Coluna Gustavo Almeida
  • terça, 03 de setembro de 2019, às 6:55h

    As três prefeitas com a deputada Margarete Coelho (Foto: Reprodução/Facebook Margarete)

    Em 2016, o Progressistas elegeu três prefeitas no território Serra da Capivara, no semiárido piauiense. Michelle de Oliveira Cruz em São Lourenço do Piauí, Maria das Virgens em Dom Inocêncio e Carmelita Castro em São Raimundo Nonato. Foram elas as únicas mulheres eleitas para o cargo de prefeito naquela região da caatinga.

    A então vice-governadora do Piauí e hoje deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) celebrou muito a vitória delas, já que representaram um marco na região, sendo, cada uma, a primeira mulher a chegar à prefeitura do seu município. Na época, Margarete chegou a dizer que eram três sertanejas guerreiras, três caatingueiras de fibra.

    De fato, a vitória do trio em seus municípios foi linda. Mas, passados quase três anos, todas elas já tiveram a perda dos mandatos e/ou cassação decretados pela Justiça, sendo todos os casos decisões de primeira instância, onde as gestoras podem recorrer sem deixar o cargo. Até agora, apenas uma delas, Michelle Cruz, de São Lourenço do Piauí, conseguiu reverter a cassação por abuso do poder político e econômico no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Ela havia sido cassada em maio de 2018.

    Já as outras duas correm para tentar virar o jogo. No dia 28 de agosto, o juiz da comarca de São Raimundo Nonato decretou a perda da função pública de Maria das Virgens, de Dom Inocêncio, acusada pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) de improbidade administrativa. O magistrado ainda fixou a perda dos direitos políticos dela por quatro anos e a proibição de contratar com o poder público. Conforme a decisão, a perda da função pública deverá ocorrer somente quando houver o trânsito em julgado da ação.

    Ontem, segunda-feira (2), foi a vez de Carmelita, de São Raimundo. O juiz da 13ª Zona Eleitoral da cidade cassou o mandato da prefeita, que é irmã de Margarete Coelho e mulher do deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas). Ela é acusada em uma Ação de Investigação Eleitoral de abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016, quando derrotou o então prefeito Avelar Ferreira. Carmelita pode recorrer no cargo.

    As três sertanejas fizeram história ao chegar às prefeituras de seus municípios, mas também chegaram rapidamente aos tribunais. No caso de Michelle, como já dito, o drama da cassação em 1ª instância foi superado. Já Carmelita e Maria das Virgens ainda terão um caminho a percorrer e iniciam de agora em diante a tentativa de reverter as decisões em que foram condenadas. As sertanejas guerreiras terão que guerrear também na Justiça.

    Volta de titulares causa clima ruim na Alepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    DESCONFIADOS

    A volta repentina dos seis deputados estaduais titulares para a Assembleia Legislativa do Piauí deixou alguns suplentes indignados. Publicamente, é óbvio que nenhum deles externa a indignação, mas entre pessoas mais próximas os desabafos são grandes. Para a maioria dos suplentes, tem mais coisa por trás desse retorno em massa.

    DESCONFIADOS 2

    O problema causado pela volta dos titulares cai no colo do governador Wellington Dias (PT). Por mais que se tente colocar panos quentes, a situação causa um grande embaraço na base governista. A indignação dos suplentes, que até agora está restrita a conversas reservadas, não vai demorar a transbordar caso não haja uma solução breve.

    A COISA NÃO ANDA

    Por falar em base governista, a situação não está muito boa para todos, nem mesmo para alguns petistas. Político com mandato revelou ao Política Dinâmica que há meses tenta substituir pessoas indicadas por ele na Secretaria de Educação (Seduc), mas que a coisa não anda. Essas pessoas não seguiram o político em 2018 e por isso ele quer substituir.

    Luís André comemora sua gestão no PSL (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    NA VIDA REAL

    O vereador de Teresina Luís André, presidente estadual do PSL, anda bastante orgulhoso e garante que está organizando o partido em todo o Estado. Ele afirma que a organização que vem promovendo nunca foi vista antes no PSL piauiense e que acabou o tempo de quem ficava fazendo gestão de partido apenas com ativismo em redes sociais.

    PPP DO LIXO

    O prefeito Firmino Filho (PSDB) encaminhou ontem, segunda-feira (2), para a Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a concessão do serviço de coleta do lixo em Teresina. Conforme a proposta, a empresa que ganhar a exploração do serviço ficará responsável pelos investimentos e despesas do novo sistema de coleta e transporte do lixo na capital, além da ampliação do aterro sanitário e sua substituição gradativa por outras formas de tratamento.

    MP deve ser assinada por Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

    LIBERDADE ESTUDANTIL

    O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) deve assinar, nesta semana, a medida provisória (MP) que vai instituir no Brasil a carteira digital do estudante. Batizada de MP da Liberdade Estudantil, a medida deve passar a oferecer uma nova modalidade de identificação estudantil, em versão totalmente digitalizada. Ainda não há informações sobre se o novo documento substituirá as atuais carteiras de estudante.

    DIREITOS JÁ

    Políticos de vários partidos, do PL ao PCdoB, lançaram na noite da segunda-feira (2) em São Paulo um movimento em defesa da democracia e contra as ameaças que eles consideram estarem sendo promovidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. PT e PSDB não mandaram representantes para o lançamento. Batizado de "DireitosJá - Fórum pela Democracia", o grupo fará reuniões periódicas para denunciar retrocessos.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • segunda, 02 de setembro de 2019, às 15:20h

    Seis suplentes terão que deixar a Assembleia (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    Os deputados estaduais suplentes tiveram uma surpresa nesta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa do Piauí. Eles deram de cara com os titulares dos mandatos, que resolveram voltar para a Casa. O constrangimento no rosto de alguns foi inevitável.

