Coluna Marcos Melo Política Dinâmica
"EU ACREDITO EM FLORIANO"

EMPRESÁRIO ENÉAS MAIA APRESENTA SEU NOME PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE FLORIANO E AFIRMA QUE, ALÉM DO PREFEITO, É PRECISO MUDAR A FORMA DE GERIR O MUNICÍPIO

28/06/2016 09:58 - Atualizado em 28/06/2016 10:32

Está tudo errado na política? Há mesmo alguma possibilidade de mudança? Existe, de fato, algo que possa ser feito para mudar a [péssima] realidade de uma cidade? Para o empresário Eneas Maia, as respostas dessas perguntas não são simples, mas o trabalho pode ser feito. As pessoas devem voltar a acreditar nisso.

Pré-candidato a prefeito de Floriano pela segunda vez, ele assegura que a questão principal nestas eleições de 2016 não é mudar o prefeito, mas o que ele chama de “escola política” implantada na cidade. Em outras palavras, não adianta mudar o gestor se ele vai tomar decisões e se comportar igual ao adversário. 

Eneas Maia foi candidato a prefeito de Floriano em 2012. Ficou em segundo lugar na votação, desbancando o candidato do então prefeito Joel Silva (hoje suplente de deputado estadual pelo PP, à época, no PTB). Seu desempenho foi tão bom que seu grupo exigiu que ele mantivesse o nome “quente” e se candidatasse a deputado estadual em 2014. Eneas e Joel devem se reencontrar, agora em confronto direto, na disputa pela Prefeitura Municipal.

A CIDADANIA TAMBÉM ESTÁ NA POLÍTICA

Para o tucano, a insistência [e a persistência] de seguir em mais uma campanha se dá pela indignação que ele, na condição de cidadão e morador de Floriano, tem re relação às prioridades dos gestores ali. E é ampliada pela consciência de que é na política que isso deve ser resolvido. “Eu gosto de política, não tenho vergonha de dizer que eu gosto de política!”, exclama Enéas ao argumentar que a política não é apenas a disputa partidária, mas cada ação e escolha de cada cidadão numa sociedade. Veja o que ele diz mais no vídeo a seguir!

PARA VOLTA A ACREDITAR

Os grandes escândalos nacionais e rochas que muitas vezes também são cultivadas por políticos e famílias no interior afastam muitas pessoas da política. Enéas diz que sabe disso, mas ressalta que as pessoas não podem deixar que o “discurso de ódio” seja maior que a própria democracia e o interesse público. 

“As pessoas devem voltar a acreditar que é possível mudar essa realidade. O discurso de ódio não leva a uma política melhor”, frisa Enéas. Veja um pouco mais no vídeo abaixo!

OUTRA ELEIÇÃO E OS MESMOS PROBLEMAS

Eneas afirma que sua pré-candidatura também representa indignação com uma triste constatação: Floriano vai para mais uma eleição em 2016 debatendo e sofrendo dos mesmos problemas de 2012 e 2008. Dentre os principais estariam contratos com empresas vencedoras de licitações fraudulentas, empregos fantasmas consumindo os recursos públicos e uma gestão que impõe à prefeitura um trabalho direcionado aos interesses pessoais e familiares do prefeito. Veja e ouça nas próprias palavras de Enéas Maia no vídeo a seguir!

AS PROPOSTAS DE MUDANÇA

É claro que uma campanha não pode ser feita apenas de indignação e acusações. Para mudar realmente — e convencer o eleitor de que isso é possível — as propostas é que devem ser avaliadas. Enéas se diz cheio delas, com um cerne principal: retomar a vocação comercial de Floriano e fazer com que o município se imponha como o centro de uma região de influência sobre mais de 20 outras cidades do Piauí e uma dezena de outras no Maranhão.

“Somos, em Floriano, uma sociedade muito consumidora de produtos e serviços, mas grande parte do que consumimos vem de fora”, aponta, ao moderar que estimular novas empresas a se instalarem na cidade faz com que o dinheiro circule na economia local e seja elevada a oferta de empregos. Aliás, outros tantos postos de trabalho podem ser abertos, por concurso público, na própria Prefeitura, criando, por exemplo, a Guarda Municipal. Veja no vídeo a seguir no qual Enéas fala ainda de Saúde e Turismo!

QUEM ESTÁ COM ENÉAS?

Eneas garante que a Prefeitura não vai servir à sua família nem ser gerida em função de seus interesses absolutamente pessoais. Mas ninguém administra uma cidade sozinho. Então Enéas lista no vídeo a seguir quem são as forças políticas e sociais que devem acompanhá-lo na campanha e numa futura gestão. Veja!

Comentários (20485)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem: