Coluna Gustavo Almeida
  • 19 de setembro 2020

    sexta, 18 de setembro de 2020, às 13:29h

    Firmino nega críticas de antecipação de eleição (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), discorda das críticas de setores do Governo do Estado que acusam ele e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) de anteciparem o pleito eleitoral de 2022. Para o tucano, não está havendo antecipação, mas sim a oposição cumprindo bem o seu papel de criticar as falhas da gestão de Wellington Dias (PT).

    Firmino afirma que a reação dos governistas é choro de uma gestão ruim que está apanhando. 

    "Acredito que nós estamos muito acostumados à falta de debate político. Então toda vez que alguém faz críticas ao governo do Estado vem essa ladainha de que estão antecipando eleição. Não se antecipa eleição, se faz democracia e democracia funciona com governo e com oposição. O governo tem obrigação de governar e a oposição tem a obrigação de fazer a crítica e suas propostas alternativas. Essa história de antecipação de 2022 é um choro do governo, que está muito ruim e por isso está apanhando muito de norte a sul do Estado", alfinetou o prefeito.

    Firmino tem passado a andar pelo interior do Piauí acompanhando Ciro Nogueira em agendas políticas. Nas andanças, os dois fazem críticas constantes ao governo estadual e afirmam que as eleições municipais de 2020 são o primeiro passo para tirar o PT do Governo do Piauí em 2022.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • sexta, 18 de setembro de 2020, às 12:16h

    Wellington volta a prometer investimentos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    O governador Wellington Dias (PT) visitou nesta sexta-feira (18) a obra de reforma de uma escola estadual no bairro Parque Piauí, na Zona Sul de Teresina. No local, o petista voltou a prometer a execução de quase 900 obras de melhoria na infraestrutura de colégios estaduais até o fim de 2022, quando encerra seu quarto mandato.

    “Esta é uma das obras do Pró-Piauí. Serão 884 obras como essa em todo o Piauí em 2020, 2021 e 2022. Qual o objetivo? De um lado, ainda estamos numa situação de pandemia, mas já também preocupados com a retomada da economia, gerar empregos e renda. Aqui. nós estamos trabalhando qualidade em educação e gerando emprego”, falou.

    No local, Wellington disse que até 2022 pretende investir mais de R$ 6 bilhões em obras, incluindo ações das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e ainda obras em parceria com prefeituras e também com recursos da bancada federal.

    Pelo menos promessa, tem muito.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • sexta, 18 de setembro de 2020, às 10:53h

    Grande parte dos atuais prefeitos pode se candidatar (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

    A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou estudo esta semana em que aponta que 69,2% dos prefeitos do Piauí podem disputar a reeleição este ano. 

    Na contramão desse percentual, em 30,8% das cidades os atuais gestores já estão exercendo o segundo mandato seguido e por isso não podem concorrer nesse pleito.

    Em todo o Brasil, a CNM aponta que 78,7% dos prefeitos podem se candidatar à reeleição. 

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quinta, 17 de setembro de 2020, às 10:48h

    Dos 27 governadores do Brasil, 14 já foram infectados pelo novo coronavírus. O último deles a anunciar que está com a doença é Reinaldo Azambuja (PSDB), governador do Mato Grosso do Sul. O gestor usou as redes sociais nesta quinta-feira (17) para dar a notícia.

    “Infelizmente, fui diagnosticado com o novo coronavírus. Estou bem, apresentando apenas sintomas leves. Estou em casa, seguindo o protocolo médico. Durante o período de isolamento, continuarei trabalhando e cuidando de nosso estado”, escreveu Azambuja.

    Além dele, os seguintes governadores já foram diagnosticados com covid-19 desde o início da pandemia: 

    Wilson Witzel (PSC) - RJ
    Helder Barbalho (MDB) - PA
    Renan Filho (MDB) - AL
    Antonio Denarium (sem partido) - RR
    Paulo Câmara (PSB) - PE
    Renato Casagrande (PSB) - ES
    Mauro Mendes (DEM) - MT
    Carlos Moisés (PSL) - SC
    Belivaldo Chagas (PSD) - SE
    Eduardo Leite (PSDB) - RS
    João Doria (PSDB) - SP
    Wilson Lima (PSC) - AM
    Ibaneis Rocha (MDB) - DF

    No Piauí, o governador Wellington Dias (PT) realizou, em agosto, exame pelo método sorológico de quimioluminescência para detectar o coronavírus. O resultado deu negativo, mas revelou que ele já teve contato com o vírus. Pelo exame, Wellington teve o contato, mas o vírus não estava mais ativo. Na época, a Coordenadoria de Comunicação Social do governo do Piauí disse que ele não desenvolveu a covid-19, que já se encontra imune e também não transmite mais a doença. 

