GOVERNO CONCLUI ESTRADA PROMETIDA HÁ DUAS DÉCADAS

Pavimentação de estrada foi concluída em Dom Inocêncio (Foto: Divulgação/Governo)

O Governo do Piauí enfim conseguiu terminar o asfaltamento de um trecho de 80 km entre as cidades de Dom Inocêncio e São Lourenço do Piauí, no Sul do estado. A obra foi prometida ao longo das últimas duas décadas e nesse período foi símbolo do descaso na região. Dom Inocêncio é um dos últimos municípios do Piauí a ganhar ligação asfáltica.

A tão sonhada obra começou a ser executada na gestão do então governador Wilson Martins (PSB), em 2011. Na época, foram asfaltados cerca de 18 km, mas a obra parou algum tempo depois e desde então foi tocada aos trancos e barrancos. O governador Wellington Dias (PT), que prometeu a estrada desde o seu primeiro mandato em 2003, vai fazer a entrega da obra.

Obra era prometida há duas décadas (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio de Karnak, o petista fará a entrega da obra na próxima quinta-feira (19), quando viaja para Dom Inocêncio. Foi durante as gestões dele que a obra sofreu mais paralisações. Em 2018, a estrada foi destaque no Jornal Nacional devido a uma ponte que o governo de Wellington construiu e não fez os acessos, forçando moradores a escalarem a estrutura com escadas para poderem chegar a Dom Inocêncio.

O asfaltamento da estrada coloca fim a um drama que era vivido quase todos os anos pela população do município. Nos períodos chuvosos, riachos que cortam a estrada enchiam e muitas vezes a cidade de Dom Inocêncio ficava isolada. Em 2017, um grupo de moradores do município criou um movimento intitulado "Dom Inocêncio sem asfalto, Dom Inocêncio sem voto", cujo intuito era pressionar o governo de Wellington a retomar as obras da estrada.

Sem asfalto, acesso era difícil e população sofria (Foto: PoliticaDinamica.com)

Também em 2017, moradores de Dom Inocêncio chegaram a bloquear a PI-140, entre São Lourenço do Piauí e São Raimundo Nonato, como forma de chamar atenção do governo estadual para o descaso com o acesso para o município. A obra da estrada foi executada pela construtora Jurema, empresa da família do senador Marcelo Castro (MDB).

Passados 16 anos da sua chegada ao poder pela primeira vez, Wellington Dias enfim fará a entrega do trecho. O povo de Dom Inocêncio não merecia continuar sendo vítima de tamanho descaso. Foi aos trancos e barrancos, mas finalmente o "calvário da estrada" chegou ao fim.

LEIA TAMBÉM:
Jornal Nacional mostra descaso do governo no sul do Piauí

Sem ligação asfáltica, cidade vive décadas de descaso

Governo culpa oposição por descaso em Dom Inocêncio

Obras esquecidas nos confins do sertão

Governo prorroga execução da estrada de Dom Inocêncio

Relatos de moradores reforçam denúncias de deputados

Comente aqui