AO POLÍTICA DINÂMICA, MINHA GRATIDÃO!

10 de outubro de 2016. Nessa data, eu começava minha trajetória no Política Dinâmica. Ainda era desconhecido, recém-formado em jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e vinha de uma experiência de dois anos como estagiário do G1 Piauí

No Política Dinâmica, passei a fazer jornalismo político, com foco também em gestão pública e judiciário. Comprei meu primeiro terno para cobrir o dia-a-dia dos bastidores do poder e transitar por Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Teresina, tribunais e palácios.

Aqui vivi as minhas melhores experiências nesses anos como profissional. Também houve falhas e erros, é necessário reconhecer, mas os acertos sem dúvida foram imensa maioria. Aos poucos, conquistei um espaço e consegui me fazer razoavelmente conhecido no meio.

Ainda preciso aprender muito, mas tenho absoluta certeza de que nesses quatro anos e dois meses de PD eu aprendi e evoluí bastante. Foram reportagens inesquecíveis, coberturas marcantes, tensões, correria, viagens e muita dedicação ao jornalismo e à sociedade.

Aqui fiz jornalismo de modo diverso: fui crítico, fiz perguntas que por vezes incomodaram, acordei de madrugada para coberturas de impacto, fiz reportagens com resgate de fatos históricos, mostrei curiosidades da política, escancarei descasos no interior do Piauí, etc.

Tudo com a seriedade e o rigor exigidos, mas sem abrir mão dos princípios basilares do jornalismo responsável. Neste 15 de dezembro de 2020, quatro anos, dois meses e cinco dias após minha chegada no PD, eu me despeço com o coração cheio de gratidão.

Gratidão aos queridos Viviane Menegazzo e Marcos Melo, pelas oportunidades dadas, pela liberdade garantida e pela confiança no potencial daquele jovem recém-formado que eles contrataram lá em outubro de 2016. Gratidão ao meu fiel escudeiro repórter fotográfico Jailson Soares, o melhor desse Estado, que esteve junto comigo em todas as empreitadas, na capital ou no interior. Essa dupla tem história! 

Por fim, também agradeço a todas as fontes e aos que acompanharam meu trabalho aqui. Aos que me cumprimentavam no supermercado, na farmácia, nos restaurantes, nas cidades do interior do Piauí. A cada um que dizia: “você é aquele menino do Política Dinâmica, né?” Continuo contando com o carinho de vocês daqui em diante.

Minha coluna no PD vai deixar de ser atualizada hoje e esse é o meu texto de despedida. Porém, tudo o que produzi segue aqui e você pode encontrar sempre que quiser. Agora sigo para um novo desafio profissional no jornalismo. Ao Política Dinâmica e aos colegas que ficam, só desejo sucesso e prosperidade. 

Grande abraço. Gustavo Almeida

Comente aqui