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quarta, 16 de setembro de 2020, às 13:03h

    Avelino criticou falta de unidade na oposição (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    O engenheiro e ex-presidente da Codevasf, Avelino Neiva (PTB), pai do deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), desistiu da pré-candidatura a prefeito de Floriano. A desistência foi anunciada após o meio-dia desta quarta-feira (16) em comunicado dirigido ao povo florianense.

    No texto, Avelino lamentou que a oposição no município não tenha compreendido a necessidade de união para derrotar o esquema político do atual prefeito Joel Rodrigues (Progressistas), que tenta a reeleição. Ele ainda mencionou que possui valores e princípios inegociáveis, dos quais não abre mão em negociações políticas.

    Para Avelino, a história mostra que em Floriano as oposições divididas não conseguem sucesso em disputas eleitorais pela prefeitura. "Política é ciência e os números frios mostram que a oposição dividida não chega a lugar nenhum. Na verdade nem concorre nas próximas eleições, apenas participa. A história política de Floriano aponta isso", falou.

    Por fim, o ex-secretário estadual e ex-presidente da Codevasf informou a desistência. "Desta forma, é com enorme pesar no coração que retiro minha pré-candidatura às eleições desse ano. Tomo essa decisão em respeito à minha história e, sobretudo, em respeito ao povo florianense".

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quarta, 16 de setembro de 2020, às 10:20h

    Convenção oficializou Zé Lopes candidato a prefeito (Foto: Reprodução/Instagram)

    O MDB homologou na tarde da terça-feira (15) a candidatura de Zé Lopes a prefeito de Simplício Mendes, município distante 385 km de Teresina, no semiárido piauiense. O candidato a vice-prefeito é o ex-vereador Ivan de Moura Leal (DEM).

    A coligação de Zé Lopes e Ivan Moura tem ainda os partidos PTB, PSL, PL e Republicanos. Zé Lopes já foi prefeito de Simplício Mendes por dois mandatos consecutivos e tenta voltar à prefeitura do município depois de oito anos.

    Zé Lopes já governou o município duas vezes (Foto: Reprodução/Instagram)

    Irmão do cantor e compositor Francis Lopes, o ex-prefeito vai enfrentar a chapa encabeçada pelo candidato Márcio Moura (PSD), que tem como vice o ex-vereador Antenor Neto, o Tenor (Progressistas). Márcio é o candidato do atual prefeito Dr. Heli (PSD).

    Na convenção que homologou a candidatura de Zé Lopes estavam presentes os deputados estaduais Nerinho (PTB) e Francisco Costa (PT). O senador Marcelo Castro (MDB) gravou vídeo externando apoio a Zé Lopes. A gravação foi exibida no evento.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quarta, 16 de setembro de 2020, às 9:34h

    Ciro ao lado de Eduardo Moura e do vice Marcelo Paes Landim (Foto: Reprodução/Facebook)

    O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, esteve na tarde da terça-feira (15) na convenção que homologou a candidatura do médico Eduardo Moura (PSD) a prefeito de São João do Piauí, a 454 km de Teresina. O apoio seria normal se não fosse um detalhe: o Progressistas está no palanque oposto ao de Eduardo no município.

    É isso mesmo. Enquanto o Progressistas decidiu ficar na coligação do candidato Ednei Amorim (MDB), apoiado pelo PT do atual prefeito Gil Carlos, Ciro preferiu declarar apoio Eduardo Moura, pedindo votos contra a coligação em que está o Progressistas.

    A razão para isso é muito simples. Ednei Amorim, tio do petista Gil Carlos, é o candidato do governador Wellington Dias (PT). Além de muito próximo do governador, Ednei também é extremamente ligado ao senador Marcelo Castro (MDB). São João do Piauí é “quase” a terra natal do governador e a primeira-dama Rejane Dias (PT) é natural da cidade.

