WELLINGTON E THEMÍSTOCLES CUMPREM AGENDA CONJUNTA EM BRASÍLIA

O PMDB vem afirmando com veemência a vontade ocupar um lugar ao lado do Karnak (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Após acertar a permanência de Pablo Santos (PMDB) na Fundação Hospitalar, agora o governador Wellington Dias (PT) e o deputado Themístocles Filho (PMDB) rumam para uma nova missão conjunta: eles foram a Brasília buscando o descontingenciamento de recursos para obras de reparo na BR 135, no sul do estado.

Na manhã desta quinta-feira (29), Wellington e Themístocles se reúnem com o ministro do Planejamento Dyogo Oliveira para tratar da questão. O encontro foi intermediado pelo senador Ciro Nogueira (PP), após audiência com o presidente Michel Temer (PMDB).

A agenda conjunta em Brasília é mais um evento que reúne o governador e o provável vice na chapa de 2018. Vale lembrar que, apesar de garantir a ocorrência da reunião, o PP de Ciro é rival do PMDB de Themístocles quando o assunto é a escolha do vice de Wellington.

Comente aqui

HENRIQUE REBELO PEDE POLICIAMENTO NA ÁREA DA IGREJA DE SÃO BENEDITO

Henrique Rebelo se pronuncia sobre o caso (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A falta de policiamento na área próxima à Igreja São Benedito, na região central da cidade, tem gerado incômodo e o deputado estadual Henrique Rebelo (PT) se pronunciou a respeito. Ele lamenta a depredação por bandidos de porta centenária da Igreja de São Benedito, que foi roubada há poucos dias. O parlamentar pede ao secretário de Segurança Fábio Abreu que intensifique o policiamento ostensivo na área daquele templo religioso devido a ações criminosas praticadas contra o patrimônio público e estabelecimentos privados.

Henrique Rebelo afirma que a Igreja de São Benedito tem 130 anos e é um dos mais importantes patrimônios históricos e cultural do Piauí, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

“As portas daquele templo são feitas de jacarandá, entalhadas e tombadas, mas meliantes depredaram uma delas e entraram no interior da igreja de onde levaram um grande número de equipamentos, como aparelhos e caixas de som”, declara.

Rebelo assinala que o secretário Fábio Abreu precisa adotar providências no sentido de prender os responsáveis pelo arrombamento da Igreja de São Benedito e aumentar o policiamento para impedir que os bandidos continuem agindo naquela região. Ele também cobra das autoridades a preservação do patrimônio histórico e cultural do Piauí.

Comente aqui

FIRMINO VETA PROJETO DA VEREADORA CIDA SANTIAGO QUE DISPÕE SOBRE TALHERES ADAPTADOS

Cida faz oposição à Firmino na Câmara (Foto/Montagem: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O prefeito Firmino Filho (PSDB) vetou o projeto de lei de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS), que exigia a oferta de pratos e talheres adaptados em estabelecimentos comerciais de Teresina. A decisão do prefeito está em consonância com a recomendação do Ministério Público do Piauí (MP) que, em ofício enviado no começo do mês à Prefeitura, pedia que o gestor vetasse o projeto.

Embora não seja um fato que influenciou o veto, vale lembrar que a parlamentar faz parte da oposição ao tucano na Câmara Municipal de Teresina.

Ao Política Dinâmica, Cida afirmou que o objetivo do projeto é garantir a acessibilidade aos deficientes visuais ou com mobilidade reduzida, mas na opinião do MP a medida tem o efeito contrário.

No ofício, a promotora de Justiça Janaína Aguiar questionou a constitucionalidade do projeto e disse que o projeto "impõe mais constrangimento que benefício, retirando a autonomia e independência que é a base de toda a luta das pessoas com deficiência”.

Com informações da ASCOM.

Comente aqui

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO ESCOLHE LISTA TRÍPLICE PARA PROCURADOR-GERAL

Novo procurador assumirá o cargo por dois anos; escolha da lista tríplice fica a cargo do governador Wellington Dias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Nesta segunda-feira (12), o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) escolhe a lista tríplice para definir o próximo Procurador-Geral do Estado. A eleição na sede do MP-PI ocorre durante todo o dia e são esperados cerca de 170 promotores e procuradores de todo o Piauí, embora o comparecimento seja opcional.

