VISITA ÀS BASES ELEITORAIS E LIBERAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES

O deputado Átila Lira em encontro com correligionários (Foto: ASCOM)

O deputado federal Átila Lira (PSB) esteve visitando correligionários no último fim de semana. No sábado (15) ele esteve na cidade de Olho d’Água do Piauí, onde o prefeito Dr. Antônio Francisco também é do seu partido, o PSB. Participou do encontro também o deputado estadual Wilson Brandão (PSB). Na pauta eles trataram não só de política, mas participaram do encerramento dos festejos do município.

Por meio das redes sociais, o parlamentar comentou também sobre a destinação de emendas parlamentares para a cidade de Piripiri, que recebeu mais de R$ 600 mil.

“É gratificante ver nosso esforço alcançar resultados. Fico feliz em saber que a emenda de cerca de 660 mil que destinei à Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri já serviu para a aquisição de 4 novos carros que vão auxiliar no atendimento da atenção básica. Com essa emenda, também foram comprados materiais permanentes, como ar-condicionados, cadeiras odontológicas, autoclave e um aparelho de ultrassom”, declarou.

Comente aqui

DEPUTADO DEFENDE VALORIZAÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS NOS MUNICÍPIOS

Parlamentar petista visitou o município de Monsenhor Gil (Foto: Divulgação/Assessoria)

O deputado estadual Henrique Rebêlo (PT) esteve na sexta-feira (14) no município de Monsenhor Gil, a 56 km de Teresina. Na oportunidade, o parlamentar visitou comunidades rurais durante o dia e à noite participou da XVII Semana Cultural Torquato Neto, evento tradicional na região do Médio Parnaíba.

Um dos locais visitados pelo deputado foi o Poço Azul, ponto turístico situado à 28 km da zona urbana. Com um cenário exuberante e bem preservado, o poço de águas claras ainda é pouco conhecido pela população. Na visita, Henrique destacou a necessidade de uma maior valorização do local pelo Poder Público e pelos próprios piauienses.

Poço Azul, na zona rural do município de Monsenhor Gil (Foto: Divulgação/Assessoria)

“Eu gostaria que os piauienses fizessem uma reflexão e passassem a frequentar esses locais. São lugares onde nós temos um contato maior com a natureza, belíssimos e limpos. Não apenas o Poço Azul aqui em Monsenhor Gil, mas tantos outros lugares turísticos ainda pouco valorizados em nosso Estado. Nós temos que valorizar essas belezas naturais”, falou.

À tarde, o deputado visitou a comunidade Cocal, uma das maiores do município de Monsenhor Gil, onde conversou com moradores e se reuniu com o ex-vereador Agaci Ferreira, um dos principais produtores de cajuína artesanal e de polpas do Médio Parnaíba. A produção emprega moradores e gera riquezas para a comunidade.

Deputado com ex-vereador na zona rural de Monsenhor Gil (Foto: Divulgação/Assessoria)

A visita de Henrique Rebêlo a Monsenhor Gil se encerrou com a passagem do parlamentar na Semana Cultural Torquato Neto. O evento atrai pessoas de todos os municípios da região e busca valorizar a cultura e a história da cidade. Juntamente com o prefeito João Luiz (PSD), ele participou da entrega do Prêmio Antônio de Noronha, personalidade local homenageada no evento deste ano.

Comente aqui

CIRO E ELMANO VOLTAM ATRÁS NA REPRESENTAÇÃO CONTRA REGINA

A atitude de Ciro e Elmano foi recebida com descontentamento por Regina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Os senadores Ciro Nogueira (PP) e Elmano Férrer (PMDB) voltaram atrás na representação contra as senadoras que protestaram na votação da reforma trabalhista. Entre elas, estava a senadora Regina Sousa (PT), cujo partido é aliado dos parlamentares no Piauí. Quinze senadores assinaram a proposta que pode levar à perda de mandato, caso seja aceito no Conselho de Ética. A acusação é de quebra do decoro parlamentar, por terem ocupado a mesa diretora, impedindo o início da votação.

