Governador por um dia

Por Mirian Teles


O governador Wellington Dias interrompe sua agenda oficial nos Estados Unidos nesta quinta-feira, 30, para participar de encontro de governadores com a Presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Wellington Dias passará menos de um dia no Brasil, mas terá que reassumir o governo, mesmo em Brasília.

Wellington Dias (PT) passará menos de um dia no Brasil, mas terá que reassumir o governo, mesmo em Brasília/Foto: Jaílson Soares/Politica Dinâmica

A governadora em exercício, Margerete Coelho (PP), transmitirá o poder ao titular do cargo. Depois do encontro com a Presidente, Wellington Dias, repassa o governo para a vice, retorna para os Estados Unidos, retoma sua agenda no exterior e só volta ao Piauí no dia 05 de agosto.

Governador Wellington Dias (PT) e Margarete Coelho (PP) durante transmissão de cargo no palácio de Karnak/Foto: Jaíson Soares/ Politica Dinâmica

A viagem de volta a Washington exigirá nova aprovação na Assembleia Legislativa do Piauí. O presidente da mesa diretora, Themístocles Filho (PMDB), comanda uma comissão de 10 deputados responsável pela condução do parlamento no recesso. Segundo Themístocles, essa comissão aprovará solicitação encaminhada pela secretaria de governo para o retorno do governador aos Estados Unidos. A reunião acontece hoje (29), no gabinete da presidência da Alepi.

O motivo da solicitação da presença do governador não ficou esclarecida, mas, segundo a assessoria de Wellington, Dilma teria afirmado que pontos específicos da reunião teriam que ser discutis com o próprio governador. A atual governadora em exercício, Margarete Coelho também deve se fazer presente à reunião.

REUNIÕES

Em Washington, o governador tem mantido diálogos com a finalidade de garantir operações de crédito para o Estado. Acompanhado do vice-presidente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para a região da América Latina e Caribe, Jorge Familiar, Wellington discutiu a liberação de recursos para investimentos no estado do Piauí em áreas específicas como meio ambiente, energia, distribuição de água e saneamento básico.

Comente aqui