Começaram a especular o provável substituto de Wellington Dias

A imprensa nacional repercute constantemente o incessante interesse, para não dizer pressão, do Centrão por cargos do primeiro escalão do governo Lula. Começaram falando do Ministério do Desenvolvimento, administrado por Wellington Dias (PT-PI), agora colocaram a Caixa Econômica Federal, Ministério dos Esportes e Funasa na lista de desejos dos “famintos”.

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social (foto: Jailson Soares | PD)

Por falar em Wellington Dias, as especulações sobre a sua saída do cargo de ministro evoluíram. Segundo a jornalista Carla Araújo, em matéria publicada na segunda-feira, 10, no UOL, o ex-governador piauiense poderá ser substituído pelo deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), de Pernambuco.

O prazo

A jornalista acrescentou dizendo que a expectativa é de que esse e outros desejos do Centrão sejam atendidos em agosto (deste ano) por Lula. 

Comente aqui

Mais um suplente do Progressistas cavando espaço na Alepi

O empresário Telmo Neves, vice-prefeito de Fartura do Piauí, pode ser o próximo suplente do Progressistas a ser efetivado como deputado estadual. A vaga ocupada por Gracinha Mão Santa (Progressistas) é a bola da vez. Telmo articula a “substituição” junto ao presidente presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira. 

Encontro com colegas de partido

Só esta semana o vice-prefeito se reuniu, em Teresina, com o mandatário e marcou presença na Assembleia Legislativa do Piauí, onde posou para foto ao lado dos deputados estaduais Gustavo Neiva (Progressistas) e B.Sá (Progressistas). 

Da esquerda para a direita: Gustavo Neiva, Telmo Neves e B.Sá (foto: Reprodução | Instagram)

De volta a Parnaíba

Gracinha ainda não confirmou se vai ou não pedir afastamento da Alepi. A ideia, segundo apurado pela nossa reportagem, seria convencê-la a voltar para Parnaíba para contribuir novamente com a gestão do pai, o prefeito Mão Santa.

Gracinha Mão Santa, filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (foto: Jailson Soares | PD)

Dois deputados estaduais do Progressistas se licenciaram do mandato recentemente; o primeiro foi Wilson Brandão (de licença médica): substituído por B.Sá, depois foi a vez de Aldo Gil, que voltou a comandar a secretaria de Saúde de Picos-PI.

Comente aqui

Wilson Martins rezando por Florentino Neto

Wilson Martins (PT) deve estar torcendo muito para que o deputado federal Florentino Neto (PT) seja o escolhido para representar o PT na próxima corrida pela Prefeitura de Parnaíba, isso porque o ex-governador é o suplente imediato. 

Wilson Martins, ex-governador do Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

Concorrentes

Florentino oficializou na semana passada sua pré-candidatura ao executivo parnaibano, o problema é que a concorrência é grande dentro da base aliada ao governador Rafael Fonteles (PT) e dizem, nos bastidores, que o parlamentar ainda não possui consistência suficiente para convencer o chefe do executivo estadual de que é a melhor opção. O deputado enfrenta a concorrência interna de dois nomes: Dr. Hélio (deputado estadual pelo MDB) e Rubens Vieira (deputado estadual pelo PT).

O deputado federal Florentino Neto (foto: Jailson Soares | PD)

Será se Wilson Martins já chegou para o governador, como quem não quer nada, "dando pitaco" do tipo: “Rafael, Florentino já administrou Parnaíba”? Que o ex-governador se prepare para debulhar terço; além de torcer para que Florentino Neto passe da fase da pré-candidatura, o ex-governador ainda vai ter que rezar pela eleição do colega de partido para que consiga ficar, em definitivo, com a cadeira de deputado federal. 

Comente aqui

A contradição de Luís André

O secretário municipal do Meio Ambiente, Luís André, vive litígio e não fala, há bastante tempo, em nome do União Brasil, mesmo assim promete continuar tentando convencer o partido a "ficar do lado" do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos). 

"Vamos lutar, vamos torcer para que o União Brasil fique do lado do prefeito Doutor Pessoa. [...] Temos que esperar a decisão da executiva nacional também", declarou André em entrevista à imprensa local nesta segunda-feira, 10.

O secretário Luís André está praticamente fora do União Brasil, mas diz que vai lutar para que o partido se junte ao prefeito Doutor Pessoa (foto: Jailson Soares | PD)

Missão difícil

O União Brasil se articula para impedir a reeleição de Doutor Pesso, por isso já deu um ultimato a todos os filiados que fazem parte da gestão municipal. A sigla quer o grupo coeso para conseguir viabilizar o lançamento da pré-candidatura de Silvio Mendes a prefeito de Teresina. 

