Coluna X da questão
  • 26 de setembro 2018

    sexta, 31 de agosto de 2018, às 0:00h

    Além das notícias durante todo o dia, agora você também tem a coluna de notas rápidas do jornalista Marcos Melo (foto: Jailson Soares | politicaDInamica.com)

    A partir deste dia 31 de agosto de 2018, todos os dias tem coluna de notas do Marcos Melo. Informação quente e rápida para você ficar sabendo de tudo no mundo da política. Além do editorial do dia e charge do Jônatas!

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • quinta, 25 de janeiro de 2018, às 12:10h

    Um incêndio atingiu o plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (25). De acordo com informações de testemunhas, as chamas, que atingiram cadeiras e mesas de votação, começaram por volta das 9h30. A Polícia Legislativa interditou o local e o Salão Verde para realização de perícia. Ainda não se sabe as causas do incêndio.

    Fotos mostram quando o fogo começou no local (Foto: CorreioBraziliense)

    A fumaça se espalhou no plenário, nas galerias e salas próximas. Mesmo com o Legislativo de recesso, diversos assessores, servidores e alguns parlamentares circulam pela casa, mas ninguém se feriu.

    Em nota, a assessoria de imprensa da Câmara informou que um curto-circuito pode ter sido a causa do fogo. No entanto, somente após o trabalho dos peritos será possível saber com precisão o que realmente ocorreu.


    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • quarta, 17 de janeiro de 2018, às 11:01h

    João Vicente Claudino (sem partido) vai mesmo disputar o governo do Piauí ou Wellington Dias (PT) ainda irá conquistá-lo para sua chapa? O ex-senador parece decidido a estar longe do petista nas eleições deste ano, mesmo assim a situação ainda deixa alguns na incerteza. Do lado do governo, todos sonham com JVC.

    Como em política tudo é estratégia, é óbvio que há também aqueles que querem incitar essa dúvida como forma causar instabilidade na oposição, mesmo com o discurso duro do ex-senador contra o modelo de gestão de Wellington. A situação tem gerado até memes que circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais.

    Nós não perdemos essa oportunidade e publicamos aqui também.

    Memes lembram que JVC já foi preterido por Wellington (Foto:Reprodução/Internet)

    Memes fazem comparação com programa Fantástico (Foto: Reprodução/Internet)

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • terça, 05 de dezembro de 2017, às 10:04h

    Depois de 23 anos no PSDB, Valdecir diz que mudança de partido se deve à compromisso do senador Ciro Nogueira com a municipalidade, e discursou em nome das lideranças políticas da região sul do Piauí (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

    O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, aquele que causou um baita climão na convenção estadual do PSDB em novembro, se filiou ontem ao Progressistas. Ele estava há 23 anos no ninho tucano. Numa clara alfinetada ao hoje ex-partido, ele lembrou que o Progressistas não pode ficar encastelado na capital e que precisa ouvir as lideranças do interior.

    Valdecir acredita que Ciro tem sido a maior referência de compromisso político e trabalho pela municipalidade nos últimos anos no Piauí. 

    Veja o discurso!


    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • sexta, 06 de outubro de 2017, às 8:59h

    O governador afirmou anteriormente que a situação financeira é “delicadíssima” (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    Por meio de sua assessoria de imprensa, o governo do Piauí afirma que apesar da crise nacional, o Estado é um dos poucos que mantém o equilíbrio financeiro e os investimentos. Segundo o material publicado no site do governo ontem (5), uma prova de que o Piauí tem avançado é a ausência de pendências no Cadastro Único de Convênios da União (Cauc).

    O que parece contraditório diante das últimas declarações do governador Wellington Dias (PT), que nas últimas semanas declarou em entrevistas a difícil situação financeira do Piauí. “Eu continuo pedindo a Deus para não piorar mais do que já piorou. Mas a total prioridade é para manter os salários em dia. É um momento delicadíssimo e não posso negar”, disse.

    O texto também aponta que, além de todas as medidas para a retirada do Piauí do Cauc, diversas ações foram elaboradas entre 2015 e 2017 para que o estado pudesse manter o equilíbrio financeiro. Dentre elas estão a criação do Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (Grincot); a implantação do novo sistema de administração financeira, o Siafe; criação do programa Nota Piauiense e o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS).

    Segundo Wellington, a “prioridade é evitar o colapso que atingiu o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro”. Em um cenário de crise, com déficit previdenciário e perda de receitas é mesmo difícil negar esse risco.

    ___________________________
    LEIA TAMBÉM:
    Wellington recorrer a Deus para não atrasar salários no Piauí

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • quarta, 04 de outubro de 2017, às 9:15h

    Luciana Sebim com o deputado Luciano Nunes, na época da campanha (Foto: Reprodução/Facebook)

    A convenção do PSDB ocorre no sábado (7) e o partido deve mudar sua liderança na data. Atualmente comandado pelo ex-vereador Chico Wilson, o diretório municipal do partido deve ganhar nova direção. O nome com maior probabilidade para assumir a liderança do ninho tucano na capital é a suplente de vereadora Luciana Sebim. Ela pode ser, assim, a segunda mulher a assumir o comando da sigla.

