NIÈEDE DESISTE DE PARQUE SERRA DA CAPIVARA

São Raimundo Nonato sofre com a instabilidade. Cinquenta mulheres já foram demitidas do parque. (Foto: Divulgação)

A mensagem encaminhada pelos técnicos do ICMBio à presidência da entidade comunicando a saída de Niède Guidon e o fechamento dos serviços do Parque Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, caíram como bomba no Ministério do Meio Ambiente. Hoje (17) pela manhã, em nota oficial, o Ministro Sarney Filho anunciou um repasse emergencial de um milhão de reais para garantir que os serviços continuem ativos.

A decisão de Nièede abandonar o trabalho que desenvolve no Parque se deu depois de determinação do Tribunal Regional Federal do Piauí, na segunda-feira (15), que impediu um repasse de verbas do Governo Federal para a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), que administra todo o local. O bloqueio teria sido solicitado por que o termo de parceria entre a ICMBio e a Fumdham, que garante repasses, está expirado desde 2015.

O Parque, que já teve quase trezentos funcionários ativos, hoje em dia não conta com mais de trinta pessoas atuando. Com a decisão de paralização de Nièede, os funcionários também deixaram de trabalhar.

A versão final sobre o assunto que é comentada em São Raimundo Nonato seria que o ICMBio não estaria mais interessado em fechar o convênio com a Fumdham, por incompatibilidade de interesses com o projeto de Nièede. A arqueóloga já se prepara para deixar o parque, e a notícia da verba emergencial ainda não havia chegado à ela até a hora desta postagem. 

Comente aqui