    A volta dos titulares até já vinha sendo ventilada há alguns dias nos bastidores, mas não se sabia exatamente quando seria. Nesta segunda, os seis deputados que estavam em secretarias no governo estadual voltaram para o Parlamento.

    A justificativa é que eles vão votar um pedido de empréstimo do governo que deve chegar à Assembleia esta semana. Os valores da operação de crédito serão destinados para obras de infraestrutura nos municípios, o que interessa aos deputados e suas bases.

    O deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas), que estava no comando da Secretaria de Mineração, falou com os jornalistas e explicou o retorno. Ele ainda mencionou que os titulares devem ficar para a discussão sobre o orçamento de 2020.

    “Estamos voltando com o intuito de discutir a mensagem que o governador vai enviar esta semana ou na próxima. Ela trata de um novo pedido de empréstimo, dentro das exigências do Tesouro Nacional. Como se trata de um empréstimo para obras de infraestrutura, é mais correto que estejamos aqui para discutir interesses dos municípios onde fomos votados”, falou.

    Wilson Brandão explicou motivo do retorno (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    De acordo com Wilson, a situação foi comunicada ao governador Wellington Dias (PT). “Claro que, por atenção ao governador, nós tivemos que conversar com ele para explicar essa situação. Foi tudo encaminhado para o Palácio de Karnak e agora viemos comunicar a presidência da Assembleia. Isso nos ajuda a discutir o orçamento de 2020”, disse.

    SITUAÇÃO É VISTA COMO PROBLEMÁTICA
    A volta surpresa dos titulares para a Assembleia Legislativa é encarada como um problema dentro da base do governo. O deputado estadual João Mádison (MDB) defende que haja uma conversa do governador com todas as partes para encontrar uma solução.

    João Mádison sugere diálogo diante da situação (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    “Isso pode ser resolvido e dialogado com o governador. Os suplentes estão aqui há algum tempo, têm seu projeto político e nós precisamos deles também. Como não tem mais coligação é importante fortalecer os suplentes. Acho que o governador tem que ouvir os titulares, ter uma conversa com o secretário Osmar Júnior e buscar a solução para esse problema”, sugeriu.

    BELÊ ESPERA INTERVENÇÃO DO GOVERNADOR
    A deputada estadual Belê Medeiros (Progressistas), uma das suplentes no exercício do mandato, disse que Wellington Dias é o líder principal e acha que ele vai resolver a situação.

    “Está tudo sob controle, nada de problema. O governador é o chefe nº 1 desse processo e vai ser habilidoso para resolver. Eles [os titulares] têm esse direito, o mandato é deles. Se entendem que não devem ficar lá [nas secretarias], nem nós e nem o governador podemos impedir. Mas as coisas serão resolvidas da melhor maneira possível”, acredita Belê.

    Belê acredita em intervenção do governador (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    Voltaram para a Assembleia os deputados Wilson Brandão (Progressistas), Flávio Nogueira Júnior (PDT), Zé Santana (MDB), Pablo Santos (MDB), Fábio Novo (PT) e Janaínna Marques (PTB). Deixam a casa dos suplentes Warton Lacerda (PT), Cícero Magalhães (PT), Ziza Carvalho (PT), Belê Medeiros (Progressistas), B. Sá (Progressistas) e Elisângela Moura (PC do B).

    O vai-e-vem constante de suplentes e titulares já virou uma marca da Assembleia do Piauí.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • segunda, 02 de setembro de 2019, às 14:02h

    O prefeito de Miguel Leão, Roberto Leão (Progressistas), comemora a conclusão do asfaltamento de toda a zona urbana do município. A cobertura asfáltica da cidade era um sonho antigo dos moradores do pacato lugar, distante 88 km de Teresina. "Obra histórica destinada ao povo de Miguel Leão pelas mãos do nosso governador Wellington Dias e do nosso deputado estadual Júlio Arcoverde", escreveu o prefeito mostrando o antes e o depois.

    Em julho deste ano, Roberto Leão, conhecido como Robertinho, fez festa nas redes sociais celebrando a autorização dada pelo governador Wellington Dias (PT) para asfaltar a cidade. Na ocasião, o Política Dinâmica fez uma publicação intitulada "Um prefeito de fé", chamando atenção para o otimismo do gestor diante da autorização assinada por Wellington, coisa que muitos prefeitos têm aos montes e nunca significaram nada do ponto de vista prático.

    Passados 40 dias, o asfaltamento foi concluído. Diferente de muitas outras autorizações, cujas obras nunca saíram, em Miguel Leão a coisa andou, evidenciando que a comemoração do prefeito em julho não foi em vão. Tudo bem que Miguel Leão inteira não tem mais que 10 ruas, sendo uma das menores cidades do Brasil, mas o pouco que tem foi asfaltado. Melhor assim.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • segunda, 02 de setembro de 2019, às 7:40h

    Números desmontam propaganda de Abreu (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

    Apesar do grande esforço midiático do secretário Fábio Abreu para mostrar que a segurança pública do Piauí é muito boa, os números dizem o contrário. Segundo dados do Monitor da Violência divulgados no fim de semana pelo site G1, o Piauí só conseguiu reduzir 0,1% dos assassinatos no primeiro semestre deste ano em comparação com o primeiro semestre de 2018.

    Dessa forma, o Piauí ficou na vice-lanterna nacional, atrás apenas de Roraima, que não conseguiu reduzir nada na quantidade de homicídios. Enquanto isso, o vizinho Estado do Ceará registrou a maior redução do Brasil, com 20,6% de assassinatos a menos em relação ao seis primeiros meses de 2018. Cinco estados do Nordeste estão entre os 10 que mais reduziram os assassinatos, fazendo com que a região lidere a diminuição no país.

    Os números mostram que a quantidade de assassinatos caiu 22% no Brasil no período e a região Nordeste foi responsável por 53% de toda essa redução. Embora o Monitor da Violência ainda mostre que o número de assassinatos é alto no país, a redução na região Nordeste foi vista como surpreendente, com especial destaque para o Ceará.