Os dois assinaram ontem (13) a reconsideração, formulada pelas próprias senadoras acusadas. Elas pedem que o presidente da Comissão de Ética João Alberto (PMDB-MA) reconsidere a admissibilidade da instalação do processo contra os parlamentares.

Os senadores não quiseram se pronunciar sobre os motivos que os levaram a mudar de ideia. Talvez Elmano e Ciro tenham sentido os efeitos negativos em assinar uma representação contra a senadora. Nas redes sociais, a atitude repercutiu negativamente e muitas críticas foram feitas aos colegas de Regina no Senado, inclusive vindas de aliados petistas.

Em entrevista à imprensa local, Regina afirmou que “depois do que ele [Ciro] fez com a Dilma, não espero mais dele”. No caso de Elmano, a senadora viu a atitude com espanto, devido à amizade com o parlamentar.

Comente aqui

SAMUEL SILVEIRA E OS PROJETOS PARA A SEMCASPI

Samuel em reunião com lideranças (Foto: ASCOM)

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas Samuel Silveira cumpriu ontem (13) uma agenda voltada para o trabalho social na área da segurança pública.

Samuel se reuniu com mais de 20 lideranças comunitárias de Teresina para apresentar o projeto “Vila Bairro Segurança”, que está sendo formulado pela Prefeitura de Teresina com o objetivo de trabalhar uma proposta multissetorial para contribuir com a segurança pública na nossa capital. Ele afirma que o resultado da reunião foi bastante satisfatório.

O gestor se reuniu ainda com a vice-reitora da UFPI Nadir Nogueira. A Semcaspi busca parcerias para a execução do "Observatório da Violência", projeto que visa estudar e propor soluções para a redução da criminalidade em nossa capital.

Samuel busca parceria com a UFPI (Foto: ASCOM)

“É importante nós termos o Observatório da Violência ligado ao setor acadêmico. Queremos reunir todas as áreas que de alguma forma tenham relação com o comportamento humano para, a partir desse conjunto, buscar analisar de uma maneira mais forte, mais consistente os dados referentes à violência e também as alternativas de melhorias das ações”, afirmou o secretário Samuel Silveira.

Segundo a assessora técnica da SEMCASPI, Débora Ferraz, o programa visa à prevenção e enfrentamento à violência, onde a Prefeitura de Teresina vai buscar, através de um termo de cooperação técnica, parcerias com as universidades Estadual e Federal, além da Secretaria de Segurança do Estado. “A Prefeitura não pode entrar sozinha no quesito de segurança pública, por isso estamos buscando parcerias”, acrescenta Débora.

Comente aqui

WELLINGTON QUER CRIAR NOVA AGÊNCIA REGULADORA NO PIAUÍ

O governador tenta recriar autarquia extinta do Estado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) pretende recriar um órgão na administração estadual. Ele encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi). A intenção é regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico, transportes, gás canalizado e infraestrutura geral do Estado, podendo atuar em serviços de competência da União ou dos municípios. A Agrespi já havia sido idealizada e, segundo o projeto, foi "prematuramente extinta", deixando uma lacuna na regulação dos serviços públicos no Piauí.

A proposta vai passar pelas comissões técnicas da Alepi e pelo plenário. Se aprovada, será mais um órgão na administração estadual, cuja máquina pública apresenta um “inchaço”, um grande contingente de pessoas – o que gera críticas da oposição –, em um período de instabilidade econômica gerada pela crise financeira e política pela qual o país atravessa.

O próprio governador Wellington Dias declarou, em entrevista ao Política Dinâmica, que o Brasil ainda vai sangrar bastante até que consiga superar a crise e retomar o caminho do crescimento. O mesmo se aplica, portanto, à realidade piauiense.

A Agrespi vai funcionar como autarquia, em regime jurídico especial. A agência vai criar 27 cargos, que deverão ser preenchidos via concurso público. Enquanto a autarquia não tiver um quadro de pessoal permanente poderão ser requisitados servidores efetivos da administração estadual.