Luís André não pensa em abandonar o prefeito, ou seja, está praticamente fora do União Brasil, assim como o secretário municipal de Administração, Ronney Lustosa, que foi sacado do cargo de presidente municipal da legenda porque decidiu fazer parte da base aliada ao Palácio da Cidade.

Tom de despedida

Por falar em despedida, o secretário Luís André, disse, também na entrevista de segunda-feira, que irá se filiar ao partido que Pessoa indicar. Afirma que vai lutar para que o União Brasil abrace o projeto do prefeito e anuncia, na mesma ocasião, que pretende mudar de legenda. Vai entender...

Comente aqui

De irmão para irmão e de tio, talvez, para sobrinho

O advogado Thiago Santana (PSD) vai tentar fazer com que a família continue comandando o município de São Lourenço-PI, a mais de 500 km de Teresina. Ele é sobrinho do prefeito eleito em 2020 na cidade, Biraci Damasceno (PSD), que foi cassado, em abril deste ano, por compra de votos. 

Thiago Santa (de camisa azul-clara), em reunião ao lado de lideranças políticas, do ex-prefeito Biraci Damasceno (do lado esquerdo do sobrinho) e do deputado estadual Georgiano Neto (de camisa polo branca) (foto: Reprodução | Facebook)

Detalhe, esquentando a cadeira de prefeito está o presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço-PI, Iran Damasceno (PSD), que é irmão de Biraci, portanto, também tio de Thiago. 

O concorrente 

Mundola Marques, do PT, é quem vai disputar contra Thiago Santana (foto: Reprodução | Facebook)

As eleições suplementares vão acontecer no dia 06 de agosto deste ano. Mundola Marques, do PT, será o concorrente do advogado.

Comente aqui

Vereadora Pollyana Rocha faz grave denúncia contra secretário de Doutor Pessoa

A vereadora Pollyana Rocha (PV) denuncia que foi agredida psicologicamente pelo secretário municipal de Finanças, Admilson Brasil. O caso foi divulgado publicamente pela parlamentar durante a sessão plenária desta terça-feira, 11, da Câmara de Teresina.


O caso

O fato teria acontecido na última terça-feira, quando a vereadora disse ter ido, junto com Maura Sobreira, secretária municipal de Economia Solidária, até o gabinete de Admilson pedir a liberação de verbas para a pasta. 

Vereadora Pollyana Rocha durante forte pronunciamento contra Admilson Brasil na Câmara de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

“Eu tenho muita pena das pessoas que estão ao redor dele, inclusive, eu falei para ele… E dizer para vocês, vereadores, que ele não atingiu apenas a mim, como mulher, não. Ele falou de todos vocês no momento da gritaria. Ele disse que a culpa das finanças do Município de Teresina estarem desorganizadas é dos vereadores de Teresina”, denunciou Pollyana Rocha, que contou com o apoio de vários colegas de parlamento.

"Não podemos ficar calados sem que o prefeito saiba e tome alguma atitude [...]", bradou Deolindo Moura, do PT.

Cobrança por exoneração 

Admilson Brasil, o secretário de Finanças do Município de Teresina (foto: Divulgação)

Dudu (PT) defendeu a exoneração de Admilson Brasil e a convocação dele para prestar ao legislativo esclarecimentos sobre a suposta declaração de que os vereadores teriam "quebrado" as finanças do executivo. "Espero que ele venha como ex-secretário de Finanças", disparou o petista.

Pollyana Rocha deu queixa do gestor na Polícia Civil e até apresentou o Boletim de Ocorrência durante o discurso na tribuna do plenário. A parlamentar também afirmou que relatou o caso ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos).

Mais denúncia 

Elzuila Calisto (PT) foi outra que pediu aparte e surpreendeu muitos que acompanhavam a sessão ao dizer que também foi destratada por Admilson. “Foi um episódio muito rápido. Acabei me retirando do local para não acontecer o pior”, disse ela, sem dar mais detalhes sobre o assunto.

Tentamos contato com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Comunicação, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. 

Comente aqui

MDB-PI aumenta quadro de filiados e recebe até prefeitos que diziam estar na oposição

Uma leva de prefeitos piauienses passou a integrar nesta segunda-feira, 10, os quadros do MDB. Foram 15 no total; alguns deles diziam fazer oposição ao Palácio de Karnak. Os anúncios aconteceram em evento realizado na sede do MDB-PI, zona sudeste de Teresina.