    Um detalhe a ser considerado na comparação com o Piauí é que o número de mortes no Ceará em 2018 foi muito maior que aqui, haja visto que o Estado vizinho enfrentou sérios problemas com a atuação de facções nos últimos anos. No entanto, isso não é justificativa para a pífia redução de 0,1% registrada pelo Piauí. Existe um ditado que “para ser melhor do que zero, basta ser um”. O Piauí só ganhou de Roraima porque a redução lá foi zero.

    Rafael Fonteles explicou detalhes aos bancos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    CONTA ESPECÍFICA

    O valor de R$ 1,5 bilhão dos precários que o Governo do Piauí pleiteia antecipar para este ano vai ficar numa conta específica. A informação é do secretário estadual de Fazenda Rafael Fonteles. Segundo ele, a determinação do governador Wellington Dias (PT) é que a grana fique numa conta separada para facilitar a comprovação do seu uso. Os recursos devem ser usados exclusivamente na área da educação, conforme manda a lei.

    VENDA DO PRECATÓRIO

    A antecipação do recurso vai ocorrer mediante a venda dos precatórios. O Governo do Piauí busca uma instituição financeira que lhe antecipe o valor que o Estado tem a receber, pois o repasse da União só ocorrerá no final de 2020. Com a venda, o governo estadual recebe o dinheiro de forma antecipada e a instituição bancária que comprar os precários ganha com o deságio, valor decorrente dos acréscimos dessa demora até o fim de 2020.

    LICITAÇÃO DO PRECATÓRIO

    Para fazer a alienação desse R$ 1,5 bilhão dos precatórios, o Governo do Piauí vai abrir uma licitação. Na última sexta-feira (30), uma audiência pública foi realizada na Escola Fazendária para discutir essa concorrência. Participaram da audiência representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. O secretário Rafael Fonteles comandou a reunião.

    Mão Santa agora é do Democratas (Foto: Bruno Santana/Tribuna de Parnaíba)

    AGORA SIM, FILIADO!

    O prefeito de Parnaíba Mão Santa assinou a ficha de filiação ao Democratas no sábado (31). O evento contou com a presença do presidente nacional do partido, o prefeito de Salvador, ACM Neto. Com a chegada de Mão Santa, o DEM atraiu também a filiação de centenas de pessoas em Parnaíba, todas ligadas ao grupo político do gestor.

    ENCONTRO COM O LIRA

    O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) se reuniu no fim de semana com o ex-vereador de Teresina Antônio José Lira. Filiado ao partido do deputado, Zé Lira é pré-candidato a vereador na capital. Segundo Georgiano, no encontro entre os dois foram discutidas estratégias de fortalecimento do PSD em Teresina.

    Hélio prometeu fazer queixas a Themístocles (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    É PRA SER HOJE

    O deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas) deverá conversar nesta segunda-feira (2) com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí sobre a postura da deputada Teresa Britto (PV) à frente da Comissão de Saúde da casa. Numa entrevista na última quarta-feira (28) a uma emissora de rádio São Raimundo Nonato, ele disse que conversaria hoje com Themístocles Filho para fazer queixas contra a colega de parlamento.

    NÃO GOSTOU

    Como já noticiado aqui no Política Dinâmica, Hélio Isaías não gostou da visita surpresa que Teresa Britto fez ao Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, na semana passada. Teresa foi sozinha até a unidade, sem os demais membros da comissão, segundo ela para evitar que houvesse “maquiagem”. Dias antes, ela tinha ido com outros membros da comissão e disse que camuflaram a realidade.

    Governo de W.Dias é alvo de mais uma decisão (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    NA BASE DO EMPURRÃO

    Depois da Justiça determinar que o Governo do Piauí faça a reforma de 15 escolas da rede estadual, agora foi a vez do empurrão judicial ser na área da saúde. Uma decisão liminar bloqueou R$ 7 milhões para obras de reforma n Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. A decisão é fruto de ação do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), que alega que os recursos estavam assegurados, mas subutilizados.

    NA BASE DO EMPURRÃO 2

    Para fazer a fiscalização dos recursos, o MP-PI havia instaurado um procedimento administrativo que apurou desvios de finalidade no uso do dinheiro. Diante da constatação, o órgão ministerial ingressou com ação civil pública pedindo o bloqueio dos recursos. A juíza Carmelita Angélica Lacerda de Brito, a mesma que deu decisão mandando o Estado reformar as escolas, acatou o pedido e determinou o bloqueio.

    NA BASE DO EMPURRÃO 3

    Praticamente a totalidade dos recursos bloqueados é oriunda de emendas parlamentares e uma pequena quantia do próprio Governo do Estado. O maior volume de emendas foi destinado pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas). A juíza deu 120 dias para o Estado concluir os processos licitatórios necessários para o início das obras. Ela quer ainda o cronograma de execução dos serviços na unidade de saúde. Esse governo só funciona no empurrão.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • sexta, 30 de agosto de 2019, às 14:38h

    Nixon foi recebido por Georgiano Neto na Alepi (Foto: Divulgação/Assessoria Georgiano)

    Cotado para uma eventual candidatura a prefeito de Teresina no próximo ano, o tenente-coronel do Exército Nixon Frota, ex-comandante do 25º Batalhão de Caçadores, foi recebido nesta sexta-feira (30) por mais uma liderança política. Durante a manhã, ele se reuniu com o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), que é pré-candidato a prefeito da capital.

    Nos últimos dias, Nixon tem percorrido alguns gabinetes políticos. Na segunda-feira (26), ele esteve reunido com o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade). Na quarta-feira (28) foi até o gabinete do vereador de Teresina Luís André, presidente estadual do PSL. Agora, foi a vez de conversar com Georgiano. Nixon tem convites de vários partidos.

