DOUTOR PESSOA: O INCONFIÁVEL VIRA-CASACA

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), anunciou nessa segunda-feira (10/10) o apoio a o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) que disputa o segundo turno das eleições presidenciais contra a reeleição do candidato Jair Bolsonaro (PL). A nova postura contraria as decisões do próprio prefeito que nos últimos anos foi um defensor do atual governo de Jair Bolsonaro (PL).

Figura irreverente de Doutor Pessoa tem se contraposto com as decisões e intrigas políticas proporcionadas pelo prefeito da capital (foto: Jailson Soares/ PD)

A decisão de Doutor Pessoa corrobora para sua fama no meio político de “não honrar compromissos”. 

Logo no primeiro semestre de 2021, após ser eleito prefeito de Teresina com todo apoio e estrutura do MDB, o prefeito começou os desentendimentos com a sigla que culminaram com a desfiliação em abril de 2022.

Apesar do desejo latente da população por mudanças na administração da capital, a campanha de Pessoa para Prefeitura iniciou ainda em 2019, quando o então deputado e presidente da Alepi, Themístocles Sampaio (MDB), convocou a imprensa para anunciar a pré-candidatura de Doutor Pessoa e Robert Rios. Aposta arriscada na época, tendo em vista que ambos havia saído derrotados das últimas eleições e com desconfianças do próprio partido. 

E até que estavam certos os emedebistas: Pessoa deixou o partido antes da metade de sua gestão na capital. Já Themístocles conseguiu seu propósito maior, o de ser eleito vice-governador na chapa do PT nas eleições de 2022.

Após dar todo apoio e idealizar campanha de Doutor Pessoa à Prefeitura de Teresina, Themístocles viu o prefeito eleito arranjar confusão e sair do partido (foto: Jailson Soares/ PD)

Ainda em 2018, quando Doutor Pessoa se candidatou e perdeu a eleição para o Governo do Piauí contra a reeleição de Wellington Dias (PT), chegou a dizer à imprensa que “o Bolsonaro é o melhor para o Brasil neste momento, por isso eu voto nele. Dr. Pessoa é Bolsonaro", afirmou.

PESSOA COM BOLSONARO

Quem não lembra que logo após ser eleito prefeito, Doutor Pessoa correu para Brasília em busca de recursos, por lá, pousou para inúmeras fotos com o presidente Jair Bolsonaro e com seu vice Hamilton Mourão (Republicanos). Foi através da boa relação em Brasília que o prefeito conseguiu a presidência do Republicanos do Piauí para seu filho, João Duarte – o Pessoinha, e acomodou seus aliados na sua nova sigla.

Desde 2020, relação de Doutor Pessoa com Bolsonaro e o ministro Ciro Nogueira tem sido muito próxima (foto: reprodução)

Mais recente, foi por intermédio do Governo Federal que Doutor Pessoa conquistou um empréstimo de R$ 500 milhões para Prefeitura, via Banco do Brasil. Há quem diga, que essa transação teve forte apoio do atual ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), que agora parecer ser mais um dos traídos por pessoa, junto com o presidente Bolsonaro.

Doutor Pessoa esteve várias vezes em Brasília e se reuniu com o presidente em busca de apoio à sua gestão (foto: reprodução)

VIRA CASACA

Já nas eleições de 2022, bastou o grupo liderado pelo ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT) e o governador eleito Rafael Fonteles (PT) vencer as eleições para mais quatro anos à frente do Governo do Estado, que Doutor Pessoa resolveu mudar seu voto e declarar apoio a eleição do ex-presidente Lula (PT).

Após conversa com a governadora Regina Sousa, o Prefeito Doutor Pessoa 'resolveu' apoiar a campanha de Lula para presidente (foto: redes sociais)

Ainda no primeiro turno, Doutor Pessoa declarou que não apoiaria nenhum dos candidatos ao Governo do Piauí, mas que para presidente votaria na reeleição de Jair Bolsonaro e foi isso que fez. Porém, após a eleição no Governo do Piauí ser definida no primeiro turno com a vitória do PT, Doutor Pessoa tratou de se aproximar da governadora Regina Sousa (PT) e disse que mudaria seu voto, passando a apoiar a candidatura de Lula (PT).

“Hoje me reuni com a Governadora Regina Sousa, o Governador eleito Rafael Fonteles e lideranças do Partido dos Trabalhadores para anunciar que no segundo turno, o meu total apoio é para o presidente Lula, pois acredito na sua história, na sua luta e nos feitos por nossa gente, e também porque acredito nas suas propostas para o nosso país”, público Doutor Pessoa em seu perfil na rede social.

Com direito a boné e bandeira do PT, prefeito de Teresina abandona Bolsonaro e passa a apoiar Lula (foto: redes sociais)

Dias atrás, também pelas redes sociais, a primeira-dama de Teresina, Sâmara Conceição, já havia feito a maior festa pela vitória do PT no Piauí. (veja vídeo!)

ERROU O VOTO

Atualmente, com uma gestão marcada por diversos problemas sem soluções, como o transporte público ineficiente e a falta de insumos na Saúde, o Prefeito de Teresina enfrenta uma desaprovação de sua administração. Com isso, é notório que vários políticos evitaram o apoio explícito de Doutor Pessoa nessas eleições de 2022. Talvez, por conta disso, o próprio PT não esteja contando com uma avalanche de votos trazidos pelo atual gestor e nem mesmo o próprio voto de Doutor Pessoa.

Vale lembrar quem em 2018, quando então candidato ao Governo do Piauí Doutor Pessoa fez o maior auê na sua sessão de votação ao declarar que ao confirmar seu voto sua foto não apareceu na urna e nem a do candidato ao Senado, Frank Aguiar. Felizmente, na época, apesar de ser contra legislação eleitoral, uma equipe de TV filmou o voto de Doutor Pessoa e mostrou que o candidato votou errado ao digitar de forma equivocada o próprio numero e o do candidato Frank Aguiar, anulando ambos os votos.


Vídeos da TV MN, publicados pelo portal Oitomeia

Dessa forma, não dá pra confiar que o Prefeito Doutor Pessoa trará votos para Lula ou pelo menos o seu próprio voto.


Comente aqui