FIM DO IMPASSE

Deputado Pablo Santos recebe garantias para assumir secretaria (Foto:Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O impasse sobre a posse do deputado estadual, Pablo Santos (PMDB), no comando da Fundação Estadual Piauiense de Serviços Hospitalares (FESERH), parece ter chegado ao fim. O parlamentar recebeu garantias da assessoria jurídica de que não perderá o cargo caso venha a assumir um órgão que não é uma secretaria.

O impasse se devia a legislação que diz que um deputado só pode se afastar para assumir secretaria. O PMDB foi rápido em resolver o problema. Emenda apresenta ao projeto garante status de secretário ao ocupante da presidência da fundação. Assim o mandato de Pablo fica garantido.

Outro ponto que estava dificultando a posse era sobre a independência da fundação. O PT queria limitar a atuação da pasta. A FESERH será criada para gerir os hospitais regionais, mas setores petistas queriam limitar o alcance a apenas alguns hospitais. Os demais ficariam sobre a responsabilidade da Secretaria de Saúde, que hoje é comanda por Francisco Costa (PT), indicado ao cargo pelo deputado Assis carvalho (PT).

Mais uma vez, o PMDB conseguiu resolver o problema com uma emenda. O deputado João Madison (PMDB) apresentou emenda que garante poderes à fundação. Resolvidos os impasses, o projeto deve ser aprovado pelo plenário da Assembleia na próxima semana. A expectativa é que até o dia 17, Pablo já esteja trabalhando na nova função. 

Comente aqui