PARTIDOS LANÇAM FRENTE SUPRAPARTIDÁRIA PELAS DIRETAS JÁ

Assis Carvalho é um dos defensores da convocação de eleições diretas (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Alguns partidos de orientação mais à esquerda lançam, na tarde desta quarta-feira (7), a Frente Partidária pelas Diretas Já, que é formada pelo PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL, mas pretende unir parlamentares das mais variadas orientações políticas. O evento ocorre no Salão Nobre da Câmara dos Deputados às 16h.

Apesar de convergentes sobre esta discussão em Brasília, a coisa muda um pouco de figura no Piauí. Enquanto o deputado federal Assis Carvalho (PT) defende veementemente a saída de Temer e a convocação de eleições diretas, a bancada do PSB se mostra mais cautelosa. O deputado Rodrigo Martins (PSB), por exemplo, afirmou ao Política Dinâmica que não pode defender uma medida inconstitucional (pois a PEC das Diretas ainda não foi votada), apesar de defender as eleições diretas.

Os deputados do PSB não veem com bons olhos a saída do partido da base e já se comenta que a decisão pode provocar uma debandada do partido. Os demais partidos da Frente têm sido ferrenhos defensores da causa. Lula é o nome mais cotado pela esquerda neste momento.

Segundo divulgado pelos sites oficiais dos partidos, “o objetivo central é somar-se ao protagonismo de artistas, intelectuais e sociedade civil organizada pelas Diretas Já. Além disso, fortalecer a pressão sobre o Congresso para aprovar a Proposta de Emenda 227/16, que visa alterar a Constituição para garantir que eleições diretas sejam convocadas em caso de vacância do cargo de presidente da República até seis meses antes do fim do mandato”.

Comente aqui