SÍLVIO E RAFAEL NA BUSCA PELOS INFIÉIS

Com 52.858 mil eleitores, o município de Picos é o terceiro maior do Estado em número de eleitores, ficando atrás apenas de Teresina (589.264 eleitores) e Parnaíba (109.822). Por conta disso, os dois candidatos que lideram as pesquisas de intenções de voto para o Governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil), tem disputado as lideranças do município e duelado por apoios que, até pouco tempo, eram oposições aos seus partidos e estariam em times opostos.

Rafael e Sílvio disputam aliados na cidade de Picos que tem o terceiro maior número de eleitores no Estado (foto: reprodução)

Até o início do ano, a candidatura do grupo de Sílvio Mendes teria na cidade o apoio da Prefeitura com o prefeito Gil Paraibano do PP e da vice-prefeita de Picos, Xandú Neri (PP). Mas, antes do início do pleito Xandú, que é filha do ex-prefeito Zé Neri, mudou para o PT e passou a apoiar Rafael Fonteles, junto com seu irmão o deputado estadual Nerinho (PT). Já o candidato a vice-prefeito de Picos em 2020, doutor Gutemberg Rocha (MDB) que disputou a gestão municipal na chapa liderada pelo candidato Araujinho (PT), sogro de Rafael Fonteles, deixou, recentemente, o grupo petista e aderiu a campanha de Sílvio.  

TIME DE RAFAEL EM PICOS

Na cidade modelo, o time do candidato Rafael Fonteles (PT) tem o maior número de lideranças e conta com pelo menos três deputados estaduais com mandatos com uma boa capilaridade boa de votos na região. São eles o deputado estadual Pablo Santos (MDB – disputa o terceiro mandato) que é filho do ex-deputado Warton Santos (sete vezes eleito deputado estadual), o deputado estadual Severo Eulálio (MDB – disputa seu terceiro mandato) filho do ex-prefeito de Picos e ex-deputado estadual por oito mandatos Kleber Eulálio (atualmente, conselheiro do TCCE-PI).

Time de Rafael Fonteles conquistou apoio de três deputados com mandatos em Picos (foto: ascom)

Além desses dois parlamentares, Rafael tem o apoio do deputado estadual Nerinho (PT – busca seu sexto mandato), filho do ex-prefeito de Picos e ex-deputado Zé Neri. Nerinho também é irmão da atual vice-prefeita de Picos Xandú Neri (PT) que disputa uma cadeira a deputado Federal.

Somando a votação das últimas eleições (2018) somente os deputados estaduais Nerinho, Pablo Santos e Severo Eulálio conquistam 16.464 votos dos eleitores da cidade de Picos. Outro dado importante é o fato de que o sogro do candidato Rafael Fonteles concorreu ao cargo de prefeito de Picos em 2020, o Araujinho (PT). Na ocasião, Araujinho tinha como seu candidato a vice-prefeito o conhecido médico Gutemberg Rocha (MDB), mas obtiveram 16.725 votos (40,37% do eleitorado) perdendo a prefeitura para o atual prefeito Gil Paraibano (PP) que obteve 21.531 votos (51,96%), sendo eleito para o seu terceiro mandato como prefeito de Picos.

Rafael Fontes aposta na popularidade do sogro Araujinho que disputou as eleições para prefeito de Picos em 2020 (foto: ascom)

A última adesão à campanha de Rafael em Picos foi anunciada nessa terça-feira (30/08) através do PDT do município. O presidente municipal do PDT, Glauber Silva, destacou que todo o PDT de Picos marchará com Rafael. O anúncio é antagônico a decisão do PDT estadual, liderado pelo vereador de Teresina Evandro Hidd, que já declarou apoiou do partido à Sílvio Mendes.

GRUPO DE SÍLVIO MENDES

Sem o apoio de nenhum deputado estadual com mandato na cidade de Picos, o grupo do candidato Sílvio Mendes tem conseguido equilibra-se na disputa de votos na região com a ajuda do principal “interlocutor” da campanha do União Brasil no Estado, o ministro-chefe da Casa Civil e senador, Ciro Nogueira (PP). O senador foi, também, um dos principais incentivadores da eleição do atual prefeito Gil Paraibano e conta com o apoio da gestão municipal para eleger seu candidato ao Palácio de Karnak.

Grupo de Sílvio Mendes tem o apoio da atual prefeitura do município e dois candidatos a deputado estaduais com maior capilaridade de votos na região (foto: ascom)

Dentro do grupo de Gil Paraíbano e Silvio Mendes em Picos há a suplente de deputada estadual Belê Medeiros (PP), sobrinha do prefeito Gil Paraibano que foi a segunda candidata a deputado estadual mais votada em Picos nas eleições de 2018 somando 6.776 votos. Mas, nesta eleição Belê e "toda" Prefeitura de Picos aposta na candidatura a deputado estadual de Aldo Gil (PP), filho do prefeito Gil Paraibano. Além dele, o grupo de Sílvio conta com o apoio do candidato a deputado Federal R.Sá Filho (União Brasil) que já foi candidato a vice-governador e é filho do empresário picoense R.Sá.

Candidato a deputado estadual Aldo Gil e o seu pai, Gil Paraibano, prefeito de Picos são aposta de votos à Sílvio Mendes em Picos (foto: ascom)

Uma outra adesão concretizada pelo grupo de Sílvio em Picos foi com o ex-prefeito da cidade pelo PT Padre Walmir, que deixou o grupo petista nas eleições de 2020 após divergências com o então candidato a prefeito de Picos, Araujinho (PT). 

Gutenberg Rocha ao lado de Araujinho e Rafael Fonteles durante campanha à Prefeitura de Picos em 2020 (foto: ascom)

Na cidade, o último apoio conquistado e comemorado pelo grupo de Sílvio Mendes foi o do candidato a deputado estadual do MDB Gutemberg Rocha. O médico picoense é figura importante nas eleições municipais da cidade e na última eleição de 2020, era o candidato a vice-prefeito na chapa de Araújinho (PT), sogro do candidato Rafael Fonteles (PT).

Médico Gutemberg Rocha do MDB deixou apoio a Rafael Fonteles e anunciou adesão ao grupo de Sílvio Mendes nessa última segunda-feira (29/08)

Por conta da ida de Gutemberg para o grupo da candidatura de Sílvio, líderes do MDB que compõem a chapa do candidatura ao governo de Rafael tendo como candidato a vice-governador Themístocles Filho (MDB), já estudam uma punição ao infiel. 

Comente aqui