para o Planalto ter um aliado no comando dos deputados e dos senadores a partir de fevereiro de 2021.

Fonte: Poder360

Comente aqui

MAIA CITA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO PARA PRESIDENTE EM 2022

Rodrigo Maia (DEM) e Paulo Câmara (PSB) (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), disse em entrevista ao jornal O Globo neste sábado (5) que o caminho para uma aliança de centro continua aberto para as eleições presidenciais de 2022. Opositor do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), Maia citou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), como opção para concorrer ao Planalto.

“O caminho de centro continua aberto. O que é necessário é uma grande aliança de centro. Que haja maturidade. Acho que temos nesse campo uma grande convergência em muitos assuntos. O importante é que consigamos discutir a questão econômica. Há nomes como o Doria, o Luciano Huck e o Paulo Câmara”, apontou Maia.

Paulo Câmara está no segundo mandato de governador de Pernambuco. Ele sucedeu Eduardo Campos, então presidente nacional do PSB, que morreu em acidente aéreo em 2014. Na época, Campos disputava a presidência da República e Câmara concorria ao governo pernambucano.

Comente aqui

JEOVÁ SE FEZ LÍDER

Jeová Alencar, presidente da Câmara de Teresina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Reeleito vereador de Teresina com mais de 11 mil votos, Jeová Alencar (MDB) se consolidou nas eleições de 2020 como um líder relevante e influente na cena política municipal. O parlamentar de 46 anos, atual presidente da Câmara Municipal de Teresina, ampliou a votação que obteve em 2016 e, mais uma vez, foi o mais votado para o cargo na capital.

As primeiras colocações em 2016 e 2020, ambas acima dos 10 mil votos, dizem muito, mas não são o aspecto determinante para se concluir que Jeová virou um líder importante. Embora não se deva deixar de mencionar essas expressivas votações, os fatores que levam a essa conclusão vão além disso. Jeová é bem mais que apenas o vereador mais votado.

O parlamentar foi, sem nenhuma dúvida, um dos grandes baluartes da campanha vitoriosa que levou Dr. Pessoa (MDB) a derrotar a sequência de vitórias do PSDB nas disputas pela prefeitura de Teresina. Na Zona Sul da capital, onde tem maior base eleitoral, o volume de campanha de Jeová muitas vezes se confundia com o volume de campanha de Pessoa. 

Vereador preside Câmara há quatro anos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Em se tratando de aliado, nenhum foi tão importante para a vitória de Pessoa como Jeová. Gostando ou não dele, é preciso reconhecer que o presidente da CMT ganhou expertise política nos últimos anos. Um dos pontos fortes é que Jeová é articulado com os políticos e com as pessoas das comunidades onde atua. O bom trânsito nos corredores do poder não o fez deixar de transitar nas vilas e manter relações de simplicidade na base da pirâmide.

No segundo turno, muitas adesões de suplentes de vereador que eram da coligação tucana se deveram à articulação de Jeová. No comando da CMT há 4 anos, ele também conseguiu se fazer líder entre os vereadores (ou pelo menos entre a maioria deles), mesmo alguns sendo da base da prefeitura. A abertura ao diálogo é outro ponto forte do emedebista. Na Câmara, não existe portas fechadas em seu gabinete, diferente da Assembleia, por exemplo.

O vereador deixou a base do prefeito Firmino Filho (PSDB) no segundo semestre de 2017 após desentendimento no processo que abriu caminho para sua reeleição como presidente da Câmara. Desde então, virou oposição ao prefeito. Hoje, passadas as eleições municipais – e até antes disso para quem analisa o cenário –, ficou notório que perder Jeová Alencar foi um dos erros cometidos pela gestão do experiente prefeito Firmino Filho.

Presidente da CMT se credencia para outras eleições (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Os fatos mostram que Jeová é hoje uma das lideranças municipais mais importantes de Teresina. Seus próximos passos na política certamente serão maiores. O que se sabe é que o vereador deverá tentar alçar voos mais altos. A eleição de 2016 e principalmente a de 2020 o credenciam para isso. Claro que a política é muito dinâmica e nela não cabe exercício de futurologia, mas a linha do tempo de Jeová Alencar aponta para essa direção.