    Desde que deixou o comando do 25º Batalhão de Caçadores em janeiro deste ano, o tenente-coronel do Exército trabalha como assessor do secretário nacional de segurança pública, no Ministério da Justiça, em Brasília. Após ter seu nome mencionado para a política no começo do ano, Nixon passou a ser cortejado por várias siglas partidárias no Piauí.

    "Os convites, de fato, surgiram. No início do ano começou com o MDB, depois o PTB, o PSL e outros tantos partidos. Chegamos a cerca de uma dezena de partidos [que me convidaram]. São propostas bem distintas uma da outra, cada uma com sua estratégia e forma de pensar política. O fato é que estamos procurando entender e saber o que é essa política para tomarmos uma decisão convicta, seja para entrar nela ou não", falou o tenente-coronel.

    Tenente-coronel tem nome cotado na capital (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    Nixon está na ativa como militar e por isso tem adotado cautela nas declarações sobre candidatura. No entanto, o tenente-coronel já possui um núcleo que atua discretamente em torno do assunto. Ele tem dividido a rotina entre o cargo que ocupa no Ministério da Justiça e as vindas à Teresina, onde possui domicílio eleitoral e mantém residência com a família.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • sexta, 30 de agosto de 2019, às 13:44h

    Encontro aparou arestas entre Marcos e Ciro Nogueira (Foto: Divulgação/Solidariedade)

    O presidente regional do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, e o vice-presidente da legenda, Marcos Vinícius Dias, se reuniram na manhã desta sexta-feira (30) com o senador Ciro Nogueira (Progressistas). O encontro aconteceu na casa de Evaldo, em Teresina.

    A intenção principal foi encerrar a animosidade entre Ciro e Marcos Vinicius. Os dois líderes se desentenderam em 2018, ano em que ambos foram candidatos a senador. No auge da crise entre eles, em julho do ano passado, Marcos Vinícius chamou Ciro de "corrupto" e classificou como "casal da propina" o senador e a deputada federal Iracema Portella.

    Marcos Vinícius e Ciro se desentenderam em 2018 (Foto: Divulgação/Solidariedade)

    Após o encontro desta sexta-feira, o deputado Evaldo Gomes informou que a animosidade entre Ciro e Marcos Vinícius foi superada. "Selamos a paz", disse em contato com o Política Dinâmica. O parlamentar falou ainda que na reunião foi tratado sobre as eleições municipais de 2020 na capital e no interior e sobre o pleito de 2022.   

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • sexta, 30 de agosto de 2019, às 7:37h

    Graça Amorim quer conversar com W.Dias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    A vereadora de Teresina Graça Amorim (PMB) tenta há pelo menos 15 dias ser recebida pelo governador Wellington Dias (PT) no Palácio de Karnak. Ela quer conversar com o petista sobre a situação dos trabalhadores da chamada "Rodoviária dos Pobres", na Zona Sul de Teresina.

    A reacomodação dos trabalhadores do local ainda é motivo de impasse e Graça Amorim tem se engajado em torno do assunto. Ela afirma que já mandou e-mails e tentou de outras formas uma audiência com o governador, mas o Palácio de Karnak não viabiliza a audiência.

    Graça se mostra até mesmo surpresa com a dificuldade, pois avalia que essa não é uma postura comum em se tratando do governador Wellington Dias. Se para Graça Amorim, vereadora da capital, irmã de deputado estadual da base do Governo está assim, imagine para uma liderança de uma pequena cidade do Piauí. Recebe a mulher, governador!

    O desembargador Sebastião Ribeiro Martins (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    O MENOR CUSTO DO PAÍS

    O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, disse ontem, quinta-feira (29), que o TJ do Piauí é o que possui o menor custo por habitante do Brasil. Segundo ele, os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esta semana. Sebastião defende a necessidade de aumentar o orçamento da instituição.

    AUMENTO DIFERENCIADO

    O desembargador afirmou que a equipe econômica do Governo do Estado sinaliza para um aumento em torno de 4% no orçamento para o próximo ano, levando em conta a inflação. Apesar disso, ele defende que o Tribunal de Justiça tenha um aumento diferenciado de outros poderes. Sebastião Martins quer que o aumento seja de pelo menos 6%.

    Firmino Filho falou sobre PPP dos terminais (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    É PRECISO SABER O QUE FALA

    O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) falou sobre as críticas em torno da proposta de Parceria Público-Privada (PPP) dos terminais de integração. Para ele, é preciso primeiro saber o que se está propondo antes de criticar. Firmino esclareceu que a PPP não é do sistema de integração, mas da operação dos prédios dos terminais, como limpeza, organização, etc.

    SEM MUITA PRESSA

    Questionado se espera que a Câmara aprove logo o projeto de concessão da operação dos terminais, Firmino disse que isso depende dos vereadores e que a Prefeitura não tem urgência na matéria. "Isso depende da Câmara. Essa PPP é interessante para que a gente tenha uma melhor gestão dos terminais. Só isso. Não temos nenhum tipo de urgência não".

    Deputada defende atitude de Teresa Britto (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    LUCY NÃO SABIA

    A deputada estadual Lucy Soares, integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, disse que não foi avisada pela deputada Teresa Britto (PV) da visita surpresa que a parlamentar fez ao hospital regional de São Raimundo Nonato na terça-feira (27). "Não, não. Naquele momento eu não sabia que ela tinha ido para São Raimundo Nonato".

    FOI VÁLIDO, SIM!

    A atitude de Teresa Britto foi criticada por governistas, que alegam que os demais membros da comissão deviam saber das atividades. Apesar de não ter sido avisada, Lucy afirma que foi válida a iniciativa da colega de fazer a surpresa. "Toda visita é válida, independente se a gente vai ou não com a comissão. Eu mesmo estou visitando escolas estaduais sem a presença da comissão. Então acho válida essa fiscalização por parte da deputada Teresa".

