De reuniões com adversários a traje vermelho em reunião interna: a cronologia da despedida de Bárbara da oposição

O único sentimento enquanto amigo, parceiro, companheiro de partido da deputada Bárbara, é o sentimento que eu tenho agora, o sentimento de decepção”, afirmou o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) após saber que a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) agora é aliada do Palácio de Karnak.

O deputado federal Júlio Arcoverde (foto: Jailson Soares | PD)

Era presumível

Os agora ex-aliados de Bárbara de podem até manifestar insatisfação com o novo destino político escolhido pela deputada, mas não dizer que não foram avisados. Havia sinais e aos montes. 

A deputada estadual Bárbara do Firmino durante evento em que anunciou adesão à pré-candidatura de Fábio Novo a prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

A cronologia

Em abril, quando ainda nem propagava, de forma intensa, interesse em disputar a Prefeitura de Teresina, Bárbara do Firmino chegou a falar, em entrevista à imprensa, na possibilidade da oposição se juntar ao PT para tomar o controle do Palácio da Cidade. Teve quem classificasse o posicionamento de mero rompante de ingenuidade. 

Ingênua? Que nada…

Aos poucos a deputada foi provando aos colegas de grupo que de ingênua não tinha nada. As mostras de astúcia foram ficando mais evidentes ao ponto em que se sentia escanteada em detrimento de Silvio Mendes (União Brasil), tido como o preferido da oposição para brigar pela sucessão do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos). 

Gastar tempo e dinheiro com pré-campanha de cabeça de chapa para depois ocupar a vice não fazia sentido. Bárbara começou a adotar estratégias bem arrojadas na busca por deixar evidente sua insatisfação com o tratamento que vinha recebendo internamente, que o diga a reunião, em junho, com o médico Paulo Márcio (MDB), convencido pelo vice-governador Themístocles Filho (MDB) a pleitear a Prefeitura de Teresina (ainda não deu certo).

Paulo Márcio e Bárbara do Firmino se reuniram em junho para "falar de Teresina" (foto: Reprodução | Instagram)

Foi apenas a primeira reunião com um potencial inimigo. Depois Bárbara do Firmino bateu papo com o hoje aliado Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT. Aconteceu em agosto e o petista não fez questão de esconder. Aliás, ele disse, em entrevista à imprensa, que aproveitou a conversa para convidar a parlamentar para ser a vice na chapa petista.

Dama de vermelho

Ah… Também teve o recado simbólico. Bárbara do Firmino apareceu trajada de vermelho em reunião interna do próprio grupo; o evento foi realizado no mesmo mês do bate-papo com Novo.


Comente aqui