A CULPA É DO GOVERNO FEDERAL

Abreu joga responsabilidade para a União (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Fábio Abreu (PR), que vai voltar à Secretaria de Segurança Pública do Piauí, jogou a culpa no governo federal quando questionado nesta sexta-feira (15) pelo Política Dinâmica sobre o avanço desenfreado das drogas nas pacatas cidades do Piauí. Segundo ele, não se pode culpar o Estado por esse problema, mas sim a União.

"Eu tenho insistido em dizer que o problema de segurança pública não é somente do Estado. Historicamente o governo federal usou esse argumento para jogar a responsabilidade para os Estados. Tenho visto algumas entrevistas do presidente Bolsonaro onde ele diz que a responsabilidade é dos Estados. Não é. A responsabilidade é da União. Quem é responsável para combater o tráfico de entorpecentes? É a Polícia Federal. Quem está fazendo é a polícia estadual e as pessoas têm a ideia de que a obrigação é da polícia nos estados", argumentou.

Para reforçar o argumento, Abreu afirmou que, para a polícia estadual fazer alguma ação de combate ao tráfico de drogas, é necessário um convênio entre o Estado e a Polícia Federal. Segundo ele, algumas drogas que estão espalhadas pelos municípios não são produzidas no Piauí e por isso é preciso reforçar a fiscalização nas fronteiras do País.

"É uma responsabilidade deles. Eles têm condições [de dar conta de tudo]? Claro que não. É aí onde entra a questão do governo federal também financiar a segurança pública em conjunto com os Estados. Crack e cocaína não são produzidos no Piauí. Elas vêm de fora do Brasil. É preciso ser forte nas fronteiras", concluiu Abreu, que vai voltar ao cargo de secretário, posto que deixou ano passado para disputar a reeleição de deputado federal.

Leia também:
O medo toma conta dos rincões

Comente aqui