    Senador na convenção de Eduardo Moura (Foto: Reprodução/Facebook)

    Em São João, os deputados estaduais Firmino Paulo e Hélio Isaías, ambos do Progressistas, são apoiadores de Ednei Amorim e foram decisivos para o partido ficar na coligação junto com MDB e PT. No entanto, Ciro preferiu outro caminho, foi para a convenção de Eduardo Moura, colocou o número do candidato do PSD no peito e declarou apoio a ele.

    A convenção de Ednei também aconteceu na terça-feira (15). Enquanto Hélio Isaías, Firmino Paulo e outros progressistas estavam na festa com MDB e PT, Ciro estava na de Eduardo Moura.

    EDUARDO UNIU OS PAES LANDIM

    Eduardo Moura é o candidato da família Paes Landim em São João do Piauí. Ele conseguiu unir as principais lideranças da família, que estava rachada, em torno do seu palanque.

    Convenção aconteceu na terça-feira (15) (Foto: Reprodução/Facebook)

    Ao conquistar o apoio de Ciro Nogueira mesmo com o Progressistas estando no lado adversário, o médico mostra força na campanha pela prefeitura.

    Além de Eduardo e Ednei Amorim, a disputa em São João tem ainda o candidato Alexandre Mendonça (PSB). A eleição no município promete ser acirrada.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 15 de setembro de 2020, às 17:46h

    Ensino público em Teresina fica em primeiro lugar no país (Foto: Divulgação/Prefeitura)

    As escolas municipais de Teresina seguem alcançando os melhores resultados na educação pública do Brasil. A informação foi apresentada nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC) durante coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais. A capital do Piauí já ocupava a primeira posição e agora confirmou a liderança.

    De acordo com os resultados do Ideb de 2019, Teresina alcançou a nota de 7.4 nos Anos Iniciais e 6.3 nos Anos Finais. Os números ultrapassam qualquer meta nacional e colocam a capital do Piauí em primeiro lugar nas duas modalidades, superando todas as outras capitais brasileiras.

    O indicador que revela a qualidade do ensino público no país é divulgado a cada dois anos e desde 2015 Teresina vem ampliando seus resultados e ganhando projeção nacional. Em 2017 a educação pública teresinense chegou ao primeiro lugar no ranking das capitais, deixando para trás grandes redes municipais, como a de São Paulo e de Curitiba.

    O Ideb revela a qualidade do aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, considerando especialmente as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Teresina já havia alcançado as marcas de 6.8 com as turmas do 5º ano; e 6.0 do 9º ano, o que leva a um crescimento de 0,6 pontos e 0,3 em cada etapa escolar, respectivamente.

    A secretária de Educação de Teresina, Kátia Dantas, destacou que os resultados mostram que a educação da capital piauiense está no caminho certo.

    “Em meio a uma pandemia, dias difíceis, temos essa notícia maravilhosa. Esperávamos continuar entre os primeiros porque temos confiança no trabalho realizado nos últimos anos, mas sempre gera expectativa. E que bom que estamos novamente com a medalha de ouro. Isso mostra que a educação de Teresina está no caminho certo”, celebrou.

    Firmino Filho festejou resultados alcançados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    PREFEITO FIRMINO COMEMORA

    Nas redes sociais, o prefeito Firmino Filho (PSDB) comemorou os novos resultados divulgados pelo MEC. O gestor reforçou que Teresina é referência em educação pública e parabenizou o ex-secretário Kleber Montezuma pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na área. Montezuma foi secretário de Educação nas duas últimas gestões de Firmino e deixou o comando da pasta em abril para ser candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB.

    "Muito feliz em poder encerrar meu mandato com esse resultado. Mais feliz ainda em poder defender como sucessor um dos grandes responsáveis por isso tudo. Parabéns professor Kleber Montezuma. Sem a sua liderança, seu compromisso e sua competência, não teríamos chegado até aqui", escreveu o prefeito.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 15 de setembro de 2020, às 17:00h

    Carlos Monte e Priscylla Lages compõem chapa da situação (Foto: Reprodução/Facebook)

    O prefeito de Barras, Carlos Monte (PTB), anunciou no final da tarde desta terça-feira (15) sua candidata a vice-prefeita. Após muita expectativa na cidade, a advogada Priscylla Lages (PT) foi apresentada como vice em ato com aliados transmitido ao vivo pelas redes sociais do prefeito.