Três dos 15 novos emedebistas pertenciam ao Progressistas, do senador Ciro Nogueira. Tim Medeiros (Capitão de Campos), Francisco Evangelista Rodrigues (Milton Brandão), Naerton Silva Moura (Sussuapara) e Cardimel Gomes Oliveira (Dirceu Arcoverde) abandonaram o ex-ministro. 

A solenidade de filiação também contou com a presença de alguns deputados estaduais e federais, foram acompanhar os "apadrinhados". O deputado estadual petista Dr. Vinícius (camisa branca e sem terno) foi um dos que marcou presença (foto: Reprodução | Instagram)

Como costumam dizer no mundo da política, “é difícil disputar eleição dentro da oposição”; até rima. 

Confira a lista dos prefeitos que se filiaram ao MDB nesta segunda-feira:

Francisco Medeiros de Carvalho Filho (Tim Medeiros) – Capitão de Campos - PP

Naerton Silva Moura – Sussuapara - PP

Francisco Evangelista Rodrigues – Milton Brandão - PP

Cardimel Gomes Oliveira – Dirceu Arcoverde - PP

Cláudio Pereira dos Santos – Pajeú do Piauí - PL

Marcelo Toledo Laurini – Antônio Almeida - PSB

Samuel de Sousa Alencar – São Julião - PSB

Moises da Cunha Lemos Filho – Cristalândia do Piauí - PTB

Kelly Alves Alencar – Lagoinha do Piauí - PTB

Genivaldo Nascimento Almeida (Geno) – Matias Olímpio - PTB

Paulo Henrique de Oliveira Castro – Sigefredo Pacheco - PTB

Wesley Gonçalves de Deus – Aroeiras do Itaim -  PTB

José Arlindo da Silva Filho – Curimatá - PL

Comente aqui

Rafael, Wellington e o debate em torno de uma pré-candidatura de Chico Lucas

Nossa reportagem apurou que o governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), vai se reunir em breve com as principais lideranças do PT-PI para discutir a possibilidade de lançar o amigo e secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas (PT), como pré-candidato a prefeito de Teresina.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), estaria planejando lançar o amigo Chico Lucas como pré-candidato a prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

Segundo um integrante da base governista, o entendimento de Fonteles é o de que os deputados estaduais Fábio Novo e Franzé Silva não irão conseguir aceitação popular suficiente para se viabilizarem até 2024. O desempenho dos dois, em termos de pesquisa de intenção de voto, não estaria agradando o chefe do executivo estadual.

Chico Lucas, um dos homens de confiança de Rafael Fonteles (foto: Jailson Soares | PD)

Fábio Novo abandonando o barco

Ainda de acordo com a fonte ouvida, Fábio Novo está disposto, caso realmente não deslanche nas pesquisas, a abrir mão da sua pré-candidatura para apoiar Chico Lucas. Franzé é o favorito da maioria dentro dos diretórios estadual e municipal.

O reforço de Wellington Dias

A cúpula principal petista aguarda também uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), para saber que rumo o partido irá tomar acerca da corrida pelo executivo teresinense. Dias, fala-se nos bastidores, é outro a favor do nome de Chico Lucas.

Comente aqui

Rafael Fonteles ganha elogio na Câmara Federal

O governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), acompanhou na Câmara Federal a votação da reforma tributária e saiu da sessão com o ego inflado: foi elogiado, em plenário, pelo relator da proposta, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (foto: Jailson Soares | PD)

"Quero aqui cumprimentar o governador Rafael Fonteles, que foi presidente do Comsefaz, discutiu quatro anos comigo a reforma tributária e virou governador do Piauí”, disse Ribeiro.

Fonteles foi presidente do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda) entre 2019 e 2022; nesse período o petista comandava a Secretaria de Fazenda do Piauí. O governador retornou hoje de Brasília.

A reforma

O texto-base da reforma tributária foi aprovado em dois turnos na noite desta quinta-feira, 06. Nenhum dos deputados federais piauienses votou contra.



Comente aqui

PSD se articulando para descartar gentilmente Marcos Aurélio Sampaio

O vereador Vinicio Ferreira, presidente municipal do PSD, afirma que o partido poderá desistir da pré-candidatura a prefeito de Teresina para apoiar o nome a ser escolhido pelo PT para disputar o cargo.

O vereador Vinicio Ferreira, presidente municipal do PSD (foto: Jailson Soares | PD)

Avaliação técnica

De acordo com Vinicio, o colega de partido ainda não emplacou em termos de intenção de voto.