Veja o projeto na íntegra.

Comente aqui

“MORO NÃO FEZ JUSTIÇA, FEZ POLÍTICA”, DIZ REGINA SOBRE CONDENAÇÃO DE LULA

Para Regina, não há provas contra o ex-presidente Lula (Foto: Reprodução/Facebook)

A senadora Regina Sousa (PT) se pronunciou, por meio da sua página no Facebook, criticando a decisão do juiz Sérgio Moro divulgada ontem (12). O magistrado decidiu pela condenação do ex-presidente Lula (PT) a 9 anos e 6 meses de prisão, referente aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do apartamento tríplex no Guarujá, litoral do estado de São Paulo.

Para Regina, essa foi uma decisão tomada unilateralmente e o juiz não mudaria de ideia, independente do que acontecesse. Ela defende a inocência do líder petista.

“Moro não fez justiça, fez política. Convicção clara: ninguém o faria mudar. Não há uma única prova nos autos e ele admite isso. Lula não tem escritura, nem chave, nem contrato de compra e venda. A OAS deu o apartamento em garantia judicial à Caixa Econômica (penhora). Pode alguém dar em garantia de dívida, um bem que pertence a outro? Enquanto isso, as malas de dinheiro e as gravações... Não vem ao caso. Força LULA, estamos com você pro que der e vier”, disse na publicação.

Comente aqui

SAMUEL SILVEIRA SE REÚNE COM EQUIPE DA SENAD EM BUSCA DE RECURSOS

O secretário Samuel Silveira em reunião em Brasília (Foto: Reprodução/Instagram)

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas Samuel Silveira está em Brasília para tratar das políticas públicas sobre drogas. A secretaria busca fazer um trabalho social contra a dependência química.

Nas redes sociais, Samuel se pronunciou sobre a agenda na capital federal.

“Dia de intenso trabalho em Brasília! Amigos, estou cumprindo agenda na capital federal e aqui me reuni com a equipe da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD). O encontro visa captar recursos para o programa “Livre para Viver”, da Prefeitura de Teresina, que faz o trabalho de enfrentamento às drogas em nossa cidade. Conto com o apoio de vocês na prevenção e repreensão às drogas. Vamos juntos!”, declarou.

O secretário se reuniu também com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra. Na pauta, estava a captação de recursos para a reforma de unidades de assistência social da Semcaspi em Teresina. “Nós discutimos ações para melhorar as estruturas dos CRAS e CREAS, para beneficiar a proteção básica e especial dos cidadãos”, revela o gestor.

Comente aqui

VICE-PREFEITO DE PARNAÍBA SE FILIA AO PSC

Marcos Samarone em entrevista ao Política Dinâmica

O vice-prefeito de Parnaíba Marcos Samarone (SD) vai se filiar na próxima segunda-feira (10) ao Partido Social Cristão (PSC). Ele atualmente é filiado ao partido do prefeito Mão Santa, o Solidariedade, mas procurou o presidente do PSC Tiago Vasconcelos para fazer a mudança.

“Eu estou filiado ao Solidariedade hoje e no dia 10 estamos migrando para o PSC, que vai nos dar uma conjuntura diferenciada no que diz respeito às eleições de 2018. Eu acredito que se ficasse no Solidariedade teria poucas oportunidades de ter a legenda pra poder concorrer ao legislativo”, declarou ao Política Dinâmica ontem (6) durante visita à Câmara Municipal de Teresina.

A filiação ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Parnaíba, durante convenção do partido que criará o diretório municipal do PSC na cidade, presidido pelo próprio Samarone.