    Com a vice definida, a Comissão Provisória do PTB e o Diretório Municipal do PT de Barras realizam nesta quarta-feira (16) a convenção que vai homologar as candidaturas de Carlos Monte e Priscylla. O evento será realizado no Espaço Barras Clube, a partir das 14h, e terá público limitado por conta da pandemia da Covid-19.

    Carlos Monte, que além de prefeito é presidente do PTB de Barras, ressaltou a importância da convenção no processo eleitoral. Em busca da reeleição, o gestor petebista destacou que será um evento vibrante, apesar das restrições impostas pela pandemia.

    “É um momento democrático em que o partido delibera sobre a escolha dos seus candidatos e, além de um movimento democrático, é um grande movimento popular. Normalmente essas convenções são muito vibrantes e já é tradição que as convenções do PTB de Barras aconteçam dessa forma. Certamente teremos um grande movimento, mas respeitando todas as medidas recomendadas pelos decretos em relação à Covid-19”, afirmou.

    Conforme as orientações das autoridades em saúde, durante o evento serão adotadas medidas de biossegurança, como os protocolos de distanciamento, medição de temperatura na entrada do local e disponibilização de álcool em gel para os convencionais. Conforme a equipe do prefeito, o uso de máscara será obrigatório na convenção.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 15 de setembro de 2020, às 13:32h

    Dr. Pessoa cercado por jornalistas ao chegar para convenção na sede do MDB

    Ao chegar na convenção que homologou sua candidatura a prefeito de Teresina, o ex-deputado estadual Dr. Pessoa (MDB) disse que está mais preparado para a disputa do que um corredor de Fórmula 1. A convenção ocorreu nesta terça-feira (15) na sede do Diretório Regional do MDB

    “Estou pronto. Estou mais pronto que o corredor de Fórmula 1. Disputo com quem vier. Não vou escolher nem A, nem B, nem C. Estou preparado para discutir, para enfrentar, para debater com qualquer um partido", afirmou o agora candidato.

    Na Fórmula 1, o corredor pode chegar em primeiro, ficar em posição mediana ou mesmo terminar a disputa nas últimas posições. Nem sempre o pole position é o vencedor.

    Convenção homologa nome de Dr. Pessoa e Robert Rios (Foto: Reprodução/Instagram)

    VAI AOS DEBATES

    Questionado se vai a todos os debates, Dr. Pessoa garantiu que sim, a não ser que esteja doente. “Todos. A não ser se eu adoecer. Com fé em Deus não vou adoecer”, falou.

    A convenção desta terça-feira também homologou o nome do ex-deputado estadual Robert Rios (PSB) como candidato a vice de Dr. Pessoa.

    Essa será a segunda tentativa de Dr. Pessoa de chegar à Prefeitura de Teresina. Em 2016, quando estava no PSD, ele perdeu a disputa no 1º turno para o prefeito Firmino Filho (PSDB).

    Nas eleições de 2018, filiado ao Solidariedade, disputou o governo do Piauí e também saiu derrotado no primeiro turno ao perder para o governador Wellington Dias (PT). 

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 15 de setembro de 2020, às 12:24h

    Agentes fizeram buscas em vários endereços (Foto: Divulgação/MP-PI)

    A operação deflagrada nesta terça-feira (15) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Piauí (Gaeco) em Itaueira, a 344 km de Teresina, prendeu dois empresários e o secretário municipal de Transportes. O prefeito do município, Quirino de Alencar Avelino (PTB), foi alvo de mandado de busca e apreensão.

    Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em Itaueira e Floriano. As duas cidades ficam distante 100 km uma da outra.

    Promotora Débora Aragão, coordenadora do Gaeco (Foto: Divulgação/MP-PI)

    Segundo a promotora Débora Aragão, coordenadora do Gaeco, a organização criminosa contratou empresas sem capacidade operacional para obras no município, com a finalidade de desviar dinheiro público. A investigação aponta também a aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde e fraudes no serviço de transporte escolar, com contratação de empresas supostamente de fachada, sem capacidade de operar o serviço.

    “As empresas não têm funcionários registrados e nem veículos. Tudo indica que são empresas que servem apenas para emitir notas, que não realizam os serviços diretamente, o que indica desvio de recursos objeto da investigação do Gaeco”, explicou.