    Ela concorreu a uma vaga na Câmara de Teresina há um ano e com um total de 3,468 votos ficou na suplência. Luciana é filha do ex-vereador Humberto Silveira, o Sebim, e atualmente é diretora do Hospital do Satélite.

    A decisão final sobre o próximo presidente municipal do PSDB, no entanto, só será tomada após o aval do prefeito Firmino Filho, principal liderança da sigla. A proposta de renovação agrada os nomes mais tradicionais do partido.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • quinta, 28 de setembro de 2017, às 9:54h

    Rodrigo comenta que a ausência de legislação sobre o assunto faz com que muitos usuários sejam prejudicados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) foi relator do projeto de lei nº 6.484/13 que regulamenta os programas de milhagem das companhias aéreas.

    O objetivo da proposta é ampliar os direitos de consumidores que utilizam esses programas, garantindo por exemplo prazo mínimo de três anos para utilização dos pontos acumulados e fixando o prazo de 60 dias de antecedência para a empresa comunicar ao cliente do vencimento dos pontos.

    O parlamentar, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor, falou da ausência de legislação sobre o assunto faz com que muitos usuários sejam prejudicados. Os programas de milhagens são usados por muita gente e consistem no acúmulo de milhas (pontos ou créditos) a cada vez que o cliente viaja em um voo da companhia.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • segunda, 25 de setembro de 2017, às 9:21h

    O deputado Rodrigo Martins em reunião na Anatel (Foto: Reprodução)

    O deputado federal Rodrigo Martins (PSB), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados, participou de reunião na Anatel para tratar dos serviços de telefonia no país.

    O parlamentar conversou, em especial, sobre a atualização do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que tem como objetivo aumentar a transparência nas relações de consumo e ampliar os direitos de quem utiliza os serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e televisão por assinatura, segundo a própria Anatel.

    Na ocasião, Rodrigo questionou também a péssima qualidade dos serviços de telefonias nas cidades do interior do Piauí. Em respostam, a Agência afirmou que municípios do estado, como é o caso de Miguel Alves, estão sendo fiscalizados e que em razão da complexidade, o resultado do relatório está previsto para sair no final deste ano.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • domingo, 24 de setembro de 2017, às 8:19h

    O vereador Luiz Lobão (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    Muitos vereadores na Câmara Municipal de Teresina, casa de legisladores, têm dificuldade de entender as normas internas, o que é bastante curioso. Desde o início do ano quem acompanha as sessões pode testemunhar quão difícil é para os parlamentares entenderem do que se trata a questão de ordem.

    Essa semana o vereador Luiz Lobão (PMDB) –  que já presidiu a CMT, diga-se de passagem – pediu questão de ordem para corrigir uma declaração dada pelo vereador Dudu (PT) durante um pronunciamento. O vereador Venâncio (PP), que ocupava a presidência, tentou em vão impedir o colega, alegando que de acordo com o regimento não cabia questão de ordem naquele momento e que daria um tempo ao final da sessão para que ele se pronunciasse. Lobão o ignorou e continuou falando. Mas esse não é um episódio isolado e outros parlamentares insistem no erro.

    Esse recurso, segundo o art. 224 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Teresina, trata de “toda dúvida levantada em Plenário quanto à interpretação e à aplicação do Regimento”. Assim, não é o espaço para esclarecimentos de outra ordem ou defesa de alguém que se sentiu lesado em algum discurso. Na casa onde se criam as leis, há quem tenha dificuldade de entende-las.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • domingo, 24 de setembro de 2017, às 7:34h

    O secretário de Justiça Daniel Oliveira (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    Na última semana o Política Dinâmica repercutiu a declaração do governador Wellington Dias (PT) de que ele está pedindo a Deus para que a situação financeira do Piauí não piore. Agora o secretário de Justiça Daniel Oliveira acompanha Wellington ao recorrer ao divino e pede oração.

    Por meio de sua página no Facebook em publicação feita no sábado (23), Daniel marcou data e horário para a corrente de oração: hoje (24), das 12h às 12h15.

    A postagem no perfil de Daniel Oliveira (Foto: Reprodução)

    Nos últimos dias o secretário protagoniza uma rixa com os agentes penitenciários, que fazem críticas à gestão e pedem aumento de salários. Além disso, Daniel baixou um decreto com uma série de restrições para audiências em seu gabinete, o que foi mal visto.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • domingo, 24 de setembro de 2017, às 6:53h

    Jeová Alencar, PSDB, Rogério da Silva, Associação Brasileira de Câmaras Municipais, ABRACAM, Câmara Municipal de Teresina

    O presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM), Rogério da Silva, visitou a sede da Câmara Municipal de Teresina na última semana, elogiou a estrutura e a gestão da Casa, e disse que exemplo será levado para outros lugares do Brasil.

    O presidente da ABRACAM também elogiou a modernização tecnológica aplicada na Casa, que conta com a implantação de transmissão ao vivo das sessões através da internet, um telão de led interligado ao sistema de votação eletrônico, das pautas apreciadas em plenários, além da reformulação do site institucional, que está em fase de conclusão.

