FRANZÉ REBATE CIRO: “ASSESSORIA NÃO PASSOU OS DADOS PARA O SENADOR”

Franzé rebate constatação de Ciro (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Franzé Silva (PT) contestou nesta quarta-feira (15) declarações do senador Ciro Nogueira (Progressistas) sobre a necessidade do Governo do Piauí reduzir o tamanho da máquina estadual. Ex-secretário de Fazenda e de Administração nos governos anteriores de Wellington Dias (PT), Franzé diz que o Piauí tem uma das máquinas administrativas mais baratas do país e sugeriu que a assessoria de Ciro Nogueira não passa os dados reais para o senador.

"Fui secretário de Fazenda e da Administração e participei de fóruns nacionais, tendo a oportunidade de discutir estruturas, custos e operacionalidade das máquinas dos Estados brasileiros. O modelo de estrutura da máquina administrativa do Piauí e de mais nove Estados é a divisão de tarefas e funções no modo especialista, enquanto que os demais adotam o modelo generalista. O que diferencia um do outro é a eficiência e o custo. Não adianta um quantitativo pequeno de órgãos e um alto custo operacional", argumentou.

De acordo com Franzé, o tamanho da máquina nem sempre define o seu custo. É nesse ponto que, segundo ele, a equipe de Ciro Nogueira e sua assessoria se enganam. 

"O Piauí tem 58 unidades gestoras e é uma das cinco unidades da Federação com o menor gasto de custeio e despesa de pessoal com comissionados. A folha de comissionados do Piauí não chega a 3%. Há estados com 15 unidades gestoras com o custo de pessoal comissionado extrapolando 15% do total da folha. Respeito o posicionamento do senador, mas acredito que sua assessoria não lhe passou os dados do custo da máquina administrativa do Piauí", afirmou.

Para Franzé, alguns Estados têm poucas secretarias, mas passam apenas a impressão de que possuem uma máquina reduzida. "Alguns Estados têm poucas secretarias e diversos órgãos vinculados, o que dá a falsa impressão de uma máquina 'enxuta', com um alto custo de funcionamento e baixa eficiência. Boa parte desses Estados está com um baixo investimento e com salários atrasados. Esse não é o caso do Piauí.", garantiu.

GOVERNO FOGE DO ASSUNTO

O Política Dinâmica também procurou o Governo do Estado para comentar as declarações de Ciro Nogueira. A resposta foi curta e evasiva.

"O Governo do Estado informa que está tomando todas as medidas possíveis para manter o equilíbrio financeiro e continuar fazendo os investimentos necessários ao combate da Covid-19".

Comente aqui