Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
ÀS VÉSPERAS DE JULGAMENTO, MARGARETE FAZ POSTAGEM

DEPUTADA DEFENDE DIREITO DAS MULHERES EXERCEREM PODER NA POLÍTICA FALTANDO DOIS DIAS PARA JULGAMENTO QUE PODE CASSAR IRMÃ DELA

01/03/2020 10:38 - Atualizado em 01/03/2020 11:05

Margarete critica ações contra mulheres no poder (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) usou o Twitter neste domingo (1º) para defender o direito das mulheres exercerem o poder. Segundo ela, toda ação ou omissão que impeça mulheres de exercerem o poder configura “violência política contra a mulher”.

Coincidentemente, a postagem de Margarete ocorre faltando dois dias para o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que pode cassar o mandato da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (Progressistas). Carmelita é irmã de Margarete.

Postagem feita por Margarete Coelho na internet (Foto: Reprodução/Twitter)

A prefeita teve o mandato cassado em decisão de primeira instância em setembro de 2019 e terá recurso julgado na próxima terça-feira (3) no TRE-PI. O julgamento tem agitado bastidores da política e do Judiciário piauiense e despertado atenção de altos setores do poder.

Na ação que pode tirar Carmelita do cargo também é réu o deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas), marido da prefeita, que ficará inelegível por oito anos se a decisão de 1ª instância for confirmada. Além do casal, são réus três vereadores do município e o vice-prefeito.

Margarete Coelho e a irmã Carmelita Castro (Foto: Reprodução/Facebook)

Margarete tem atuado fortemente na defesa da irmã, embora não seja habilitada no processo. Carmelita foi cassada por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016.

Na época, o marido Hélio Isaías era secretário estadual de Defesa Civil. A acusação afirma que Hélio usou deliberadamente a estrutura da secretaria para favorecer a campanha da esposa com uma enorme quantidade de obras no município em pleno período eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral opinou pela confirmação da cassação no TRE-PI. Após suspeitas de manobras e muita agitação nos bastidores, o recurso deve ser julgado na terça-feira, conforme mostra a pauta do TRE. Há poucos dias, a prefeita Carmelita disse que confia na Justiça do Piauí, mas admitiu que está preocupada com o processo.

LEIA TAMBÉM:
Prefeita: "Justiça do Piauí ainda tem homens sérios"

Juiz manda pautar julgamento

Julgamento que agita bastidores

Polícia Federal periciou provas

Notícias relacionadas
PF FAZ BUSCAS NA CASA DO GOVERNADOR DO RIO
PF FAZ BUSCAS NA CASA DO GOVERNADOR DO RIO
PRIMEIRAS ALTAS
PRIMEIRAS ALTAS
PARA BOLSONARO, IMPRENSA MUNDIAL É DE ESQUERDA
PARA BOLSONARO, IMPRENSA MUNDIAL É DE ESQUERDA
VEREADOR CRITICA DECISÃO QUE FAVORECE REDE DE SUPERMERCADOS
VEREADOR CRITICA DECISÃO QUE FAVORECE REDE DE SUPERMERCADOS