    PARA DESMASCARAR

    Lucy ainda argumentou que atitudes como a de Teresa Britto são importantes para desmascarar a realidade e evitar "maquiagens" por parte do governo. "É assim que a gente tem feito, tentando desmascarar essa realidade, essa maquiagem. Por exemplo: quando eu visitei os serviços públicos referentes à mulher, eles não tiveram a oportunidade de maquiar. Lá eu vi a dura realidade que as nossas mulheres enfrentam", falou.

    Secretário de Fazenda do Piauí no Senado (Foto: Divulgação/Assessoria)

    RAFAEL NO SENADO

    O secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, participou ontem, quinta-feira (29), de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na reunião, o piauiense afirmou que a Reforma Tributária vai simplificar o sistema tributário e dar mais eficiência ao processo de fiscalização e recolhimento de tributos.

    RAFAEL NO SENADO 2

    A audiência foi convocada pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Rafael Fonteles, que também é presidente do Comitê de Secretários de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), apresentou na reunião uma proposta elaborada pelos secretários de Fazenda. A proposta preserva o formato do texto principal da reforma, mas apresenta diferenças importantes que beneficiam estados e municípios.

    Vereador Joaquim do Arroz se incomodou (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    INDIGNAÇÃO

    O vereador Joaquim do Arroz ficou indignado esta semana após a Prefeitura de Teresina não colocar o nome de uma rua, cujo homenageado foi indicado por ele. O parlamentar indicou o nome de José Ribeiro da Costa, conhecido como mestre Zeca, para ter seu nome numa rua na Vila Wall Ferraz. Joaquim argumenta que mestre Zeca deixou um grande legado, mas pelo fato de não ser de família tradicional não teve o nome colocado na rua.

    INDIGNAÇÃO 2

    Joaquim disse que não pediu para indicar o nome, mas que através da Câmara Municipal lhe foi dado o direito. Ele afirmou que, então, foi até a família de mestre Zeca para comunicar a homenagem. "Era um cidadão preto, pobre e morava na periferia. Eu não pedi em nenhum momento para colocar nome de rua. A Câmara foi quem me consultou. É uma falta de respeito grande com a família e comigo vereador. Se tivessem dito que era para arriscar colocar o nome ou não, eu não teria arriscado. Eu não vivo de sorteio", desabafou.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quinta, 29 de agosto de 2019, às 14:58h

    Henrique e o ex-prefeito Lapinha pegando o material (Foto: Reprodução/Instagram)

    O deputado estadual Henrique Pires (MDB) postou no Instagram um vídeo onde aparece ajudando a colocar em um carro peças que serão usadas na construção de uma adutora. A obra vai beneficiar as cidades de São Braz do Piauí, Várzea Branca e Bonfim do Piauí.

    No vídeo, Henrique aparece colocando o material na carroceria de uma caminhonete. Junto com ele está o prefeito de São Braz do Piauí, Nilton Pereira (MDB), e o ex-prefeito Lapinha. O grupo político do prefeito apoiou Henrique no município, onde o deputado teve 839 votos.

    Deputado fez questão de ajudar a botar material no carro (Foto: Reprodução/Instagram)

    Na postagem, Henrique Pires ainda colocou a legenda: "Fiz questão de embarcá-las para a região de São Raimundo Nonato com Nilton e Lapinha", disse se referindo às peças.

    Henrique ajudando a colocar peças na carroceria do carro (Foto: Reprodução/Instagram)

    São Braz do Piauí fica distante cerca de 40 km de São Raimundo Nonato. O município tem pouco mais de 4 mil habitantes e sofre bastante com os efeitos da seca no semiárido.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quinta, 29 de agosto de 2019, às 13:02h

    Paes Landim ficou em Brasília para audiência (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    O deputado federal Paes Landim (Sem partido) esteve nesta quinta-feira (29) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Tóffoli. A informação foi dada pelo senador Marcelo Castro (MDB) ao justificar ausência de Landim em evento com o ministro do Turismo na cidade de São Raimundo Nonato.

    "O deputado Paes Landim, eu quero justificar, viria com o ministro. O ministro estava certo de vir na sexta-feira, mas antecipou para hoje e o Paes Landim tinha uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal e evidentemente não pôde cancelar", explicou.

    Nesta quinta-feira (29), o ministro do Turismo Marcelo Álvaro cumpre agenda em São Raimundo Nonato. Além dele e do senador Marcelo Castro, também estão na cidade para eventos dos festejos locais o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e os deputados federais Flávio Nogueira (PDT) e Margarete Coelho (Progressistas).

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quinta, 29 de agosto de 2019, às 8:04h

    Ex-prefeito de Guaribas alegou analfabetismo em defesa de processo (Foto: G1)

    A Justiça Federal no Piauí condenou este mês o ex-prefeito do município de Guaribas, Reginaldo Correia da Silva. Junto com ele, também foi condenado o ex-tesoureiro José Ferreira Paes Landim Neto. Para quem não sabe, o ex-tesoureiro é o ex-deputado estadual Ferreira Neto, irmão do também ex-deputado estadual Edson Ferreira.

    Tanto Reginaldo quanto Ferreira Neto foram condenados a pagar R$ 431.174,86 cada um. Os dois ex-gestores, segundo denúncia do Ministério Público Federal, se apropriaram de R$ 231.174,86 de um convênio do município com a Funasa, além de terem aplicado parte dos recursos em desacordo com o Plano de Trabalho respectivo.

    Mas o que chamou atenção foi a defesa do ex-prefeito Reginaldo no processo. Ele argumentou que é “analfabeto e homem de poucas letras” e que foi usado por Ferreira Neto, já que esse é quem seria o prefeito "de fato" do município de Guaribas entre os anos de 2001 a 2004. Na época, o ex-deputado e então tesoureiro era o mandatário da gestão.

