WELLINGTON DIAS E TIME DE LULA

Wellington Dias acredita que as eleições majoritárias no Piaui vão ser decididas no primeiro turno. Não há, hoje, garantia de que isso aconteça na disputa pelo governo do Estado. Mas a disputa na qual está está metido, a do Senado, não tem segundo turno. Com ampla vantagem em pesquisas eleitorais recentes, não será surpresa se o petista, ex-governador, conquiste mais um mandato. Há 30 anos na vida política, este pode ser o 6° mandato em 6 eleições majoritárias disputadas desde 2002, quando venceu sua primeira eleição de governador.  

Wellington acredita na vitória de todo seu time nas eleições de 2022 (foto: Jailson Soares | PD)

“Nós acreditamos num Piauí cada vez melhor, mais desenvolvido e com essa integração entre Rafael e Themístocles aqui no Estado com Lula e Geraldo em Brasília. Juntos vamos fazer aquilo que o país precisa que é de mais harmonia. Com essa pacificação vai ser possível cuidar do social e do econômico”, destacou Wellington Dias.

Segundo o candidato, o clima de acirramento e da política agressiva que se criou do "outro lado" fará com que a campanha seja decidida ainda no primeiro turno. “Participei de várias eleições e é muito raro que se anteceda um período de campanha como fizeram agora na rádio, na tv, redes sociais, isso mostra que há um sentimento de mudança a nível nacional e que as pessoas tem vontade de resolver isso logo no primeiro turno. Aqui no Piauí, nós também acreditamos numa vitória no primeiro turno com esse apoio popular e uma grande bancada. Isso aumenta o desespero para o outro lado, vão intensificar as mentiras, armações, mas temos que acreditar no povo”, ressalta Wellington.

Wellington diz que população já conhece e vai eleger Rafael Fonteles no 1º turno (foto: Jailson Soares/ PD)

RAFAEL VAI VENCER

O ex-governador, Wellington Dias também acredita que seu candidato vai vencer as eleições e no primeiro turno. “Ele era pouco conhecido no início, mas hoje 60% já o conhecem e tem mais da metade das intenções de voto nas pesquisas. O Rafael conhece a realidade de todos os municípios, está de bem com o povo e com todo seu time”, destaca.

PROXIMIDADE COM LULA

Para Wellington Dias a campanha mais forte a nível nacional e com um sentimento maior pela volta do Lula vai ajudar a eleição no Piauí. “Há um sentimento de liberdade nacional. Aqui no Piauí podemos voltar com aquela aliança do governo Estadual do PT com o presidente do mesmo partido com o Lula. Por isso, acreditamos na nossa vitória junto com o presidente”, explica o candidato ao senado.

Wellington acredita que sentimento nacional pela volta de Lula vai ajudar eleições no Piauí (foto: Jailson Soares/ PD)

Wellington Dias também falou sobre o rumor de que pode ser ministro da Economia de um eventual governo do Presidente Lula. “Não existe nenhuma tratativa com o Lula, esse é um assunto dele para depois da eleição. Nós aqui estamos focados na nossa eleição para o senado e na de Rafael para o Governo”, finalizou.

Mas o ex-governador sabe que vencer -- é vencer bem -- faz toda a diferença na construção do capital político necessário para consolidar seu nome em cenário nacional, seja qual for o resultado das eleições para presidente. 

Segundo o petistas, os próximos passos da campanha são o recebimento do número e o início das caminhadas. “Temos mais um momento de emoção que é o recebimento do número no dia 03/08, seguimos com plenárias temáticas até o dia 15/08 e a partir daí começa a campanha pra valer no dia 16/08 com caminhadas, comícios, a campanha de rua em sintonia com o povo”, afirmou.   

HISTÓRICO DE WELLINGTON DIAS

José Wellington Barroso de Araújo Dias nasceu em Oeiras (PI) no dia 5 de março de 1962, filho do caminhoneiro Joaquim Antônio Neto e da lavradora e professora Teresinha de Araújo Dias. Foi criado em Paes Landim (PI), onde iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Em 1985 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e de 1986 a 1989 exerceu a presidência da Associação de Pessoal da Caixa. Nesse último ano, foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários, em Teresina.

Wellington Dias tem sido a estrela solitária no PT no Piauí (foto: Jailson Soares/ PD)

Iniciou a carreira política em 1992 ao se eleger vereador de Teresina, na legenda do PT. Em 1994 renunciou ao mandato e no pleito de outubro elegeu-se deputado estadual.  Nas eleições de outubro de 1998, elegeu-se deputado federal pelo Piauí na legenda do PT, tendo sido o primeiro parlamentar do estado eleito pela agremiação.

Nas eleições municipais realizadas em outubro de 1996 disputou a prefeitura de Teresina, sendo candidato a vice na chapa encabeçada por Nazareno Fonteles (pai do atual candidato ao governo do Piauí pelo PT - Rafael Fonteles), mas foi derrotado no primeiro turno por Firmino Soares Filho (PSDB). Retornou então à Câmara dos Deputados.

Em 2002, fez aliança com o ex-governador Mão Santa (MDB) e concorreu ao cargo de governador do Piauí na legenda do PT. Obteve mais de 50% dos votos válidos, o que lhe assegurou a vitória, ainda no primeiro turno, sobre Hugo Napoleão (PFL). Com essa vitória foi o primeiro governador eleito na legenda petista no Nordeste.

Petistas de carteirinha: Wellington Dias, Lula, Rafael Fonteles e Nazareno Fonteles (foto: arquivo)

Conquistou a reeleição ao governo em 2006, com uma vitória no primeiro turno, com 61,68% dos votos válidos. Em abril de 2010 renunciou ao cargo, para se candidatar a senador sendo eleito com quase 1 milhão de votos. Em 2014, deixou o senado para ser novamente candidato ao governo do Piauí, sendo eleito para seu 3º mandato. Em 2018, conseguiu ser reeleito para o 4º mandato a frente do governo do Piauí. Agora em 2020, renunciou novamente ao cargo para mais uma vez disputar ao senado.

Matérias relacionadas:

SÍLVIO QUER TIRAR HEGEMONIA DO PT

JOEL: À ESPERA DE UM MILAGRE

O EXÉRCITO DE RAFAEL E WELLINGTON

GOVERNO ACREDITA NA VITÓRIA NO 1º TURNO

Comente aqui