“Nosso presidente nacional, Gilberto Kassab, orienta que nas capitais haja as candidaturas do PSD, no entanto, não é só essa orientação que vai ser levada em consideração, tem também o critério de aceitação. E as pesquisas são os termômetros para a gente medir essa aceitação ou a rejeição. O deputado Marcos tem a pré-candidatura lançada já há algum tempo. O perfil dele é o que... As pesquisas apontam que o gestor que Teresina quer é um gestor jovem, com experiência, cidadão de conduta ilibada, ele preenche esses pré-requisitos, no entanto, isso [aceitação] ainda não se refletiu em números”, declarou o vereador. "Seria" uma forma gentil de dizer ao deputado federal que não vai dar. 

Marcos Aurélio Sampaio foi o único do PSD-PI que se colocou publicamente à disposição para concorrer ao cargo de prefeito da capital. A pré-candidatura do parlamentar foi lançada com o apoio do pai, o vice-governador do Estado, Themístocles Filho (MDB), mas não conta com o apoio da maioria do PSD. O deputado era do MDB, ainda tem influência na sigla, mas também não possui a "simpatia" da maioria dos ex-correligionários para conseguir emplacar o projeto majoritário.

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio ainda quer ser pré-candidato a prefeito de Teresina (foto: Jailson soares | PD)

Agora nem o pai…

Themístocles botou pilha no filho, mas começou a impulsionar o médico Paulo Márcio, superintendente do HU-PI (Hospital Universitário do Piauí). O objetivo? Dizem que é lançar Márcio como cabeça de chapa ou vice na próxima disputa majoritária em Teresina.

O vice-governador se reuniu algumas vezes este ano com o médico para tratar sobre política e fez questão de publicar, em redes sociais, registros fotográficos de alguns dos encontros. Por falar em postagem, Themístocles fez mais uma nesta quinta-feira, 06, comemorando o fato de Paulo Márcio ser filiado há 10 anos ao MDB.

Comente aqui

Climão em reunião do PL: Bolsonaro rebate Tarcísio e governador é vaiado

A amizade entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), parece não estar às mil maravilhas. Se estava, ficou estremecida, pelo menos na manhã desta quinta-feira, 06. 

E o que houve?

Os dois protagonizaram, durante reunião do PL, um desentendimento, que repercute na imprensa nacional.  O entrevero se deu por causa da tão falada reforma tributária, que começou a tramitar na Câmara Federal. A cena foi gravada por um dos participantes do encontro e logo caiu na internet.

Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (foto: Reprodução | UOL)

Freitas defende a união da direita em torno da proposta e disse, na reunião do PL, que “a direita não pode perder a narrativa de ser favorável na reforma tributária, senão ela acaba sendo aprovada, e quem aprovou?" 

Após a declaração, o governador foi interrompido por Bolsonaro. "Se o PL estiver unido, não aprova nada", retrucou o ex-presidente. Tarcísio até vaiado foi por correligionários presentes na reunião. 

Comente aqui

O bate-papo entre Marcos Aurélio e Rafael Fonteles em Brasília

O governador Rafael Fonteles (PT) esteve esta semana em Brasília, para tratar, dentre outras coisas, sobre a reforma tributária, e aproveitou para dar uma passada no gabinete do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD).

O parlamentar fez um registro fotográfico do encontro, usou a imagem em publicação, em suas redes sociais, e na descrição rasgou elogios ao chefe do executivo piauiense. Segundo Aurélio, os dois conversaram sobre "as perspectivas de mais crescimento para o Piauí".

Marcos Aurélio e Rafael Fonteles durante encontro em Brasília (foto: Reprodução | Instagram)

Nada acerca de eleição?

Teve jornalista destacando que Marcos não perdeu a chance de repetir que continua com o nome posto para disputar a Prefeitura de Teresina. Ele teria “avisado” que não desistiu. Avisar não ofende...

Marcos Aurélio Sampaio foi lançado pelo pai, o vice-governador Themístocles Filho (MDB). O deputado está com o corpo no PSD e a alma no MDB: mudou de lado no ano passado devido à tal fusão cruzada. Acontece é que ele não possui muito apoio em nenhum dos dois partidos.

Comente aqui

Magno Pires sai disparando, atinge a Agespisa e o MDB

Acomodado no pouco chamativo Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), o advogado Magno Pires, pai do deputado estadual Henrique Pires, concedeu uma entrevista, esta semana, à rádio Teresina FM, onde aproveitou para abrir o coração e dizer umas “verdades”. O problema é que ele atingiu de forma direta o próprio Governo do Estado e indiretamente o filho.