    Apesar do argumento, a Justiça não aliviou para Reginaldo Correia. A juíza federal substituta Vládia Maria de Pontes, da 3ª Vara Federal, afirmou que o ex-prefeito era e é civilmente capaz, maior de idade à época dos fatos e imputável, possuindo pleno discernimento entre o legal e o ilegal, seja na esfera criminal ou dentro da prática administrativa. Essa não colou!

    Maria da Penha recebeu título de cidadania teresinense (Foto: Renato Bezerra)

    SEM REPASSE

    Em entrevista coletiva em Teresina na quarta-feira (28), a farmacêutica Maria da Penha, que inspirou a lei que leva seu nome, disse que até agora não houve repasse de verbas para as políticas para as mulheres no Brasil em 2019. Segundo ela, a Casa da Mulher Brasileira ainda não recebeu nenhum repasse este ano. São cinco casas desse tipo em todo o país.

    TÍTULOS

    Maria da Penha está em Teresina para receber título de cidadania piauiense, reconhecimento que foi proposto pela deputada estadual Lucy Soares (Progressistas). A entrega será nesta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa do Piauí. Ontem, (28), ela recebeu o título de cidadania teresinense, honraria proposta pelo vereador Venâncio Cardoso (Progressistas).

    CINCO MILHÕES

    O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) comemorou a marca de 5 milhões de seguidores no Twitter. Em postagem nas redes sociais, ele agradeceu aos que o seguem no microblog. A marca é mesmo de chamar atenção. Se formos comparar com o ex-presidente Lula (PT), a diferença é grande. Lula tem aproximadamente 950 mil seguidores no Twitter.

    Iracema Portella colhe assinaturas na Câmara (Foto: Divulgação/Assessoria)

    PARA IMPEDIR

    A deputada federal Iracema Portella está colhendo assinaturas na Câmara dos Deputados para impedir que o Projeto de Lei 3371/2015, já aprovado na CCJ, vá direto para aprovação no Senado. A intenção dela é que o plenário da Câmara rejeite a proposta. O projeto permite que veículos ciclomotores leves e elétricos sejam guiados por pessoas sem habilitação.

    AMBULÂNCIAS

    A população de São Raimundo Nonato terá mais três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a partir desta quinta-feira (29). Os veículos serão entregues à comunidade pela prefeita Carmelita Castro. O senador Ciro Nogueira (Progressistas), que contribuiu com a aquisição das ambulâncias, estará presente no evento de entrega.

    TODO DIA

    O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) chamou atenção para um fato que ele considera importante: todos os dias a Prefeitura de Teresina inaugura uma obra. Segundo ele, esse detalhe é mais relevante do que ficar falando em eleição de 2020. "Não sei se vocês tem visto, mas nós estamos há um mês, todo dia pela manhã, tarde e noite, inaugurando obras", falou.

    Firmino Paulo indicou gestor da Adapi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    SUCATEAMENTO

    Um dos órgãos do governo estadual que mais agonizam é a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Por todo o Estado, servidores da agência cobram sua reestruturação. Quem comanda o órgão é José Genilson Sobrinho, um indicado do deputado estadual Firmino Paulo, que saiu da oposição e aderiu ao governo em 2018 para viabilizar sua reeleição.

    SUCATEAMENTO 2

    Nesse caso, as cobranças para tirar a Adapi da UTI também devem ser direcionadas ao parlamentar. É verdade que os problemas do órgão não são novos, mas cabe à gestão atual resolvê-los. Se Firmino Paulo enxergou em Genilson Sobrinho alguém com capacidade para comandar a Adapi, então tanto ele quanto o indicado precisam ser cobrados.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quarta, 28 de agosto de 2019, às 14:33h

    Hélio Isaías reprova atitudes de Teresa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    O deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas) criticou nesta quarta-feira (28) a postura da deputada estadual Teresa Britto (PV), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O parlamentar promete ir até o presidente da Assembleia para questionar a forma como a colega está conduzindo a comissão durante visitas a hospitais regionais.

    Em entrevista à Rádio Cultura FM de São Raimundo Nonato nesta quarta, Hélio disse que não tem "olho tampado" para problemas na saúde pública, mas reprovou a maneira como Teresa tem conduzido as vistorias nos hospitais, principalmente no Hospital Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo. Ele disse que está disposto a enfrentar o discurso da deputada.

    "Lamento a fala da deputada Teresa Britto. Fui contra a fala dela na Assembleia esta semana e se ela fizer mais um pronunciamento, farei minha fala contra ela. Não pode ter visão única. A visão tem que ser da comissão inteira. Vou tratar junto ao presidente daquela casa, já na segunda-feira (2), a respeito disso, porque uma comissão não pode ser uma pessoa", falou.

    Postura de Teresa incomodou Hélio Isaías (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    QUESTÃO POLÍTICA E PESSOAL

    Hélio subiu o tom e criticou a visita surpresa que Teresa fez ao hospital de São Raimundo na terça-feira (27), cinco dias após ela ter visitado na quinta (22). O parlamentar disse que mostrou a notícia da visita surpresa para alguns deputados e que todos eles, inclusive os membros da Comissão, foram surpreendidos porque não teriam sido comunicados.

    "Eu ontem ainda estava em Teresina e mostrei para alguns parlamentares, como o Dr. Francisco, a deputada Lucy, o deputado Gustavo Neiva, que também fazem parte da comissão, e nenhum foi comunicado dessa visita ontem ao município de São Raimundo. Se é uma questão pessoal, trataremos como questão pessoal. Eu não tenho nenhum problema de enfrentamento quanto à isso. Como sanraimundense, como representante desta terra na Assembleia, eu não aceito uma visão pessoal e política. Eu não aceito", avisou.

    ELOGIOS AO HOSPITAL

    Apesar de reconhecer carências, Hélio Isaías elogiou a gestão do hospital de São Raimundo e disse que todos os profissionais que trabalham na unidade estão de parabéns. Ele lembrou que o hospital atende a região inteira, inclusive alguns municípios da Bahia.

