PROFESSORA ACUSA DOUTOR PESSOA DE AGRESSÃO

Manifestantes aproveitam ao vivo de TV para protestar contra Prefeitura e provocam ira no vice-prefeito Robert Rios (foto: reprodução)A Prefeitura de Teresina lançou na última segunda-feira (08/08) a campanha do aniversário de 170 anos da capital. A solenidade aconteceu no Parque da Cidadania e contou com a presença do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), do vice Robert Rios (Republicanos) e outras autoridades. Entretanto, o que era para ser uma grande festa acabou em vexame, visto que dezena de professores, em greve, da rede municipal de ensino protagonizaram uma discussão com os membros da Prefeitura.

A equipe da TV CLUBE cobria o evento e, durante uma entrada ao vivo no telejornal local, os manifestantes apoiados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SindSerm) aumentaram os protestos, provocando a ira do vice-prefeito Robert Rios. “Essas pessoas foram contratadas pelo ex-prefeito Sílvio Mendes para fazer barulho aqui neste vento, não vão nos intimidar. Nós estamos legitimamente para construir a história de Teresina (...) Vocês não representam a educação do Brasil”, disse com voz alterado Robert Rios, durante seu discurso. 

 

Prefeitura fez lançamento da programação do aniversário da cidade sob fortes protestos no Parque da Cidadania (foto: ascom)

Segundo o SindSerm, os profissionais de Educação do Município estão em greve desde o dia 7 de fevereiro, e exigem o cumprimento do percentual de reajuste do piso do magistério de acordo com a Lei Federal 11738/2008 em 33,23% linear. A categoria também quer o rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2021.

Prefeitura bloqueou rua inteira para evento simples de entrega de viatura para conselheiros tutelares (foto: Jailson Soares)

Rua inteira foi interditada para evento que aconteceu dentro do I Conselho Tutelar de Teresina (foto: Jailson Soares/ PD)

Com receio de novos protestos, a Prefeitura isolou parte da Rua Primeiro de Maio no Centro da capital, onde o prefeito Doutor Pessoa participou de uma solenidade nessa última terça-feira (09/08), com relação a implantação de Novos Conselhos Tutelares na capital. Pelo menos 20 homens da Strans e Guarda Municipal, também estavam na segurança do simples evento municipal.

Vários guardas municipais e agentes da Strans foram deslocados para o evento para inibir chegada de manifestantes do SindSerm (foto: Jailson Soares/ PD)

SINDSERM ACUSA PREFEITO DE AGREDIR PROFESSORA

Segundo o presidente do Sindserm, Sinésio Soares, a categoria realizava um protesto na manhã desta quarta-feira (10/08) na Escola Municipal Francisco Prado, onde o prefeito Doutor Pessoa iria realizar a inauguração de uma sala de aula virtual, quando ao entrar na escola o gestor teria agredido uma professora. "A professora Olivia estava junta ao protesto com o protesto e quando chegou próximo ao Prefeito ele deu um chute na canela dela. A gente está registando um B.O neste momento com a advogada Luana do Sindicato. Iremos também ao Instituto Médico Legal fazer o corpo delito. Isso é uma absurdo, o prefeito está desequilibrado e vamos exigir no dia 22 de agosto que o prefeito seja afastado do cargo por não cumprir a lei federal", disse Sinésio. 


Comente aqui