Coluna Lídia Brito Política Dinâmica
DISPUTA
NOVO ROUND: BRIGA AGORA É POR BANCADAS

PROGRESSISTAS QUER PASSAR O MDB NO QUESITO MAIOR NÚMERO DE DEPUTADOS E COMEÇA A TRABALHAR PARA FILIAR CINCO PARLAMENTARES

10/01/2018 08:51

A briga entre Progressistas e MDB pela vaga de vice na chapa do governador Wellington Dias (PT), ganha um novo round. A disputa pela filiação de prefeitos abre espaços para a corrida pela adesão de deputados. Os dois partidos passam a disputar agora quem terá a maior bancada de parlamentares em 2019.

Na briga pela vaga de vice, passa a somar o tamanho da bancada aliada (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Esse fator também deve pesar na escolha do governador Wellington Dias (PT). O próximo chefe do Executivo Estadual eleito precisa ter uma bancada forte na Assembleia para garantir a chamada governabilidade. Wellington sabe muito bem da importância disso. Foi eleito com apenas 10 deputados aliados, em 2014, e teve trabalho para garantir o apoio dos que foram eleitos na oposição.

Depois do líder do MDB na Assembleia, deputado João Madison, declarar que ao Política Dinâmica que “prefeito não é tudo” e afirmar que para o partido o que importa é ter a maior bancada, os progressistas começaram a se mexer. O presidente do partido no Piauí, deputado Júlio Arcoverde, garante que a legenda vai filiar cinco deputados estaduais.

Os futuros novos membros estariam esperando somente a abertura da janela política, em março, para concretizarem as filiações.  O partido tem dois deputados titulares – Júlio Arcoverde e Hélio Isaias- e conta ainda com os suplentes Belê Medeiros e B. Sá, que ocupam os cargos graças a uma verdadeira engenharia política feita por Wellington Dias. Em 2019, quer fazer cinco titulares e aumentar a força no Piauí.

Já o MDB, elegeu seis deputados em 2014. Além de João Madison, o partido tem O presidente da Assembleia, Themístocles Filho, Juliana Moraes Sousa, Pablo Santos, Severo Eulálio e Zé Santana. Como suplente, ocupa uma cadeira na Assembleia Mauro Tapety.

A briga pela maior bancada promete ser acirrada. O MDB não vai querer de jeito nenhum perder a liderança da bancada na Assembleia para o Progressistas. A disputa agora passa a ser de gente grande.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
ALIANÇAS
PEN BUSCA SE REESTRUTURAR APÓS SAÍDA DE GRUPO DE BOLSONARO
PEN BUSCA SE REESTRUTURAR APÓS SAÍDA DE GRUPO DE BOLSONARO
DISPUTA
“ZIZA NÃO TEM CACIFE PARA FALAR EM NOME DO GOVERNADOR”, DIZ EVALDO
“ZIZA NÃO TEM CACIFE PARA FALAR EM NOME DO GOVERNADOR”, DIZ EVALDO
FÉRIAS
PROFESSORES PROTESTAM CONTRA ATRASOS
PROFESSORES PROTESTAM CONTRA ATRASOS
FISCALIZAÇÃO
PREFEITO QUE GASTAR COM CARNAVAL PODE TER CONTAS REPROVADAS
PREFEITO QUE GASTAR COM CARNAVAL PODE TER CONTAS REPROVADAS