ESPOSA DE DOUTOR PESSOA PROVOCA SÍLVIO MENDES

A vitória de Rafael Fonteles, o candidato do PT, para o Governo do Piauí, agradou não só os próprios petistas e partidos da base aliadas, mas também os que, em tese, se mantiveram com "apoio oculto" durante o processo eleitoral. Nesse último grupo está parte do Republicanos Piauí, comandado no Estado pelo prefeito de Teresina, Doutor Pessoa.

Primeira-dama do município faz vídeo e reascende rivalidade entre a gestão do marido e grupo de oposição que ocupou a gestão municipal (foto: redes sociais)

Antes do início do período oficial de campanha eleitoral, o prefeito Doutor Pessoa disse à imprensa que o partido não iria apoiar nenhum dos candidatos ao governo do Piauí e que ficaria neutro durante o período, trabalhando apenas para a eleição dos proporcionais do partido (os candidatos a deputado estadual e Federal).

Pois bem, a recomendação do prefeito parece não ter sido seguida em sua própria casa. Um vídeo viralizado nas redes sociais mostra a esposa do prefeito, Samara Conceição, comemorando aos gritos a vitória do candidato Rafael Fonteles. “Toma essa Sílvio Mendes, iuuu, Rafael, Rafael”, diz Samara.

INSIGNIFICANTE

Durante o período eleitoral, Sâmara, com a ciência de Doutor Pessoa, escancarou a preferência pelos candidatos ex-vereador Joninha (candidato a deputado estadual) e o empresário Thiago Duarte (candidato a deputado Federal). A pretensa eleição dos dois candidatos serviria para mostrar a força  de Pessoa na cidade de Teresina. Mas nenhum dos dois foi eleito e mesmo com o apoio da gestão, nem tiveram um desempenho que surpreendesse. 

O resultado ruim deles foi o mesmo conquistado por quase todos os outros Republicanos, com exceção do presidente da Câmara de Teresina, vereador Jeová Alencar (Republicanos), que se elegeu deputado estadual, sendo o mais votado da capital. 

É bom que se diga, sem tanta ajuda do prefeito Doutor Pessoa. Pelo contrário, a boa votação de Jeová o colocou no patamar de pretensos candidatos a prefeito de Teresina nas eleições de 2024, até mesmo contra Doutor Pessoa. 

O prefeito foi insignificante nessas eleições.

Samara participou ativamente da campanha de Thiago Duarte a deputado Federal, que obteve pouco mais de 19 mil votos, sendo apenas 9.491 em Teresina (foto: reprodução)

DIVERGÊNCIAS

Além disso, não é segredo para ninguém, que o grupo político que representa Sílvio Mendes (União Brasil) é adversário político da atual gestão municipal. Porém, o candidato pouco citou a atual gestão da prefeitura em sua campanha para o Governo, deixando de lado qualquer ataque. Além disso, o ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), principal apoiador da candidatura de Sílvio Mendes, é quem tem ajudado a gestão de Doutor Pessoa a conseguir empréstimos milionários junto ao Governo Federal. Dinheiro esse que servirá para realização e conclusão de obras na capital que poderão dar um alívio à criticada Administração Municipal.

A reação da primeira-dama a vitória de Rafael Fonteles pode apagar o cachimbo da paz entre situação e oposição na capital, pressionando politicamente a gestão de Doutor Pessoa, que já enfrenta problemas com a população. Tendo em vista que o teresinense tem se mostrado descontente com os problemas do transporte público, limpeza pública, falta de insumos nas unidades de saúde e atrasos nas entregas de obras pela atual gestão. 

Vale lembrar, ainda, que passado esse período eleitoral e iniciado o ano de 2023, todas as atenções políticas deverão se voltar para as eleições municipais de 2024. Por ser a maior do Estado, a Prefeitura de Teresina será cobiçada não só pelo grupo do ex-tucanos, mas também pelo PT, que voltou a ganhar o Governo do Estado e sabe da força conquistada com essa eleição e, dificilmente, apoiará uma reeleição de Doutor Pessoa. 

Agora, também, é esperar se a comemoração de Sâmara será a mesma caso o candidato a presidência Lula (PT) seja eleito. Vale lembrar, que o prefeito Doutor Pessoa é apoiador fiel ao atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) a quem já lhe garantiu a liberação dos empréstimos. 

Dessa forma, qualquer que seja o resultado, a festa já tá garantida na casa do prefeito da capital.  

Que ilusão. 

Comente aqui