PREFEITO FIGURANTE NA ELEIÇÃO DE 2022

Numa eleição para o Governo do Estado é sempre importante que o candidato tenha em seu grupo o apoio de líderes políticos e prefeitos. Ter ao seu lado o apoio do gestor de uma capital, como Teresina (PI), que representa mais de 25% do total do eleitorado, deveria ser o propósito de qualquer candidato em disputa. Mas, no Piauí o que se vê até agora é que nenhum dos dois candidatos que polarizam a disputa, Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil), fez qualquer esforço para terem o apoio do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos).

Problemas enfrentados pela população da cidade tem arranhado imagem política de Doutor Pessoa (foto: Jailson Soares / PD)

Vale lembrar, que no início da campanha, Doutor Pessoa, demorou, mas de última hora foi à imprensa dizer que seu partido, o Republicanos, iria focar nas eleições proporcionais (para deputados estaduais e Federais) e abdicaria neste primeiro turno de apoiar qualquer que fosse o candidato ao Governo. Dessa foram, ficaram libero os filiados da sigla a seguirem o caminho que escolhessem.

Até então, o prefeito pouco falou sobre a eleição para o Governo do Piauí, mas há pouco mais de 20 dias do dia do pleito (2 de outubro), circulou nos grupos de uma rede social uma imagem de um santinho político onde aparecem Doutor Pessoa e o candidato ao governo Rafael Fonteles. Logo abaixo da imagem teria a frase “estou com Rafael” dando alusão que o gestor da capital estaria apoiando o candidato do PT.

No início da sua administração, o prefeito até chegou a se reunir com grupo do PT, mas reunião foi apenas administrativa (foto: ascom)

Sobre a suposta montagem do santinho, o prefeito deu entrevista na manhã desta segunda-feira (12/09) ao repórter Wanderson Camêlo da Rádio Teresina FM e negou apoio ao candidato petista. “Essa é uma pergunta que eu não gostaria de responder, mas você é o repórter e eu sou o gestor. Mas, nós estamos atrás, procurando para saber quem foi esse bandido ou essa bandida que fez essa montagem com minha imagem", disse o prefeito, mostrando, aparentemente, irritação com o assunto.

NÃO TÁ BEM NA FITA ?

O que se leva a crer até agora, é que sem qualquer cortejo por nenhum dos lados que disputa as eleições majoritárias no Piauí, o mandatário da capital deverá mesmo acompanhar de longe a disputa e se preocupar mais com os vários problemas que enfrenta a sua administração na cidade. Dentre esses problemas, a preocupação com a falta de insumos na rede básica de saúde, a greve na educação e o ineficiente transporte público municipal.  

Charge faz crítica a gestão de Doutor Pessoa em Teresina

Dias atrás, até mesmo o João Duarte – o Pessoinha - um dos principais secretários da gestão do próprio pai Doutor Pessoa, disse reconhecer a situação atual da insatisfação nas ruas e a necessidade de melhorarem a gestão na capital. (Veja Matéria!).

Com isso, para um eventual segundo turno na disputa ao Governo do Piauí, os candidatos poderão preferir que Doutor Pessoa continue sem anunciar qualquer apoio, afinal quem irá querer atrelar sua imagem ao prefeito que tem aumentado sua segurança e evitado sair as ruas com o receio dos protestos contra sua gestão da população e dos servidores municipais (veja matéria!).

Comente aqui