O ex-governador e candidato ao Senado Wellington Dias (PT) disse que a quantidade de pessoas e de candidatos da base governista que participaram da convenção partidária mostra que o grupo sairá mais uma vez vitorioso dessas eleições. O PT e mais oito partidos fizeram várias convenções simultâneas no Atlantic City, zona Leste de Teresina, para oficialização de seus candidatos.
“Estou mais animado para esta eleição. Temos uma grande bancada, com mais de 100 candidatos a cargos proporcionais e nossa perspectiva além de vencer para o governo e o senado é fazer 80% das vagas para deputado Estadual e Federal. Com uma eleição cuidadosa, iremos aos poucos ganhar essa confiança do eleitor”, garante o líder petista, Wellington Dias.
Atualmente, o governo do PT da governadora Regina Sousa possui 24 dos 30 deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O partido conta com a vitória de Rafael Fonteles, e pretende dar tranquilidade ao governo dele conquistado, novamente, pelo menos 24 parlamentares, ou seja, 80% dos cargos da Alepi.
As pretensões são as mesmas para as 10 vagas de deputado federal pelo Piauí. Atualmente o governo do PT já tem o apoio oficial de seis dos 10 parlamentares (atualmente, 60% dos deputados federais são da base do governo petista). Para a Câmara Federal a meta é ainda mais otimista para 2022: a base do PT quer 80% das vagas ficando o grupo com oito das 10 vagas destinadas à deputados federais pelo Piauí.
Nas convenções deste sábado (24/07) participaram os partidos da coligação PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PROS, SDD, MDB e Agir. O evento já homologou a candidatura de nove deputados federais e 27 estaduais, além da oficialização de Wellington Dias (PT) ao senado, Rafael Fonteles e Themístocles Filho (MDB), para a disputa de governo e vice, respectivamente. Os outros candidatos da coligação deverão ser homologados até o fim do prazo eleitoral.
Vale lembrar que no último dia 4 de julho os partidos PT, PCdoB e PV se reuniram para formalizar a federação no Piauí. Diferente das coligações que estabelecem uma aliança apenas para o pleito eleitoral, a federalização é a novidade da legislação eleitoral e nela os partidos federalizados terão que atuar conjuntamente durante todos os próximos 4 anos.
Matérias relacionadas:
SÍLVIO QUER TIRAR HEGEMONIA DO PT
JOEL: À ESPERA DE UM MILAGRE
Comente aqui