Comente aqui

PP NÃO DESISTIU DA VICE PORQUE A ÚNICA VAGA CERTA É DE CIRO, DECLARA JÚLIO ARCOVERDE

Júlio diz que cabe à 2018 falar sobre a próxima eleição (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A prioridade no momento não é pensar em 2018, mas colaborar com o trabalho do governador Wellington Dias (PT). É o que afirma o deputado estadual Júlio Arcoverde (PP), comentando informações de bastidores que dão conta de uma suposta desistência do partido quanto à vaga de vice. A vice-governadora Margarete Coelho (PP) já afirmou que aceita a decisão do partido e do governador, mas que gostaria de permanecer com a vaga na disputa do ano que vem.

Embora se saiba que os partidos já articulam a chapa majoritária para 2018, todos tentam minimizar os comentários e proteger as tratativas. Júlio, que preside o PP no Piauí, afirma que a única vaga certa é do senador Ciro Nogueira (PP). No entanto, já se fala que até mesmo ele estaria ameaçado na formação da chapa.

Para o deputado, quanto mais partidos aliados ao governador, melhor. Ele minimizou qualquer disputa e disse que cabe à 2018 falar sobre a próxima eleição.

Comente aqui

DEPUTADO BUSCA DIFERENCIAÇÃO DE ÁGUA NO RÓTULO

Henrique Rebelo tem buscado melhorar a informação para o consumidor piauiense (foto: Jailson Soares| PolíticaDinamica.com)

A questão pode estar passando despercebida por muitos consumidores, mas os mais atentos já perceberam que no Piauí a água mineral ganhou uma concorrente: a água mineralizada ou adicionada de sais. São produtos transparentes, sem cheiro, sem gosto, porém, diferentes.

O deputado Henrique Rebelo (PT) elaborou um projeto de lei que estabelece regras de engajamento e rotulagem que possam dar ao consumidor a informação e certeza do que está consumindo.

"São três tipos de águas à venda no comércio no país e as normativas buscam o constante aperfeiçoamento das ações de controle na área de alimentos materializados através do regulamento técnico e condições higiênicas sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores de alimentos ao qual a produção de água adicionada de sais, a água mineral e água natural se submetem", comentou.

Pelo projeto, o consumidor deve ficar bem informado sobre o que consome, sem que isso implique necessariamente na definição de qual tipo água é melhor ou pior. A qualidade do produto já é definida em regulamentação sanitária específica, que as libera para o consumo.

"Contudo as águas engarrafadas podem ter diversas origens e processos de industrialização, devendo constar em seus rótulos informações quanto as substâncias químicas adicionadas em ordem decrescente de concentração com as concentrações em miligramas por litro, a origem da água utilizada para a produção e os processos para sua purificação complementar e desinfecção”, alega Henrique.

Estados como Pará e Pernambuco já adotaram legislação sobre a matéria. Henrique já é autor de lei anterior que obriga a data de validade nos produtos expostos em supermercados mercearias, bodegas e similares.

Comente aqui

SILAS FREIRE SE FILIA AO PODEMOS

Na foto, Silas com a presidente nacional do Podemos Renata Abreu e o senador Álvaro Dias (Foto: ASCOM)

O deputado federal Silas Freire filiou-se ao Podemos na manhã deste sábado (1), em Brasília. A filiação ocorre após divergências com o antigo partido, o PR, acentuadas porque Silas não seguiu a orientação da legenda na votação da PEC do teto dos gastos públicos, proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB) no fim do ano passado.

Filiou-se também ao Podemos o senador Álvaro Dias, provável candidato da sigla à presidência no ano que vem.

Segundo ele, “o Brasil não está precisando de partidos políticos, mas de um movimento como o Podemos”. Para ele, foi um ato de coragem da sigla mudar seu estatuto em prol dessa ideia.

“Essa nossa adesão ao Podemos é a necessidade de mudança no país. Eu já estava pensando até em procurar a porta de saída política com a crise moral que vive hoje o quadro político brasileiro, mas esse convite da deputada Renata Abreu me abriu os olhos para um novo horizonte”, declarou.

O filho de Silas Freire, o suplente de vereador Stanley Freire, também vai se filiar ao partido tão logo uma janela partidária seja aberta para ele. A esposa de Silas, Karytha Leal, é vice-presidente nacional do Podemos Mulher.