Cabe ao governador Wellington Dias (PT) escolher entre os três mais votados, cujos nomes serão enviados a ele, que deve responder no prazo máximo de dez dias. O escolhido assumirá o cargo para o biênio 2017-2019.

Oito candidatos disputam ao pleito: os promotores Antonio Moura, Cleandro Moura, Elói Júnior, Eny Marcos, Hugo Cardoso e Paulo Rubens; os procuradores Hosaías Matos e Zélia Saraiva Lima.

O futuro Procurador-Geral do Estado tem a missão de administrar o orçamento anual de aproximadamente 200 milhões de reais e, como desafio, promover incrementos de pessoal e físicos, sem contar com aumento dos recursos, dada a crise financeira do país.

Com informações da ASCOM.

Comente aqui

PROJETO DE SILAS FREIRE PERMITE COMERCIALIZAÇÃO DE SPRAY DE PIMENTA PARA USO PESSOAL

O parlamentar piauiense tem a segurança pública como um "carro-chefe" do seu mandato (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na última semana o Projeto de Lei 5582/16, que regulamenta a comercialização de spray de pimenta para uso pessoal, com finalidade de defesa própria.

A proposta, do deputado Silas Freire, determina que o produto poderá ser vendido apenas por lojas autorizadas e em versões de, no máximo, 50 mililitros. Volumes maiores do que isso serão de uso exclusivo das Forças Armadas e de órgãos de segurança, como polícias e guardas municipais.

Na prática, a proposta pode se tornar objeto de grande polêmica, dado que o spray é usado com o objetivo de conter o avanço de manifestantes, por exemplo. A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) afirmou que a aprovação pode dar espaço para a ilegalidade. “As armas costumam migrar da legalidade para a ilegalidade por meio de desvios e perdas, incluindo roubos, feitos em empresas de segurança privada”, observou.

Pelo texto aprovado, caberá ao Exército autorizar a venda do spray, bem como fiscalizar sua comercialização. A proposta original atribuía a autorização para venda e compra, bem como a fiscalização, às secretarias de segurança pública estaduais e do Distrito Federal.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Comente aqui

JOÃO HENRIQUE SOUSA VOLTA A CRITICAR GOVERNO WELLINGTON DIAS: “VISÍVEL A INCOMPETÊNCIA”

João Henrique percorre o Piauí com suas pregações, na Caravana Piauí em Movimento (Foto: ASCOM)

O presidente nacional do Sesi, ex-ministro João Henrique Sousa (PMDB), visitou o município de Picos na sexta-feira (9) para mais uma palestra da Caravana Piauí em Movimento e foi recepcionado pelo deputado estadual Rubem Martins (PSB).

O peemedebista reafirmou seus planos para 2018, com o partido lançando candidatura própria na disputa pelo Palácio de Karnak. Os correligionários de Sousa – ou pelo menos uma parte deles – defendem o nome do governador Wellington Dias (PT) e do deputado Themístocles Filho (PMDB) para vice. A discussão dentro do PMDB tem provocado um ruído entre as duas alas.

João Henrique é vice-presidente da sigla e voltou a criticar a atual gestão estadual.

“O Piauí está hoje pior do que estava há 15 anos. É visível a incompetência e irresponsabilidade do atual governo. Basta ver as dezenas e centenas de obras paralisadas em todo o Estado”, afirmou.

Na discussão, ele apontou não a sua avaliação quanto às falhas, mas propôs soluções. “O Piauí precisa de um governo que priorize uma gestão estratégica de desenvolvimento, que possa aproveitar o enorme potencial que o Estado possui em benefício do desenvolvimento”

Neste sábado (10), a Caravana chega a Paulistana, para palestra na Câmara Municipal, a partir das 19 horas.

Comente aqui

LUCIANO NUNES É O NOVO PRESIDENTE DA UNALE

O deputado piauiense representava chapa única na eleição (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) foi aclamado presidente da Unale, na sexta-feira (9) na Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. A aclamação ocorreu durante a Assembleia Geral da entidade e Nunes representava a única chapa.

O parlamentar afirma que recebe o novo compromisso com alegria por “poder representar o Piauí à frente de uma entidade nacional que trabalha para o povo e luta pelo fortalecimento do poder legislativo”.