    "Eu quero aqui é parabenizar toda a equipe do Hospital Senador Cândido Ferraz, desde a diretora, doutora Nilvânia, aos nossos médicos, enfermeiros, atendentes, profissionais da área da fisioterapia, psicologia e toda a equipe que atende no hospital. Ela veio [de surpresa] e tomara que ela tenha tido um bom proveito e tenha visto o belíssimo trabalho que é feito na UPA e no hospital de São Raimundo Nonato", finalizou o deputado.

    Leia também:
    Camuflaram a realidade

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • quarta, 28 de agosto de 2019, às 7:28h

    Gestão W.Dias será obrigada a reformar escolas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

    Uma decisão judicial fez o Governo do Piauí passar vergonha. O Ministério Público do Estado (MP-PI) conseguiu através de ação na Justiça que o governo de Wellington Dias (PT) faça a reforma de 15 escolas da rede estadual de ensino. O pedido ocorreu por meio da 38ª Promotoria de Justiça de Teresina, que obteve liminares na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina. As decisões foram divulgadas ontem, terça-feira (27).

    Na decisão, a juíza Carmelita Angélica Lacerda de Brito determina que o Estado faça e apresente as planilhas das obras, projetos arquitetônicos e demais documentos para a reforma das escolas. As ações do Ministério Público foram fruto de inquéritos civis instaurados pela 38ª Promotoria, que encontrou condições de precariedade em pelo menos 25 escolas da rede estadual. Outras ações semelhantes do MP-PI ainda tramitam na Justiça.

    Até a noite de ontem (27), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que não havia sido notificada da decisão, mas que um plano de reforma das escolas já estava sendo elaborado. Explicações à parte, essa é mais uma vergonha para a educação do Piauí.

    Deputada voltou a visitar hospital regional em São Raimundo (Foto: Reprodução/Facebook)

    SURPRESA

    Depois de acusar a direção do Hospital Regional de São Raimundo Nonato de maquiar problemas na unidade durante visita da Comissão de Saúde da Assembleia na última quinta-feira (22), a deputada Teresa Britto voltou à cidade. Ontem, terça-feira (27), ele viajou novamente à São Raimundo Nonato e foi parar no hospital. A visita foi surpresa.

    PROBLEMAS

    Teresa voltou a relatar problemas no hospital e disse que a situação vista na quinta-feira continua a mesma. Ela apontou demora em atendimentos, atraso de salários, pacientes com lençóis inadequados, problemas no setor de nutrição e na regulação de pacientes que precisam de cirurgia. A visita surpresa teve o intuito de driblar "maquiagem" da realidade.

    Ela mudou de opinião sobre direção do hospital (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    CONTRADIÇÃO

    As críticas de Teresa Britto tem causado incômodo na direção do hospital, que aponta contradições nas falas da deputada. Quando esteve na cidade na quinta-feira (22), Teresa, de fato, relatou vários problemas, mas disse que a direção do hospital era competente e que, diferente de outros hospitais visitados, ali não haveria cobrança para mudança de direção.

    CONTRADIÇÃO 2

    A deputada concedeu entrevista em São Raimundo e adotou um tom leve com a direção do hospital. "A gestão local é uma gestão satisfatória. Nós não vamos pedir a mudança da gestora como estamos pedindo em outros locais. A gente vê que ela tem competência e conhece. O que precisa aqui é o suporte mesmo do Estado e é isso que nós vamos cobrar".

    CONTRADIÇÃO 3

    Passado o fim de semana, Teresa mudou o tom e em entrevistas na capital avaliou que a gestão do hospital é muito ruim e falou que a comissão vai cobrar a mudança, diferente do que disse lá na cidade. "A gestão de São Raimundo Nonato é muito ruim. Nós vamos pedir a retirada dela, a mudança da gestão. Da forma que está lá, não dá para a gente aceitar", falou.

    CONTRADIÇÃO 4

    De fato, o discurso de Teresa Britto na entrevista em São Raimundo foi um, já em Teresina foi outro. O Política Dinâmica tem as duas gravações e não há margem para dúvida.

    CONTRADIÇÃO 5

    Uma das hipóteses para a mudança na fala da deputada com relação à direção do hospital pode ter sido a maquiagem que ela denuncia ter existido durante a visita da Comissão. Como os deputados estaduais só souberam desse episódio depois que deixaram a cidade, pode ser que avaliação de Teresa Britto tenha mudado por conta disso. É uma hipótese.

    Mão Santa vai se filiar ainda este mês (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    DATA MARCADA

    A filiação do prefeito Mão Santa ao Democratas vai acontecer no dia 31 deste mês na Câmara Municipal de Parnaíba. O ato está previsto para as 15h. O presidente nacional do DEM, prefeito de Salvador ACM Neto, estará no evento para abonar a ficha de filiação do piauiense. A direção estadual do partido já está distribuindo os convites e espalhando a informação.

    FORMADOR DE...

    Como todos sabem, o DEM é o que restou do que antigo Partido da Frente Liberal, o PFL. Foi justamente o PFL que Mão Santa enfrentou muitas vezes e ainda apelidou de "Partido Formador de Ladrão". Passados muitos anos e esquecida a rivalidade, ele assina a filiação à legenda. Esse é apenas um detalhe pouco relevante, mas não custa nada a gente lembrar.

    MENINAS

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou ontem, terça-feira (27), um projeto de lei que cria o Dia Estadual das Meninas. A proposta de autoria da deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) agora segue para votação no plenário da Casa. O Dia Estadual das Meninas será celebrado anualmente em 11 de outubro.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 27 de agosto de 2019, às 20:59h

    Teresa Britto denuncia problemas em hospital (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    A deputada estadual concedeu entrevista ao Política Dinâmica esta semana e falou sobre a situação que encontrou no Hospital Regional de São Raimundo Nonato. Ela denuncia que alguns problemas foram camuflados para que os membros da Comissão de Saúde da Assembleia não vissem a realidade. O grupo esteve no hospital na última quinta-feira (22). 

