Ainda acredito que Cinéas vai aceitar

Esta humilde coluna está realmente prestigiada. Há um bom número de leitores que a acompanham e comentam quando nos encontramos. Outros, acabamos sabendo ao acaso. Há ainda os que aleatoriamente vêm aqui e deixam seus comentários. De uma forma ou de outra, sinto-me satisfeito pela atenção. No final da história, a única coisa que um escriba realmente quer é ser lido.

Não sei em que categoria o ilustre livreiro, poeta, empresário, editor, professor Cinéas Santos, se encaixa. Mas, de qualquer forma, mesmo que tenha sido de forma aleatória, quero agradecer pela leitura do texto publicado hoje: Bastidores da eleição do Conselho de Cultura do Piauí. Como vocês podem ler no final da página destacada no link, há um comentário do Dom Quixote de Caracol.

Transcrição de comentário de Cinéas Santos

Do jeitinho e no formato que foi escrito, sem tirar nem por, eis o que deixou no facebook da página desta coluna, o nobre professor Cinéas: "Tito,meu prezado,aos 67 anos de idade,posso orgulhar-me,entre outras coisas, de nunca ter pedido nada a político algum.Não iria começar a fazer isso agora. Deixei claro,em mais de uma oportunidade,que já cumpri o meu papel no Conselho.Quanto à conversa com o governador na porta do Theatro 4 de Setembro, foi apena para comunicar-lhe que, a pedido do Deputado Fábio Novo, fiz contato com o Dr. David Cortelazzi,proiprietário do REX,e meu amigo. Dr. David demosntrou o maior interesse em negociar o imóvel com o Estado. Como você pode ver, eu não estava pedindo nada,mas tentando fazer algo relevante para a cultura do Piauí. Confira, se o desejar, com Fábio Novo.Nada ale´m."

Print da caixa de comentários da coluna

Resposta ao comentário

Bem, com todo o respeito, agradecendo ao "meu prezado", ilustre professor Cinéas Santos, em lugar nenhum do texto há qualquer afirmação que o senhor foi ao governador na tarde de ontem, 7, que esteve em visita às obras do Theatro 4 de Setembro, para pedir alguma coisa para si. Nem mesmo pedir alguma coisa seja para quem for. Mas, mesmo que não tenha ido, que mal tem em pedir algo ao governador?

Mas acredito em suas palavras de um homem honrado do alto de seus 67 anos. Não há necessidade de ligar ao deputado Fábio Novo para confirmar o que escreveu. Suas palavras me bastam e creio realmente no que deixou escrito. Aproveito para dizer que comentei sobre sua presença na tarde de ontem no Theatro para ilustrar sua coesa relação de amizade e confiança com o governador. Quanto a isso, o senhor há de convir que não tem como negar. Sua amizade com Wellington Dias é estreita e de longos anos.

Cinéas não quer mais o Conselho

Sinceramente, se o senhor Cinéas Santos realmente não quer mais ser conselheiro de Cultura, só quem sai perdendo é o Piauí. De conhecimento enciclopédico, divertido, bem-humorado e sensato, tudo isso na mesma pessoa, será uma grande baixa para o órgão. Justamente agora quando vai passar a uma nova fase.

Os amigos Cinéas e Wellington (reprodução/internet)

Quando o CEC torna-se deliberativo, com a saída de Manoel Paulo Nunes, Cinéas passa a ser o decano da casa. Com grandes chances de ser o presidente dos conselheiros, vai deixar passar tão bela oportunidade? Sinto muito, meu prezado (devolvendo o cumprimento) professor, mas sua justificativa de "já cumpri o meu papel no Conselho" soa lamentavelmente para quem milita no segmento cultural. Que pena!

Espero que o senhor mude de ideia. Repense. Faça um sacrifício e doe um pouco mais de seu tempo, disposição e conhecimento privilegiado para a Cultura do Piauí. Esbelto, cheio de energia, no auge de sua capacidade criativa, cada vez mais evidente nos poemas que publica no facebook, que acompanho sempre e atentamente. Comandando um programa de TV, um dos melhores do meio cultural, e cada vez mais espirituoso, seria realmente lastimável não tê-lo no CEC.

Ainda acredito que Cinéas vai aceitar

Eu, se fosse o governador, certamente iria insistir para que o professor Cinéas Santos repensasse e aceitasse retornar ao Conselho de Cultura. Aliás, se eu conheço um pouco o WD, ele vai fazer isso. Se já não ou fez ou vem fazendo, vai fazer. Como dois e dois são quatro, aposto com quem quiser que o governador Wellington Dias vai convidar, ligar e repetir: "Meu irmão, vamos lá, preciso de você no Conselho".

E mais, diante de tanta insistência. Do governador. De muitas pessoas próximas a ele. Dos que fazem parte do grupo que promove o famoso sarau "Amigos do Cinéas". Até mesmo deste escrivinhadorzinho, ele vai acabar balançando. Quem sabe reconsidere sua conhecida postura intransigente de homem de uma palavra só e acabe aceitando. Quem sabe veremos o retorno triunfal de Santos ao CEC.

Cinéas Santos no programa "Feito em Casa", na TV Cidade Verde (reprodução/internet)

Ainda acredito que ele, mesmo com seu conhecido jeito turrão, vai acabar amolecendo e vai sim voltar atrás. Se o professor realmente afirmou que não quer mais compor o CEC, qual o problema de voltar atrás? "Deixei claro,em mais de uma oportunidade", pra mim isso é uma bobagem. Se disse, desdiga. Eu e mais um bocado de gente aposta que o senhor vai voltar a compor o CEC. E em nada vai ferir sua reputação e biografia se rever sua decisão.

Que história é essa sobre o Cine Rex?

Bem, no meio de toda essa história, tem outra que apareceu e agora causou um bocado de curiosidade. Tenho certeza que em todo mundo que vivencia o dia a dia da cultura mafrense, especialmente aqui na capital. O Cine Rex, pomposo espaço onde funcionou o antológico cinema, já foi de tudo nos últimos anos.

Também já esteve bem próximo de passar às mãos do estado. Existem vários projetos com finalidades diferentes para que o velho Rex torne-se de museu a escola de cinema. Entre os citados e mais um monte de possíveis outros fins, sempre emperrava quando o valor do imóvel era posto na mesa de negociações.

Lembro-me que há cerca de dez anos, o valor pedido pelo proprietário era de cerca de R$ 5 milhões. Uma grana preta naquela época. Quanto será que o dono do Rex deve estar pedindo atualmente? Deve ser bem mais. Muito mais. Bom, vou ficar devendo essa e vou logo me comprometendo que vou me esforçar para descobrir que história é essa. Se o Rex está sendo negociado com o Estado, vamos descobrir. Valeu, professor Cinéas, pela preciosa informação! Ah, já estou lançando uma tag: #aceitacineas

O imponente Cine Rex está em negociação com o governo (reprodução/Portal AZ)

Comente aqui