PDT PODE PUNIR ENZO SAMUEL

O PDT Piauí tenta a todo custo sabotar a adesão do vereador de Teresina Enzo Samuel (PDT) às campanhas de Rafael Fonteles (PT) ao Governo do Piauí e de Wellington Dias (PT) ao Senado. O partido anunciou no último dia 22 de julho que vai apoiar oficialmente a campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) e de Joel Rodrigues (PP), ao Governo e ao Senado, respectivamente. (veja matéria!)

Porém, a permanência do maior nome do partido no time governista tem constrangido os atuais donos do PDT. Tudo porque ele, além de vereador é o futuro presidente da Câmara de Teresina para o biênio 2023-2024, eleito antecipadamente num movimento do atual presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos), principal cabo eleitoral da campanha de Sílvio na capital.

Por conta disso, o próprio presidente estadual do PDT, vereador Evandro Hidd, disse que o partido tentará convencer o colega Enzo a apoiar pelo menos a campanha ao Senado de Joel Rodrigues (PP).

Nem aí para pressão: Enzo conversou com os colegas de partido e de Câmara, mas já parece ter decidido seu apoio majoritário ao PT (foto: reprodução)

Na manhã desta quinta-feira (28/07), a cúpula do PDT e o presidente da Câmara Jeová Alencar se reuniram com Enzo para tentar, sem sucesso, convencê-lo do apoio a Joel Rodrigues. Mesmo que em tese esteja traindo o próprio partido, e haja previsão partidária interna para punição, dificilmente Evandro Hidd se atreveria a isso. O presidente do PDT é um dos sócios do coordenador da campanha de Rafael Fonteles, o também advogado Chico Lucas, ex-presidente da OAB-PI.

Está tudo em casa.

Sobre o assunto, o vereador Enzo Samuel disse que não falará mais com a imprensa. “Não quero falar mais, estão fazendo uma novela e criando problemas usando meu nome”, retrucou na manhã de hoje aos jornalistas. E, após insistência, resumiu: “Estou com Rafael e Wellington!”.  

Enzo compareceu à convenção que oficializou as candidatura de Wellington e Rafael e posou para fotos com eles (foto: reprodução)

PARTIDO PODE PUNIR ENZO

Na convenção do PDT realizada no último dia 20/07, que oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência, o partido aprovou uma resolução que proíbe que seus membros façam propagando pró-Lula nas eleições deste ano. A resolução proíbe ainda que pedetistas façam propaganda para candidatos que não tenham sido aprovados pelas convenções nacional e estaduais do partido. 

(RESOLUÇÃO 02 DO PDT.pdf)

Cúpula do PDT no Piauí até ganhou cargo na chapa de Sílvio e Joel (foto: Jailson Soares/ PD)

Se for seguida à risca no Piauí, a resolução proibiria o vereador Enzo Samuel de fazer campanha para seus principais candidatos.

No próximo sábado, dia 30 de julho, o PDT deve indicar o pesado nome de Charles Silveira para a 1ª sulência de Joel Rodrigues. 

Não é, definitivamente, a melhor maneira de convencer alguém a votar nele. 

Comente aqui