    A entrevista de Teresa Britto foi exibida nesta terça-feira (27) no segundo programa ao vivo da TV Dinâmica, transmitido direto do plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. O trecho com as declarações da deputada estadual e outras informações sobre o Hospital Regional da cidade de São Raimundo Nonato você confere a partir do minuto 12 no vídeo abaixo.


    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 27 de agosto de 2019, às 16:03h

    Ronney Lustosa e Valter Brito no evento (Foto: Divulgação/Assessoria)

    O Democratas empossou na manhã desta terça-feira (27) a nova Comissão Provisória do partido em Teresina. O filiado Valter Brito assumiu a direção municipal em evento que contou com a presença de algumas lideranças políticas. Na ocasião, também foi lançado o Prêmio José Raimundo Bona Medeiros, que homenageia o ex-governador do Piauí.

    No evento, o presidente estadual da legenda, ex-vice-prefeito de Teresina Ronney Lustosa, afirmou que a orientação nacional é ter candidatura própria, mas o DEM segue tendência de apoiar o candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB). O partido faz oposição ao governo de Wellington Dias (PT) no Estado e descarta aliança com o Karnak na disputa municipal.

    "O partido tem orientação nacional de ter candidatura própria. Essa é uma das missões da executiva. Vamos lançar nomes para crescer o partido. Conversamos com a oposição, mas percebemos que o Palácio de Karnak faz estratégia de lançar vários nomes, separar e dominar o Piauí. O Palácio da Cidade é o último bastião da oposição. Vamos tentar viabilizar a candidatura, não podemos aceitar que o governo do Estado também fique com a prefeitura. Não aceitaremos isso", destacou.

    Luciano Nunes lembrou que o DEM é aliado (Foto: Reprodução/Facebook Luciano)

    O ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) prestigiou a posse dos novos dirigentes democratas e comentou numa rede social. "É uma satisfação participar desse evento, tendo em vista que o Democratas tem importantes lideranças no nosso Estado, é parceiro na oposição e acredito na permanência dessa parceria para as próximas eleições", escreveu.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados
  • terça, 27 de agosto de 2019, às 7:38h

    Nixon teve conversa com Evaldo Gomes na Alepi (Foto: Divulgação/Assessoria Evaldo)

    Na segunda-feira (26), o tenente-coronel Nixon Frota, ex-comandante do 25º Batalhão de Caçadores, se reuniu com o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade. No encontro entre o parlamentar e o militar, a pauta foi política. A eleição municipal de 2020 em Teresina foi colocada à mesa.

    Desde o começo do ano, o nome de Nixon tem sido ventilado para uma possível candidatura a prefeito. Por enquanto, ele não fala abertamente sobre o tema, já que está na ativa como militar do Exército, situação que deve mudar até o fim do ano com a ida para a reserva. Hoje, Nixon se divide entre Teresina e Brasília na condição de assessor no Ministério da Justiça.

    Nos últimos meses, ele tem se reunido com vários dirigentes partidários. Apesar de não ter experiência política, a figura do coronel desperta interesse. Há poucos dias, ele foi contactado também pelo vice-presidente nacional de um grande partido. O dirigente colocou a legenda à disposição do militar no Piauí e, caso ele aceite, assumiria o comando.

    Embora ainda não seja um nome conhecido da grande população, há quem enxergue no militar um nome com características para uma disputa eleitoral. Com atuação reconhecida no comando do 25 BC, onde aproximou a instituição da comunidade e aperfeiçoou a operação pipa no Piauí, Nixon ainda atenderia ao anseio pelo novo. Além disso, é da área da segurança pública, um grande clamor na sociedade na atualidade.

    Pessoas do entorno do militar estão engajadas na ideia.

    Joninha vai ter encontro com Marcelo Castro (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    NEGÓCIO BOM

    O vereador Joninha (Avante) vai se reunir com o senador Marcelo Castro (MDB) na próxima quinta-feira (29) na sede do MDB. O parlamentar recebeu ligação do senador na manhã da segunda-feira (26) quando estava na Câmara Municipal de Teresina. Na ligação, ele chegou a dizer para Marcelo que queria conversar porque "tenho um negócio bom pra nós".

    EMENDAS

    Após a ligação, Joninha disse que a conversa com Marcelo terá como assunto principal a liberação de emendas para obras nos bairros onde ele tem maior atuação na capital. O vereador quer R$ 5 milhões liberados pelo senador. Eles são aliados há um bom tempo.

    Jeová Alencar vê projeto de PPP com cautela (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

    PODE TER VETO

    O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (PSDB), disse que o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) dos terminais e estações de ônibus pode ser vetado na Câmara. O vereador diz que não é contra PPP, mas se mostra cauteloso com o risco de jogarem mais uma conta para a população. O projeto ainda será analisado na Casa.

    FOI UM RECADO

    O deputado estadual Henrique Pires (MDB) disse que continua com a pré-candidatura dele a prefeito da capital. Ao argumentar os motivos, ele afirmou que a população hoje em dia está exigente e cobra candidatos que sejam preparados e que tenham conhecimento. Muita gente entendeu esse trecho como um recado para alguns setores do MDB.

    Mãe do prefeito Murilo morreu aos 87 anos (Foto: Arquivo da Família)

    LUTO EM CORRENTE

    Foi sepultada na tarde da segunda-feira (26) em Corrente, no extremo Sul do Piauí, a mãe do prefeito Murilo Ribeiro. Dona Euza Mascarenhas da Silva Ribeiro teve uma parada cardiorrespiratória e morreu em casa por volta das 23h do último domingo. Ela tinha 87 anos.

    • Casa do Carneiro - Rações e Derivados


voltar para 'Política Dinâmica'