    Ainda conforme a promotora Débora Aragão, em um dos contratos investigados, a prefeitura de Itaueira pagou mais de R$ 500 mil por obras públicas que não foram realizadas. Na operação, o Gaeco apreendeu vários documentos, celulares e notebooks que serão periciados e seus conteúdos vão servir para aprofundar as investigações.

    De acordo com o Gaeco, o prefeito Quirino é suspeito de liderar a organização criminosa. O gestor completa 79 anos este mês e está no sexto mandato como prefeito. A operação foi batizada de Perpetuatio, em referência à perpetuação de Quirino à frente da prefeitura.

    LEIA TAMBÉM:
    79 anos, hexacampeão e suspeito de liderar organização criminosa

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 15 de setembro de 2020, às 10:37h

    Pastora discursou após ser anunciada como vice (Foto: Rerprodução/Instagram/Fábio Abreu)

    O pré-candidato a prefeito de Teresina, deputado federal Fábio Abreu (PL), anunciou oficialmente nesta terça-feira (15) o nome da sua candidata a vice-prefeita. Conforme já havia sido noticiado pela imprensa na semana passada, será a pastora evangélica Diana Carvalho.

    A pastora é indicação do Republicanos, partido que vai apoiar a candidatura de Abreu. De acordo com o deputado estadual pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos), Diana se filiou com a intenção de ser candidata a vereadora, mas o partido decidiu indicá-la para vice-prefeita.

    Vereadores do Republicanos foram ao evento (Foto: Divulgação/Assessoria/PL)

    Após ser anunciada oficialmente, a pastora disse que tem simpatia pelos projetos defendidos por Fábio Abreu e prometeu representar as mulheres ao lado do candidato.

    “Todos os projetos de Fábio tem a nossa simpatia. Quando fui convidada, eu levei [o convite] junto à família e, tomada essa decisão em família, quero dizer a vocês que eu não estou só. Tenho a força de uma mulher que vai representar muito bem a vice-prefeitura de Teresina. Nós vamos olhar para grandes projetos que vão fazer crescer os pequenos”, falou.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 15 de setembro de 2020, às 9:05h

    Agentes do Gaeco e da polícia foram até a prefeitura (Foto: Divulgação/MP-PI)

    O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Piauí (Gaeco) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Perpetuatio. O alvo principal é o prefeito do município de Itaueira, Quirino Avelino (PTB). O gestor completa 79 anos este mês e está no sexto mandato como prefeito da cidade, que fica a 344 km de Teresina, no Sul do Piauí. 

    Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão, inclusive na casa de Quirino Avelino e na prefeitura. Não há mandado de prisão contra Quirino. Os presos são dois empresários e o secretário municipal de Transportes. Eles serão ouvidos e depois levados para o presídio da Vereda Grande, localizado em Floriano. 

    De acordo com o Gaeco, o prefeito é suspeito de liderar uma organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público da prefeitura.

    Quirino Avelino é o alvo principal da operação (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    A investigação teve início para apurar três fatos criminosos que envolvem desvios de dinheiro público, lavagem de dinheiro e organização criminosa: o primeiro referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo referente a construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias, e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

    Segundo as investigações, o prefeito se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para fraudar os processos licitatórios em questão. O nome da Operação, Perpetuatio, faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública.

    Polícia cumpriu mandados na cidade de Itaueira (Foto: Divulgação/MP-PI)

    A ação do Gaeco em Itaueira conta com auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e da Polícia Rodoviária Federal.

    HEXAPREFEITO 

    Quirino Avelino está no sexto mandato como prefeito de Itaueira e é recordista em número de mandatos para o cargo no estado do Piauí. Ele tomou posse pela primeira vez como prefeito há quase 50 anos. Quirino venceu as disputas para prefeito nos anos 1972, 1992, 2000, 2004, 2012 e, por último, em 2016. Por lá, é chamado de hexaprefeito.

    Quando ainda estava no quinto mandato, seus aliados políticos usavam na cidade o bordão "todo mundo tenta, mas só o Quirinão é penta".

    Apesar de não ter sequer o ensino fundamental completo, ele é considerado quase imbatível. Teve o mandato cassado em 2008, mas voltou ao poder após vencer as eleições de 2012 e 2016. Nas vezes em que não foi candidato, quase sempre elegeu um sucessor da sua predileção.

