SÍLVIO QUER TIRAR HEGEMONIA DO PT

O União Brasil Piauí aprovou neste sábado (30/07) a candidatura do médico Sílvio Mendes ao Governo do Piauí. A cerimônia oficializou na mesma chapa a candidatura de Iracema Portela (Progressistas – PP) como vice-governadora e de Joel Rodrigues (PP) ao Senado. Ao todo, sete partidos  -- União Brasil, Cidadania, PTB, PDT, PP, Avante, PSDB -- formam a base desta campanha de oposição. 

Sílvio disse ter ficado emocionado com quantidade de pessoas presentes na convenção (foto: Jailson Soares / PD)

A convenção foi realizada no Theresina Hall, na zona Leste de Teresina. A chapa de Sílvio Mendes se coloca como a principal adversária do grupo comandado por Wellington Dias e pelo PT, que tem Rafael Fonteles (PT) como candidato a governador e que busca continuar a hegemonia de 20 anos de governo.

Público lotou o espaço interno e externo da convenção do União Brasil (foto: Jailson Soares / PD)

INSISTÊNCIA

Médico e ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes vai disputar o cargo de governador pela 2ª vez. Nas eleições de 2010, o então candidato do PSDB ficou em 2º lugar, tendo obtido 41,07% dos votos contra o governador Wilson Martins (PSB), que conseguiu a reeleição com 57% dos votos.

A chapa montada por Ciro Nogueira evita falar em Bolsonaro, apesar da base da campanha ser toda bolsonarista no Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

As principais bandeiras de Sílvio nesta campanha têm sido os investimentos em saúde, segurança pública, educação e geração de emprego. “Nós queremos cuidar das pessoas, precisamos melhorar a assistência à saúde nos hospitais, as pessoas tem que sair do interior para Teresina e isso precisa mudar. A nossa segurança pública tem que proteger o cidadão e o seu patrimônio, isso é fundamental. O campo da educação precisa ser exemplo de coisas boas e não dessas manchetes ruins do atual governo. Os nossos jovens precisam ter horizonte, isso se conquista com oportunidade de trabalho para que possam viver com dignidade”, destacou Sílvio Mendes em sua fala durante o evento.

Presidente do PL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, também esteve na convenção que homologou Sílvio Mendes como candidato a governador do Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

Em seu primeiro discurso como candidato oficial, Sílvio agradeceu a presença dos prefeitos e da população de mais de 100 municípios. “Já fomos o quarto estado mais rico, mas hoje o Piauí tem os piores índices em tudo. Queremos concertar esse rumo e faremos isso com compromisso. Percorri na pré-campanha mais de 200 municípios e vi a realidade. Nós vamos honrar com nossa palavra e cumprir nossos compromissos, trabalhar para os cidadãos nas cidades, é lá que eles moram e não no Palácio de Karnak”, destacou.

Ele, Iracema e Joel: Sílvio Mendes disse que essa é a melhor chapa para o Governo do Piauí (Foto: Jailson Soares/ PD)

Ao fim do discurso, o candidato a governador falou que tem orgulho em ter na sua chapa a candidata vice Iracema Portela e ao senado, Joel Rodrigues.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Sílvio Mendes de Oliveira Filho nasceu na cidade de Campo Maior, em 31 de agosto de 1949. Graduou-se em medicina em 31 de agosto de 1974 pela Universidade Federal de Pernambuco, especializando em Ortopedia em São Paulo.

Trabalhou no Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas de Teresina e no Ministério da Saúde. Presidiu o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho de Secretários de Saúde do Piauí. Foi ainda membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e do Conselho do Centenário da Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

Eleito prefeito de Teresina por duas vezes, Sílvio disse que voltou a concorrer porque dessa vez acredita na mudança para o Governo do Piauí (foto: Jailson Soares / PD)

A primeira eleição de Sílvio foi no ano de 2004, quando foi eleito no segundo turno com mais de duzentos mil votos prefeito de Teresina, na ocasião com apoio do atual prefeito Firmino Filho (PSDB). Já  em 2008, foi reeleito no primeiro turno, com 70,36% dos votos válidos (273.065 votos) e definiu a disputa já no primeiro turno, derrotando Nazareno Fonteles (PT), seu principal adversário, que recebeu 25,91% dos votos válidos (100.546votos). A diferença de votos entre os dois foi de 172.519 votos.

 A primeira derrota de Sílvio foi em 2010 quando deixou o mandato de prefeito da capital e concorreu ao cargo de governador do Piauí. Nessa eleição acabou ficando em 2º lugar, após perder para o então governador Wilson Martins (PSB). Em 2014, Sílvio Mendes chegou a ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo então governador Zé Filho (MDB), que assumiu o governo após a saída de Wilson Martins, mas ele e Zé Filho acabaram derrotados por Wellington Dias (PT), que conquistou seu 3º mandato à frente do Governo do Piauí. Desde então, Sílvio ficou por duas eleições sem concorrer a nenhum cargo político.

Matérias relacionadas:

JOEL: À ESPERA DE UM MILAGRE

WELLINGTON DIAS E TIME DE LULA

O EXÉRCITO DE WELLINGTON E RAFAEL

THEMÍSTOCLES APARECE NA CAMPANHA

Comente aqui