ZIZA CARVALHO DEIXARÁ SECRETARIA E CRITICA “CHAPINHAS”

O secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho (PDT), se prepara para pedir exoneração do cargo até abril. Ele deixará a pasta para disputar uma vaga de deputado estadual no pleito de outubro. A exoneração é uma imposição da Legislação Eleitoral para os gestores públicos que desejam ser candidatos.

Ziza Carvalho defende chapão proporcional entre os partidos (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Na condição de suplente de deputado, Ziza chegou a assumir o cargo, mas logo se afastou para assumir o comando da secretaria. Na eleição deste ano, ele quer uma vaga de titular na Assembleia. Para isso, defende a formação de uma “chapão” proporcional entre os partidos aliados do governador Wellington Dias (PT).

Ziza Carvalho diz ser contra a formação de chapas pequenas, as chamadas “chapinhas” que estão sendo formadas por deputados como Fernando Monteiro (PRTB) e Evaldo Gomes (PTC). Ele afirma que quem estiver junto majoritariamente deveria seguir o mesmo na coligação proporcional.

“Particularmente eu defende que possamos marchar todo mundo junto. Isso para os partidos que irão apoiar a reeleição do governador Wellington Dias (PT). Quem estiver junto na coligação majoritária deveria fazer uma única e ampla coligação proporcional. Todos os partidos juntos, sem essas chapas menores, seria um chapão”, declarou.

Para o secretário, o chapão pode evitar distorções como a eleição de deputados com poucos votos. “O chapão pode ajudar a corrigir algumas distorções para que possamos eleger o máximo de deputados com uma bancada realmente compromissada com a gestão e apoio do governo. Isso evita distorções como vemos todos os anos, como os casos em que um deputado se elege com poucos votos e outro que teve mais votos fica de fora”, afirma.

Comente aqui