    Quirino ganhou primeira eleição em 1972 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    'O CABRA NÃO PEGA NO MANÉ'

    Em novembro de 2019, Quirino deu entrevista ao Política Dinâmica e citou que hoje em dia as prestações de contas ficaram mais rigorosas que no passado. Ele recordou que antes tudo era no cheque, o que fazia com que muitos prefeitos vendessem cheques do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma prática de corrupção à moda da época.

    "Antes tinha um tal de um cheque e vendiam cheque do FPM pra daná. E agora não tem isso. O cabra não pega no mané", falou o prefeito agora acusado pelo Gaeco de desviar dinheiro.

    Na entrevista, ele disse que o segredo para se eleger seis vezes é tratar o povo bem, fazer as coisas e descartar os traidores. "Quando tinha os sucessores que me traíam, eu ia lá e voltava".

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • segunda, 14 de setembro de 2020, às 14:36h

    Prefeito de Teresina na convenção de Kleber Montezuma (Foto: Reprodução/PSDB)

    Como já era esperado, o prefeito de Teresina  Firmino Filho (PSDB) fez um discurso acalorado na convenção que homologou a chapa de Kleber Montezuma (PSDB) e R. Silva (Progressistas) nesta segunda-feira (14). O gestor tucano afirmou que tem muito medo do que os adversários podem causar à cidade de Teresina caso consigam chegar ao poder. 

    “Eu tenho medo do que está posto do outro lado. Eu tenho medo. Porque eles não têm capacidade de enfrentar os desafios, eles não têm experiência no trato da coisa pública, não têm capacidade de enfrentar os desafios da Teresina de hoje. É por isso que nós, sabendo da importância dessa eleição, não podemos ser omissos diante do nosso futuro”, falou.

    Firmino afirmou que Montezuma é o que se tem de melhor na atual administração municipal e disse que o candidato vai ser o melhor prefeito da história da cidade, superando outros tucanos. “O Kleber vai ser o maior prefeito da nossa história. Melhor que o Firmino, melhor que o Silvio, melhor que o Chico, melhor que o Wall. Vai ser o melhor da história”, sentenciou.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • segunda, 14 de setembro de 2020, às 13:40h

    Discurso de Ciro foi de muitas críticas ao governador do Piauí (Foto: Reprodução/PSDB)

    Em seu discurso na convenção que homologou a chapa Kleber Montezuma (PSDB) e R. Silva (Progressistas) nesta segunda-feira (14), o senador Ciro Nogueira voltou a fazer duras críticas ao governador Wellington Dias (PT). Ele disse que a gestão municipal em Teresina é infinitamente melhor que a do Estado e afirmou que o petista abandonou a candidatura de Fábio Novo (PT).

    “Nós temos apenas um projeto, temos apenas um candidato. O governador já abandonou o seu companheiro de partido, que tem uma história de vida muito bonita, tem suas lutas. Mas [Wellington] já abandonou. Aguardem que daqui a pouco ele vai abandonar o outro candidato e vai focar apenas em um projeto para tentar destruir o que nós construímos”, disse Ciro.

    O senador não citou o nome de Fábio Novo, mas deixou claro a quem estava se referindo. Novo, que é candidato a prefeito da capital pelo PT, tem negado repetidamente afirmações de que Wellington não apoia sua candidatura. "O candidato do governador é o candidato do seu partido. Isso aí não tem o que se discutir", afirmou o petista recentemente.

    Convenção de Kleber aconteceu nesta segunda-feira (Foto: Reprodução/PSDB)

    MAIS CRÍTICAS

    Em sua sequência de críticas ao governador, Ciro disse que a eleição de Teresina é uma grande oportunidade de comparar as gestões públicas e mostrar que o governo de Wellington é bastante inferior. Para ele, essa eleição é importante para tirar o PT do governo em 2022.

    “Eu desafio que me mostrem um setor, um pequeno setor da gestão pública em que o Firmino não seja infinitamente superior à gestão do atual governador. Enquanto o Firmino, em todas as suas atitudes e todas as suas ações, coloca a nossa cidade acima dos projetos pessoais, o atual governo faz o contrário”, atacou o senador.

    • Teresina Legislação e Painel Covid 19 - PMT
    • Teresina Painel e Legislação - PMT
    • Hero Grill Self Service
    • Flores Da Casinha
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados


voltar para 'Política Dinâmica'