GOVERNO, FUMDHAM E OUTROS ÓRGÃOS DISCUTEM GESTÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA

A vice-governadora Margarete Coelho durante abertura da reunião técnica para debater a gestão do Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: ASCOM | Facebook)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), cumpre agenda em São Raimundo Nonato para a Reunião Técnica para Conhecimento da Experiência do Parque Nacional Serra da Capivara, com a equipe do IPHAN e FUNDHAM na manhã desta terça-feira (24). Os debates vão até a próxima sexta-feira (27). A gestão, novas pesquisas e novas instalações estão na pauta do evento.

O evento conta com mesas-redondas e debates sobre o Parque e os dilemas enfrentados na sua administração, que chamaram a atenção do país no último ano e amplamente noticiado, inclusive a nível nacional. O Parque correu o risco inclusive de ser fechado. 

Em entrevista ao Política Dinâmica, Margarete contou que a situação do parque, em termos financeiros, “está resolvida, vamos dizer assim”. Segundo ela, os repasses do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que estavam interrompidos foram retomados, houve o retorno do patrocínio da Petrobrás, o governo do estado fez um convênio no valor de R$ 780 mil e está repassando as parcelas mensalmente para a administração do Parque. O valor foi bloqueado, a pedido da OAB, “em um momento que o parque passava por extrema carência de recursos”.

Margarete Coelho defende que a situação do Parque Serra da Capivara está melhorando (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Amanhã deve ser assinado um pacto de gestão compartilhada do Parque. Hoje a área é administrada pelo ICMBio, ligado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pelos repasses e servidores do Parque, em convênio com a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), administrada pela arqueóloga Niède Guidon.

A vice-governadora também disse que um fato novo ocorre nessa “nova fase” do Parque, que é a busca pela participação e contribuição dos municípios no entorno da área para a gestão do espaço, de modo a promover “uma rede de apoio ao parque”. 

O ministro da Cultura, Roberto Freire, chega amanhã (25) à São Raimundo Nonato e também estará presente nas reuniões, além da direção nacional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai financiar mais um espaço dentro do Parque, o Museu da Natureza, que vai abrigar a megafauna, com os resquícios de ossadas de animas ainda presentes na área.

_________________
LEIA TAMBÉM:
Niède desiste de Parque Serra da Capivara
Deputados federais defendem Parque Serra da Capivara

Comente aqui