O advogado Magno Pires, pai do deputado estadual Henrique Pires (foto: Reprodução | Facebook)

Água sem qualidade

Magno começou falando da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí), em processo de privatização, requerido pelo governador Rafael Fonteles (PT): “Nem a Agespisa bebe a água que produz... A empresa não funciona. Dá prejuízo. Já disse outras vezes: fecha ou vende”. A entrevista foi concedida na terça-feira, 04.

Depois o advogado foi instigado a comentar a possibilidade de Henrique disputar a Prefeitura da capital, aí aproveitou para alfinetar o MDB, partido do filho.

O deputado Henrique Pires diz que está à disposição do MDB para disputar a Prefeitura de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

"Para Henrique Pires ser candidato a prefeito de Teresina, e isso me deixaria muito satisfeito, é preciso que o MDB se refunda. O MDB é um partido conservador. Se oferecerem a primeira oportunidade para o MDB ter a vice-prefeitura de Teresina, numa coligação com o PT, o MDB aceita, não discute. Então, ele [MDB] é um aliado dessas horas", disparou Magno.

Resposta da Agespisa

A Agespisa, dois dias após as declarações de Magno Pires, divulgou uma nota. O órgão destaca, em trecho da manifestação, que “independente das razões que levaram o aludido gestor público a emitir tais opiniões, elas devem ser ignoradas pela população por destoarem completamente da realidade dos fatos”.

Comente aqui

Partido de Ciro Nogueira de olho no cargo de Wellington Dias

De acordo com uma matéria do jornal Estadão, o "Centrão" está tentando cavar um bom espaço no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo seria conquistar o comando de algum dos principais ministérios. O grupo perdeu a ingerência do Turismo, já que a responsável pela pasta, Daniele Carneiro (União Brasil), preferiu buscar outro rumo e vai até mudar de partido: é especulada no Republicanos.

Depois da baixa, parlamentares do Centrão tentaram barganhar o Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade. Lula não cedeu. O alvo da vez, informou, nesta segunda-feira, 02, o Estadão é o Ministério do Desenvolvimento Social, onde Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí, dá as ordens. O jornal acrescentou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), vem atuando para "blindar" o ex-chefe do executivo estadual.

Wellington Dias (à esquerda) e Ciro Nogueira, hoje inimigos políticos (foto: Jailson Soares | PD)

Partido de Ciro Nogueira na jogada

O jornalista Gustavo Uribe, CNN Brasil, foi além e garantiu, nesta quarta-feira, 04, que o Progressistas, do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e do senador piauiense Ciro Nogueira, é quem pleiteia o comando do Ministério do Desenvolvimento Social. E Ciro não vinha se opondo ao apoio do partido à gestão de Lula? Pois é, como muitos dizem: "a política muda da noite para o dia". 

Ciro e Wellington são algozes e o partido do senador, que é presidente nacional do PP, quer a pasta do petista... Talvez seja só coincidência. 

Comente aqui

Prefeito Doutor Pessoa fala em desistir da reeleição

O prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) assumiu que pode desistir de tentar a reeleição, mas só se não estiver bem de saúde daqui até 2024. O gestor tem 76 anos de idade e continua usando cadeira de rodas por conta de uma lesão que sofreu recentemente em um dos tendões de Aquiles.

Para salvar o que ainda resta de seu grupo, Dr. Pessoa pode abrir de candidatura de reeleição (foto: Jailson Soares | PD)

"Eu não sou mais criança [...]. Mas, até lá [2024], eu sou pré-candidato, eu sou pré-candidato [...]", enfatizou o prefeito nesta quarta-feira, 05, em entrevista à imprensa.

Jeová como sombra

Ainda rola a especulação de que o superintendente da SAAD Sul, Jeová Alencar (Republicanos), poderá substituir o chefe do executivo municipal na disputa majoritária. A mudança dependeria de futuras avaliações sobre aceitação popular de ambos.

Novo alvo para a vice

Pessoa já atirou para tudo quanto é lado atrás de um vice para chamar de seu. Até mesmo Jeová já foi ventilado… Mas o alvo agora é outro: o secretário de Educação do Município, Nouga Cardoso. O secretário se mostrou aberto a abraçar o projeto. "A gente vai discutir, sim, no tempo apropriado, como disse o prefeito, como a gente tem dito nas diversas entrevistas. A gente tempo para discutir filiação, a gente tem tempo para mudar o domicílio eleitoral", disse.


Comente aqui