Também participaram do evento outros parlamentares do Piauí e o governador Wellington Dias (PT), no painel "Crise Econômica nos Estados".

Comente aqui

DURANTE VOTAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA, REGINA CRITICA: “PROPOSTA É INDECENTE”

A senadora piauiense está na linha de frente da oposição ao governo federal (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Mesmo em meio à uma avalanche de denúncias e a despeito das investigações em curso, a base do governo tem levado adiante os projetos do executivo federal. Na última terça-feira (6) o texto da reforma trabalhista foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, com 14 votos favoráveis e 11 contrários.

O presidente Michel Temer (PMDB) tenta emplacar a necessidade das reformas na mídia e em pronunciamentos, mas as justificativas nem de longe são aceitas por seus opositores, como é o caso da senadora Regina Sousa (PT). Não é de hoje que a petista está na linha de frente da oposição contra o governo federal e as reformas propostas pelo peemedebista.

Regina declarou que o projeto “rebaixa a capacidade interpretativa da Justiça do Trabalho” e que “é uma proposta indecente”. A oposição pediu a rejeição integral do projeto durante a reunião da comissão, que durou mais de nove horas. Todas as mais de 240 emendas foram rejeitadas

Com informações da Agência Senado.

Comente aqui

PARTIDOS LANÇAM FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA PELAS DIRETAS JÁ

Assis Carvalho é um dos defensores da convocação de eleições diretas (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Alguns partidos de orientação mais à esquerda lançam, na tarde desta quarta-feira (7), a Frente Partidária pelas Diretas Já, que é formada pelo PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL, mas pretende unir parlamentares das mais variadas orientações políticas. O evento ocorre no Salão Nobre da Câmara dos Deputados às 16h.

Apesar de convergentes sobre esta discussão em Brasília, a coisa muda um pouco de figura no Piauí. Enquanto o deputado federal Assis Carvalho (PT) defende veementemente a saída de Temer e a convocação de eleições diretas, a bancada do PSB se mostra mais cautelosa. O deputado Rodrigo Martins (PSB), por exemplo, afirmou ao Política Dinâmica que não pode defender uma medida inconstitucional (pois a PEC das Diretas ainda não foi votada), apesar de defender as eleições diretas.

Os deputados do PSB não veem com bons olhos a saída do partido da base e já se comenta que a decisão pode provocar uma debandada do partido. Os demais partidos da Frente têm sido ferrenhos defensores da causa. Lula é o nome mais cotado pela esquerda neste momento.

Segundo divulgado pelos sites oficiais dos partidos, “o objetivo central é somar-se ao protagonismo de artistas, intelectuais e sociedade civil organizada pelas Diretas Já. Além disso, fortalecer a pressão sobre o Congresso para aprovar a Proposta de Emenda 227/16, que visa alterar a Constituição para garantir que eleições diretas sejam convocadas em caso de vacância do cargo de presidente da República até seis meses antes do fim do mandato”.

Comente aqui

ASSIS CRITICA DIVULGAÇÃO DE CONVERSA DO JORNALISTA REINALDO AZEVEDO

Assis defende direito da imprensa resguardar o sigilo da fonte (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O deputado Assis Carvalho (PT) criticou a divulgação de conversas do jornalista Reinaldo Azevedo com a irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB), Andrea Neves, que culminou com o pedido de demissão do jornalista da Revista Veja e Rádio Jovem Pan.

O petista criticou a Polícia Federal pelo ocorrido. A Procuradoria-Geral da União também protagonizou a violação do sigilo, criticado por outros jornalistas e associações.

Apesar de ser contrário aos posicionamentos do ex-colunista da Veja – Assis afirma que Azevedo praticou "maldades" –, para o petista houve uma injustiça. "Não se pode tirar do comunicador o direito de ter preservado o sigilo da fonte", lamentou.

O ocorrido abre o debate sobre o respeito à imprensa em seus direitos fundamentais. Chama atenção que a conversa divulgada não seria peça chave da investigação. Azevedo alega que ele foi o "foco" da divulgação, e não Andrea.

