EX-PETISTA ADERE À SÍLVIO MENDES

Uma recente liderança do PT na cidade de Picos (PI) Padre Walmir (sem partido) revelou que vai apoiar os nomes do pré-candidato ao governo Sílvio Mendes (União Brasil) e do pré-candidato ao senado Joel Rodrigues (PP) para as eleições de 2022.

Aumentando desavença com ex-partido, Padre Walmir volta apoiar oposição ao grupo do PT em Picos (Foto: redes sociais).

O anúncio do ex-prefeito de Picos (2015 a 2020) caiu como uma bomba dentro do MDB. Vale lembrar que o ex-gestor já estava descontente com o PT desde as eleições municipais de 2020, quando o empresário Araujinho, sogro do ex-secretário Rafael Fonteles, decidiu deixar o PSD e outorgar sua candidatura à Prefeitura de Picos pelo PT de Walmir. Com apoio do então governador Wellington Dias (PT), Padre Walmir teve que desistir do seu desejo de apoiar o nome da secretária Maria Santana como sua sucessora.

Antes mesmo da eleição de 2020, Padre Walmir decidiu romper com seu partido o PT. Porém, para as eleições de 2022, o MDB que compõe a chapa do PT na disputa ao governo, conseguiu que Walmir declarasse seu apoio à dois deputados emedebistas. São eles o deputado estadual Severo Eulálio e o deputado Federal Marco Aurélio Sampaio (filho de Themístocles Sampaio) que buscam a reeleição.

ESTELIONATO ELEITORAL

O mundo político, sim, dá muitas voltas. Nas eleições de 2016, quando foi reeleito prefeito de Picos, o Padre Walmir foi acusado por Ciro Nogueira de ter sido favorecido por um "estelionato eleitoral" praticado pelo Governo do Estado. Segundo o senador, pouco tempo antes das eleições, a gestão de Wellington Dias (PT) asfaltou dezenas de ruas de Picos, favorecendo o candidato do PT contra o candidato do Progressistas, Gil Paraibano, que perdeu a eleição na época, mas venceu em 2020. 

Curiosamente, Ciro decidiu apoiar a reeleição de Wellington Dias em 2018, quando ele mesmo fez parte da mesma chapa majoritária. 

INCOERÊNCIA

Essa adesão de Padre Walmir ao grupo oposicionista de Sílvio Mendes e Joel pode fazer com que haja o rompimento dele com os deputados emedebista que buscam a reeleição tendo como base a chapa do PT de Rafael Fonteles, inimigo do Padre.

Sílvio Mendes e o Progressistas buscam ampliar número de aliados na macrorregião de Picos. (foto: redes sociais).

 Com a chegada do Padre Walmir, o grupo de Sílvio se fortifica em Picos, tendo em vista que já possui o apoio do atual prefeito Gil Paraibano (PP). Outros políticos da região como os prefeitos de Paquetá Clayton e de Bocaina Erivelto, o pré-candidato a deputado Thales Coelho, a ex-vereadora Fátima Sá e os vereadores Eriberto Barros e Filomeno Portela, já declararam apoio à Sílvio.

Comente aqui