    O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (PSDB), agradeceu a visita e disse que a parceria entre as duas instituições é importante para ajudar a melhorar ainda mais a administração. “Ficamos felizes de saber que o que está sendo implantado na nossa gestão é eficiente a ponto de servir de modelo para cidades de outros estados. Além disso pretendemos fazer parcerias importantes para ajudar a melhorar ainda mais por aqui. É uma troca de experiências muito válida”, contou.

    Fonte: ASCOM

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • sábado, 23 de setembro de 2017, às 9:26h

    Wilson Martins, Norberto Campelo e Wilson Brandão em encontro (Foto: Reprodução)

    Mesmo em encontros informais, a oposição tem buscado afinar as conversas e manter-se em sintonia, já pensando na eleição de 2018. O pleito do próximo ano já movimenta a política local há algum tempo e os dois lados do jogo político se esforçam em mostrar que estão preparados para a disputa.

    Esta semana o ex-governador Wilson Martins (PSB) se reuniu com o deputado estadual Wilson Brandão (PSB) e o advogado e agora ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Norberto Campelo, que vai se filiar ao Podemos em outubro. Ele deixou o CNJ na última terça-feira (19) ao concluir o mandato de dois anos como conselheiro.

    Wilson classificou Norberto como um “nome de peso à disposição do Piauí”. O jurista também é cotado para a disputa pelo Podemos, em uma aposta da oposição em nomes fora da política para enfrentar o governador Wellington Dias (PT) no ano que vem.

    _____________________________
    LEIA TAMBÉM:
    “Chega de iniquidade”, diz Norberto Campelo

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • sexta, 22 de setembro de 2017, às 10:04h

    O deputado Rodrigo Martins (Foto: ASCOM)

    O deputado federal Rodrigo Martins (PSB), à frente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deu destaque ao relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que aponta deficiências na arrecadação das agências reguladoras, ou seja, há uma discrepância entre o valor das multas que são aplicadas e o valor arrecadado.

    O relatório apontou que, entre 2011 e 2014, 14 agências reguladoras e outros órgãos públicos, como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), recolheram o equivalente a 6,03% do valor das multas aplicadas no mesmo período.

    A Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Banco Central, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) são as autarquias com os piores índices de arrecadação de multas aplicadas.

    Por isso, o deputado Rodrigo Martins juntamente com a CDC convidara para audiência pública todas as dez agências reguladoras, além do presidente do TCU e do presidente do Banco Central do Brasil. Também participarão do encontro, representantes da Comissão de Valores Mobiliários, da Superintendência de Seguros Privados e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

    Com informações do G1.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • domingo, 10 de setembro de 2017, às 15:29h

    Ex-governador será candidato a deputado estadual (Foto: Divulgação/Assessoria)

    De olho em uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí em 2018, o ex-governador Zé Filho tem andado pelo Estado, principalmente nos municípios da região Norte. No último sábado (9), ele participou das festividades da localidade Timbaúba, zona rural de Luís Correia.

    A pedido do ex-vereador Ribamar da Emater, Zé Filho prestigiou o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Graça. Várias lideranças políticas da região, como o vereador Stênio Veras (PSB) da cidade de Cajueiro da Praia, também estiveram na comunidade.

    Zé Filho com lideranças políticas na região Norte (Foto: Divulgação/Assessoria)

    Ainda no sábado, o ex-governador esteve no município de Piracuruca. Ele participou da 3ª Vaquejada do Parque do Vaqueiro a convite do vereador Everaldo Gomes (PMDB), eleito com a maior votação em 2016 e de quem Zé Filho é amigo pessoal.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner
  • terça, 05 de setembro de 2017, às 11:05h

    O parlamentar falou da dificuldade de acesso nas áreas mais remotas (Foto: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

    O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) na Câmara Federal, deputado Rodrigo Martins (PSB), debateu com os setores responsáveis sobre a situação do serviço de telefonia e internet no Brasil. A comissão debateu a oferta de serviços de telefonia e internet nos municípios. Os deputados cobraram mais investimentos no setor.

    “A grande maioria das cidades não tem uma qualidade nos dados fornecidos por essas operadoras de telefonia móvel e nem sequer quando se diz respeito ao uso do próprio celular por chamada de voz. Nós temos aqui exemplos de inúmeras cidades que tem apenas uma única operadora, deixando o usuário à mercê de nem sequer escolher outra operadora”, declarou Rodrigo em entrevista.

    SITUAÇÃO DO BRASIL HOJE
    Segundo Flávia Guimarães, representante do comitê gestor de internet no Brasil, os consumidores pagam R$ 6 bilhões por ano – na soma do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações), Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) e Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). “Nós consumidores pagamos R$ 6 bilhões por ano e temos um dos piores serviços de acesso à internet no planeta”, declarou.

    Pela Constituição, o dever de promover a universalização do serviço de internet é do Estado.

    Com informações da TV Câmara.

    • THIAGO GARCIA IMOBILIÁRIA - RECANTO DOS IpÊS
    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
    • Full banner


voltar para 'Política Dinâmica'