SENADORA DIZ QUE REFORMA RETIRA DIREITOS

Senadora fala de ataques aos direitos dos trabalhadores e aos sindicatos (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O relatório da Reforma Trabalhista foi apresentado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados em meio a críticas. A primeira reunião teve como tema “Negociado sobre o legislado”. Esse mecanismo proposto pelo governo permite a prevalência de acordos coletivos sobre empregados e empregadores sobre a legislação vigente.

O texto do Executivo permitia essa possibilidade para 13 pontos como plano de cargos e salários e parcelamento de férias. O relator do projeto na Câmara, Rogério Marinho (PSDB-RN) abre essa possibilidade para quase 40 itens.

Na avaliação da senadora Regina Sousa (PT-PI) o trabalhador tem todo o direito de desconfiar da proposta de reforma promovida pelo atual governo pelo momento atual que o país vive. A senadora, inclusive, critica pontos do projeto que alteram a forma de representação sindical no país invadindo a autonomia de funcionamento dessas organizações.

“Num período de desemprego que vivemos, imagine como será a negociação coletiva. Só se negocia por baixo. Avançamos após a ditadura por conta da força dos sindicatos e os trabalhadores obtiveram conquistas acima do mínimo exigido pela lei. Essa proposta é uma tentativa de esvaziamento dos sindicatos. Essa flexibilização da lei foi uma infeliz ideia”, disse.

Comente aqui