Comente aqui

MP ACIONA JUSTIÇA PARA GOVERNADOR REPARAR RODOVIA ESTADUAL

Promotor moveu ação contra gestão de W.Dias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A precariedade da rodovia PI-141, que liga São João do Piauí a Canto do Buriti, na região Sul do estado, fez o Ministério Público do Piauí (MP-PI) ingressar com uma ação civil pública contra o Governo Estadual. Na ação movida esta semana, o MP pede tutela de urgência para que a gestão do governador Wellington Dias (PT) adote providências de melhorias na rodovia.

Segundo o promotor de Justiça Jorge Pessoa, a estrada possui inúmeros problemas, como ausência de acostamento, margens cobertas pelo mato em vários trechos e muitos buracos que obrigam os condutores desviarem ou mesmo pararem os carros. Na ação, o promotor aponta que as péssimas condições da rodovia têm gerado inúmeros acidentes.

Antes de mover a ação, o MP-PI solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) todos os contratos firmados nos últimos anos para intervenções da PI-141 e ainda o cronograma futuro de recuperação da via. Porém, o órgão não apresentou cronograma de recuperação de nenhuma estrada estadual para os anos de 2020 e 2021. 

Segundo o promotor, as poucas intervenções feitas pelo governo estadual nos últimos anos não foram capazes de acabar nem mesmo com os buracos da pista. Segundo ele, se a gestão estadual continuar ignorando a situação, a PI-141 vai ficar intrafegável.

“As pequenas intervenções realizadas em anos anteriores não foram suficientes para solucionar o problema grave enfrentado. Vale destacar que os buracos em questão não apenas permaneceram, como cresceram, e com o decorrer do tempo se tornará impossível o tráfego naquela estrada. O número de acidentes tende a aumentar. A situação ainda é agravada pelas fortes chuvas que vem ocorrendo na região”, relata o promotor.

O MP-PI requereu que seja determinado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao Estado do Piauí que, conjuntamente, no prazo de 30 dias, promovam a recuperação e o recapeamento da PI-141, em todo o trecho que liga a cidade de São João do Piauí a Canto do Buriti, reparando os buracos e danificações presentes, e para que façam a manutenção da rodovia mediante corte do mato nas margens (roço). O MP quer ainda que o Governo faça a devida sinalização do trecho, que possui extensão de 77,33 km.

Comente aqui

MP-PI QUER REMOÇÃO DA ESTÁTUA DE ALBERTO SILVA DA AV. FREI SERAFIM

Monumento foi construído há poucas semanas (Foto: Reprodução/TV Cidade Verde)

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria Ambiental, quer que a Prefeitura de Teresina faça a remoção da estátua do ex-governador Alberto Silva do canteiro central da avenida Frei Serafim. O monumento terminou de ser construído há poucas semanas e sequer foi oficialmente inaugurado pela gestão municipal.

A promotora Gianny Vieira alega que não houve licenciamento para a construção da estátua do ex-governador e ainda afirma que a obra não observou leis municipais em sua execução. Diante disso, ela expediu recomendação para que a prefeitura de Teresina faça a remoção em 24 horas.

Em entrevista à TV Cidade Verde na quinta-feira (3), o procurador do município, Raimundo Eugênio, disse que vai até a promotora solicitar a reconsideração do posicionamento dela. Segundo ele, o monumento homenageia a memória de umas das personalidades mais conhecidas do estado do Piauí e não causa nenhum impacto ao meio ambiente.

“De todos os monumentos [que existem na Frei Serafim], o busto do ex-governador Alberto Silva é um dos menores. Então, a prefeitura acredita que não tenha nenhum impacto àquele tão belo e caro logradouro para a cidade de Teresina. Nós vamos até a Dra. Gianny amanhã solicitar a reconsideração dela, tendo em vista que é a memória de uma das personalidades mais conhecidas do Piauí. Inclusive ele foi o primeiro a fazer o paisagismo da Frei Serafim. Seu busto ali não causa nenhum impacto ao meio ambiente”, falou o procurador.

Comente aqui