Comente aqui

TCE-PI QUER CIDADÃO MAIS ATIVO NA FISCALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

"A participação do cidadão é fundamental", afirma Rebelo (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) está realizando a campanha “Licitação fraudulenta é crime! E grave!”, onde busca o envolvimento e participação popular, conscientizando a sociedade do seu papel fiscalizador da gestão pública nas cidades e incentivando que os cidadãos façam denúncias de irregularidades.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que a campanha tem seu foco na licitação “porque os processos licitatórios são a porta de entrada para atos de corrupção nas administrações públicas do Estado e dos municípios”. Segundo ele, as irregularidades nas licitações favorecem o desvio e o mau uso do dinheiro público.

Cartaz da campanha do TCE (Foto: ASCOM/TCE-PI)

“Temos recebido todo tipo de denúncia de fraudes e outras irregularidades em licitações, e estamos procedendo as apurações necessárias. Mas é preciso enfatizar a necessidade de maior rigor na fiscalização das licitações públicas, e, neste aspecto, a participação do cidadão é fundamental para nos ajudar a identificar os atos ilícitos e a punir os responsáveis”, diz Olavo Rebelo. Essas denúncias, completam ele, também ajudam a reunir elementos para deflagrar as operações da Rede de Controle para desbaratar organizações criminosas que atuam nos órgãos públicos.

Com informações da ASCOM/TCE-PI.

Comente aqui

MORRE O EX-DEPUTADO CHICO RAMOS

Chico Ramos é uma figura conhecida da medicina piauiense (Foto: ASCOM/Alepi)

O médico e ex-deputado estadual Chico Ramos morreu na madrugada desta segunda-feira (22) em Teresina, após uma parada cardiorrespiratória, aos 87 anos. O velório ocorre no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Piauí, a partir das 10h30.

Natural de Valença, Chico Ramos foi médico neurocirurgião por 50 anos no Hospital Getúlio Vargas, onde ele foi diretor e fundado da Clínica Neurológica. Docente titular da Universidade Federal do Piauí, foi professor do ex-governador Wilson Martins, que se pronunciou por meio da página do PSB no Facebook. Martins lamentou a morte do ex-deputado, a quem chamou de “companheiro e amigo”. Ramos foi eleito deputado estadual na legislatura de 2011-2014.


O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) também lamentou o falecimento de Chico Ramos. "Perdemos hoje um grande homem, exemplo de vida para muitos piauienses. Faleceu pela madrugada uma das melhores pessoas que pude conviver até hoje, pai de família exemplar, médico dedicado e cidadão de caráter ilibado. Dr. Chico Ramos, tenho a certeza que Deus o receberá de braços abertos por tudo o que o senhor fez e por todos que ajudou. Saudades, meu amigo!", disse por meio de sua página no Facebook.

O Governo do Piauí também divulgou nota de pesar, onde se solidariza com familiares e amigos pela perda.

Nota de pesar
O Governo do Estado do Piauí lamenta profundamente o falecimento, na manhã desta segunda-feira (22), do médico Francisco Ramos. Neurocirurgião, o dr. Chico Ramos foi médico do Hospital Getúlio Vargas por mais de 50 anos, onde exerceu o cargo de diretor-geral por vários anos.
Foi responsável pela fundação da Clínica Neurológica do hospital e pela ampliação de vários setores. Além de médico, exerceu os cargos de deputado estadual e vereador de Teresina, prestando importantes serviços ao estado.
Também deixou sua contribuição na literatura, pois escreveu quatro livros sobre saúde pública. Neste momento de dor, reconhecemos todo o seu legado de dedicação profissional e pessoal. Esperamos que amigos, familiares e admiradores encontrem no seu exemplo, o conforto necessário para superar a perda.
Governo do Estado do Piauí

O senador Elmano Férrer (PMDB) também usou as redes sociais para lamentar a morte de Chico Ramos: "Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do neurocirurgião Francisco Ramos, que faleceu nesta madrugada. Dr. Chico Ramos desempenhou uma importante missão como médico no Piauí, foi também deputado estadual na legislatura de 2011-2014. Condolências aos familiares e amigos neste momento", disse em nota de pesar.

