JEOVÁ SE FEZ LÍDER

Jeová Alencar, presidente da Câmara de Teresina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Reeleito vereador de Teresina com mais de 11 mil votos, Jeová Alencar (MDB) se consolidou nas eleições de 2020 como um líder relevante e influente na cena política municipal. O parlamentar de 46 anos, atual presidente da Câmara Municipal de Teresina, ampliou a votação que obteve em 2016 e, mais uma vez, foi o mais votado para o cargo na capital.

As primeiras colocações em 2016 e 2020, ambas acima dos 10 mil votos, dizem muito, mas não são o aspecto determinante para se concluir que Jeová virou um líder importante. Embora não se deva deixar de mencionar essas expressivas votações, os fatores que levam a essa conclusão vão além disso. Jeová é bem mais que apenas o vereador mais votado.

O parlamentar foi, sem nenhuma dúvida, um dos grandes baluartes da campanha vitoriosa que levou Dr. Pessoa (MDB) a derrotar a sequência de vitórias do PSDB nas disputas pela prefeitura de Teresina. Na Zona Sul da capital, onde tem maior base eleitoral, o volume de campanha de Jeová muitas vezes se confundia com o volume de campanha de Pessoa. 

Vereador preside Câmara há quatro anos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Em se tratando de aliado, nenhum foi tão importante para a vitória de Pessoa como Jeová. Gostando ou não dele, é preciso reconhecer que o presidente da CMT ganhou expertise política nos últimos anos. Um dos pontos fortes é que Jeová é articulado com os políticos e com as pessoas das comunidades onde atua. O bom trânsito nos corredores do poder não o fez deixar de transitar nas vilas e manter relações de simplicidade na base da pirâmide.

No segundo turno, muitas adesões de suplentes de vereador que eram da coligação tucana se deveram à articulação de Jeová. No comando da CMT há 4 anos, ele também conseguiu se fazer líder entre os vereadores (ou pelo menos entre a maioria deles), mesmo alguns sendo da base da prefeitura. A abertura ao diálogo é outro ponto forte do emedebista. Na Câmara, não existe portas fechadas em seu gabinete, diferente da Assembleia, por exemplo.

O vereador deixou a base do prefeito Firmino Filho (PSDB) no segundo semestre de 2017 após desentendimento no processo que abriu caminho para sua reeleição como presidente da Câmara. Desde então, virou oposição ao prefeito. Hoje, passadas as eleições municipais – e até antes disso para quem analisa o cenário –, ficou notório que perder Jeová Alencar foi um dos erros cometidos pela gestão do experiente prefeito Firmino Filho.

Presidente da CMT se credencia para outras eleições (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Os fatos mostram que Jeová é hoje uma das lideranças municipais mais importantes de Teresina. Seus próximos passos na política certamente serão maiores. O que se sabe é que o vereador deverá tentar alçar voos mais altos. A eleição de 2016 e principalmente a de 2020 o credenciam para isso. Claro que a política é muito dinâmica e nela não cabe exercício de futurologia, mas a linha do tempo de Jeová Alencar aponta para essa direção.

Comente aqui