______________________________
LEIA TAMBÉM:
Silas se diz aliviado depois de expulsão do PR 

Comente aqui

DEPUTADO PARTICIPA DE ARRAIÁ DOS IDOSOS

O deputado estadual Henrique Rebelo esteve ontem (30) na Fundação Nossa Senhora da Paz, que tem como propósito maior estimular a melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade da Vila da Paz, em Teresina. O parlamentar tem estimulado o trabalho ali e participou do Arraial dos Idosos nesta sexta-feira.

A Fundação completa 25 anos em 2017. "Ela foi criada pelo padre Pedro Balzi, de quem temos grande saudade. Mas felizmente esse trabalho continua hoje sendo conduzido pelos queridos amigos Toinha e Rubens Portela e que assistem a milhares de famílias naquela região, na educação, saúde, esporte e lazer por uma competente equipe comandada por estas pessoas tão queridas", comentou.

Comente aqui

HENRIQUE REBELO PARTICIPA DE ANIVERSÁRIO DE ÁGUA BRANCA

Sendo um dos parlamentares estaduais que mais empenham trabalho pela cidade, o deputado estadual Henrique Rebelo esteve em Água Branca ontem (30), sexta-feira. Com amigos e aliados, comemorou os 63 anos de emancipação política do município.

"Fui muito bem recebido pelos amigos vereador James e sua esposa Luziane Lima, Dr. Thiego Ribeiro, conceituado médico daquele município, e tantos amigos, que me fizeram sentir-me como se estivesse em minha casa, pela atenção e consideração que me deram", comentou.

Henrique Rebelo tem trabalhado junto ao governo do Estado para levar melhorias de mobilidade urbana e serviços à população de Água Branca.

Comente aqui

É PRECISO CORTAR NA CARNE: FIRMINO MOBILIZA SECRETARIADO PARA O CORTE DE GASTOS

Secretariado reunido com o prefeito Firmino Filho (Foto: Renato Bezerra/Secom)

Com o discurso da crise e de que “é preciso cortar na carne”, o prefeito Firmino Filho (PSDB) realizou ontem a quarta reunião do ano com o secretariado do governo municipal. A gestão é, inclusive, bastante criticada pela oposição na Câmara de Teresina. Os objetivos do encontro foram dois: monitorar as ações realizadas de janeiro a maio de 2017 pela equipe e mobilizar os gestores para adequar os gastos à arrecadação do município.

A Prefeitura tenta chegar à meta de redução de gastos, colocada no início deste ano, e que prevê uma economia de R$ 53 milhões, como parte do projeto Gestão Cidadã.

Segundo o tucano, nesses primeiros cinco meses do ano houve uma economia de 19% no tocante às despesas que têm como fonte o tesouro municipal.

“Ao compararmos os dados da gestão, vimos que gastamos R$ 11 milhões a mesmo no custeio da máquina municipal nesses primeiros cinco meses do ano, se compararmos ao mesmo período do ano passado, ou seja, tivemos um ganho de 19%. E a nossa orientação é continuarmos controlando os gastos, planejando e monitorando para que possamos atingir a nossa meta de reduzir os gastos em R$ 53 milhões”, disse.

Com informações da Secom.

Comente aqui

CONTRA A ABERTURA DE INQUÉRITO

O Globo realizou uma enquete com os parlamentares titulares que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para saber das probabilidades de ser aprovado o pedido de investigação contra o presidente Michel Temer. A maioria dos parlamentares não respondeu à pergunta, mas dois votos são praticamente a favor do presidente, já que os dois piauienses que integram a CCJ indicam que votarão contra o pedido. Maia Filho (PP), o Mainha, respondeu a enquete e deu logo certeza de que votará contra o pedido de investigação. Já Paes Landim (PTB) preferiu não responder, mas vale lembrar que o petebista  estava presente no último pronunciamento oficial do presidente, demonstrando abertamente seu apoio. 

Comente aqui