Comente aqui

PC DO B E PTC SE UNEM EM BLOCO VISANDO ELEIÇÕES DE 2018

Lideranças do PCdoB e PTC estiveram reunidos esta semana (Foto: ASCOM/PCdoB)

As direções estaduais do PC do B e do PTC estiveram reunidas na última semana na sede do PC do B. Participaram do evento o presidente do PC do B, Osmar Junior, além do vereador Enzo Samuel, Elisângela Moura, presidente da Fetag e pré candidata a deputada estadual e Zé Carvalho, vice presidente do PC do B. Representando o PTC estiveram na reunião o presidente estadual da sigla, deputado Evaldo Gomes, Marcos Vinicius, coordenador do Programa de Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos, Italo Barros, vereador e Sheyvan, suplente de vereador.

Os dois partidos conversaram sobre uma aliança entre eles visando 2018, em um acordo político e eleitoral. Eles também debateram sobre a crise política no país e os seus reflexos sobre a democracia e a economia nacional, além das consequências para os estados e municípios. Outro assunto em pauta foi a reforma política. 

"Colocamos em pauta a necessidade de travarmos o debate sobre o desenvolvimento do Piauí dentro do leque de forças que apoiam o governador Wellingthon Dias e com a sociedade", diz o PC do B por meio da assessoria.

Ao final da reunião os dois partidos firmaram a aliança política para 2018. A ideia é um fortalecimento das legendas a partir dessa unificação, buscando a construção de uma chapa forte o suficiente para eleger deputados estadual e federais. Eles planejam realizar novas reuniões daqui em diante e incluir outros partidos nessa coalizão. PC do B e PTC defendem a construção de um movimento político e eleitoral que "consolide a democracia no Estado". 

Com informações da ASCOM/PCdoB.

Comente aqui

“SENTIMENTO DE VELÓRIO”, DIZ RODRIGO MARTINS SOBRE DIA DA DIVULGAÇÃO DAS DELAÇÕES DA JBS

Rodrigo comenta que “a saída é pela Constituição” (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) comentou, por meio das redes sociais, o momento de instabilidade que o Brasil passa após a divulgação das delações de Joesley e Wesley Batista, donos da JBS.

Martins defende que “a solução passa pela Constituição brasileira”. Ele acredita que na segunda-feira (22) o PSB nacional já deve ter um posicionamento sobre a questão: se continuará na base do governo ou se a deixará.

“O clima de Brasília é muito tenso. O sentimento era de velório. O presidente Rodrigo Maia encerrou de maneira abrupta a sessão. Nós não estávamos entendendo a gravidade do problema, a gravidade das denúncias. Lógico que ela são denúncias sérias, precisam ser apuradas e se for confirmado o envolvimento por parte do presidente é preciso que essas pessoas sejam julgadas e penalizadas”, declarou.

O conteúdo dos áudios divulgados pela Polícia Federal apontam para um suposto envolvimento do presidente Michel Temer (PMDB) com pagamento de propinas para obstruir a ação da Operação Lava Jato. O presidente nega as acusações.

Comente aqui

DUDU ALFINETA: “FIRMINO TEM QUE LARGAR A IDEIA DE MONARQUIA”

Para Dudu, falta diálogo e sobra arrogância (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Em entrevista ao Política Dinâmica nesta semana, o vereador Dudu (PT) voltou a reclamar que o prefeito Firmino Filho (PSDB) e o secretariado não tem mantido uma comunicação efetiva com a Câmara Municipal de Teresina.

Dudu tem criticado o atraso na conclusão das obras de saúde pública – em especial da UPA do bairro Satélite – e reiteradamente pede explicações do tucano.

“[Ele não vem à Câmara] É porque esse poder não merece receber o doutor Sílvio Mendes? O super secretário do monarca Firmino? O Firmino tem que largar a ideia de monarquia, voltar para a democracia que ele foi eleito. Os seus secretários tem que largar a mania de amigo do rei e entender que eles representam um poder público e estão sendo pagos com dinheiro público. Precisam dar explicações”, alfinetou.

O vereador diz ainda que explicações dadas “por recadinhos” são frágeis.

“Essas notinhas aqui não convencem ninguém. Como é que eu vou ter medo de ir para uma base minha dizer as verdades? Vou ficar mandando recadinho? (...) Ele vai ter que vir aqui, por que é obrigado por lei a prestar conta do quadrimestre da sua gestão. Ele não vai escapar de vir aqui”, declarou o petista à reportagem.

Comente aqui