Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
OAB-PI PEDE INTERDIÇÃO DO ZOOBOTÂNICO

APÓS DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO DENUNCIAREM DESCASO DO GOVERNO ESTADUAL COM O PARQUE, ENTIDADE PEDE INTERDIÇÃO IMEDIATA DO LOCAL

26/11/2019 12:53 - Atualizado em 26/11/2019 14:19

Parque está com estrutura bastante deteriorada (Foto: Reprodução/Facebook)

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, pediu a interdição imediata do Parque Zoobotânico de Teresina, localizado na Zona Leste da capital. A situação estrutural, o abandono do parque e a falta de segurança são as principais motivações para o pedido de intervenção.

O pedido de interdição acontece depois que deputados estaduais da oposição visitaram o local e flagraram as condições precárias da unidade. Recentemente, os deputados Gustavo Neiva (PSB) e Teresa Britto (PV) foram até o local. Os relatos são de descaso e abandono por parte do Governo do Estado, responsável pela manutenção do parque.

"Depois de várias denúncias e de reportagens fomos verificar in loco a problemática. O parque encontra-se com bombas deterioradas, alguns animais já fugiram, jaulas danificadas e qualquer consumidor que chegue àquele parque e paga a taxa na entrada, tem direito à segurança, que deve ser garantida pelo poder público", explica José Augusto, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI.

Deputados da oposição estiveram no local semana passada (Foto: Reprodução/Facebook)

Para José Augusto, a preocupação, enquanto Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, é zelar pela qualidade do serviço que deveria ser proporcionado pelo Governo no parque. "Estamos oficiando o Ministério Público e o Ibama para que façam uma vistoria no parque e, diante de um laudo técnico, seja requerida sua intervenção", afirma.

MAUS TRATOS

Neste mês de novembro, a lagoa do Parque Zoobotânico secou por conta de um problema na bomba d'água. De acordo com a presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Piauí, Juliana Paz, denúncias chegam diariamente aos membros da comissão, relatando a situação dos animais que estão no parque.

"Além disso, os abrigos dos animais estão quebrados, o ambulatório veterinário está abandonado, a casinha para a proteção dos macacos está sem cobertura, o que se tornará um problema ainda maior durante o período chuvoso", explica.

Estrutura antiga aparenta estar sem manutenção (Foto: Reprodução/Facebook)

Para Juliana Paz, é preciso que os órgãos de fiscalização se dirijam até o Zoobotânico para melhorar a situação dos animais. "Nós, enquanto representantes da OAB Piauí, estaremos sempre atentos e trabalhando para que todos tenham seus direitos garantidos", afirma.

OUTRO LADO

Procurada pelo Política Dinâmica, a secretária estadual do meio ambiente, Sádia Castro, reconheceu os problemas no Parque Zoobotânico e disse que o local está precisando de uma revitalização. Sádia informou que a Semar já fez um levantamento e um projeto do que precisa ser feito para revitalizar o espaço. Segundo ela, o processo está na Procuradoria Geral do Estado para autorização de contratação de uma empresa para executar os serviços.

Sádia disse que  pretende melhorar as vias de acesso, as trilhas, a segurança do local, o muro, os recintos dos animais, a iluminação, o fornecimento de água e energia e fazer a regularização dos barraqueiros que trabalham no local. Ela mencionou que a Semar já havia sido chamada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) para proceder melhorias no local e que está dentro do prazo estipulado para tocar as obras no local.

Demonstrando interesse em ver o local revitalizado, Sádia, que assumiu há alguns meses o comando da Semar, destacou que o Zoobotânico faz parte da memória afetiva das pessoas da cidade e que todos precisam contribuir para ajudar na manutenção do local. A Semar, garante ela, está atenta às melhorias que, inegavelmente, precisam ser feitas no parque.

LEIA TAMBÉM:
Nem macaco aguenta descaso

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
PROJETO DE FLÁVIO NOGUEIRA CHAMA ATENÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA
PROJETO DE FLÁVIO NOGUEIRA CHAMA ATENÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA
PARA THEMÍSTOCLES, FOI TUDO NORMAL
PARA THEMÍSTOCLES, FOI TUDO NORMAL
CÍCERO MAGALHÃES PENSA DIFERENTE
CÍCERO MAGALHÃES PENSA DIFERENTE
DEU 24: REFORMA DA PREVIDÊNCIA É APROVADA
DEU 24: REFORMA DA PREVIDÊNCIA É APROVADA