200 MIL USUÁRIOS DO PLAMTA E IPMT PODEM FICAR SEM ATENDIMENTO

Usuários do PLAMTA e do IPMT devem ficar sem atendimento a partir do dia 13 (Foto:Montagem)

por Lídia Brito

Cerca de 200 mil usuários do PLAMTA e do IPMT podem ficar sem atendimento a partir da próxima sexta-feira (13). O Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhospi) denuncia que o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina não estariam realizando os repasses dos pagamentos à clinicas e hospitais conveniados.

De acordo com o advogado do Sindhospi, Tiago Brandim, a dívida ultrapassaria o valor de R$ 15 milhões. “Da prestação do serviço, o governo e a prefeitura têm mais 60 dias para repassar o pagamento, mas existem casos de atraso de mais de 120 dias. A situação é grave e tem estabelecimentos enfrentando sérios problemas. Se os atendimentos continuarem sem os repasses, existem clínicas que podem fechar as portas”, declarou.

Plamta é de responsabilidade do IASPI que, por sua vez, é gerido por Daniela Aita (Foto: Ascom do governo)

O advogado afirma que as direções do IPMT e do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Piauí (IASPI), responsável pelo PLAMTA, já foram procuradas diversas vezes, mas não deram uma resposta. Ele garante que se até o dia 13 não houver resposta, os serviços serão suspensos.

“Além do atraso dos repasses os valores estão muito desatualizados. Sem falar em serviços cujo reajuste não ocorre há 15 anos. A situação pior diz respeito ao IPMT. Eles até se comprometeram em equiparar a tabela ao do PLAMTA, mas não adianta muito porque os valores do estado também estão desatualizados”, explicou.

Tiago Brandim afirma que serão mantidos apenas os atendimentos em caso de internações, cirurgias e pós-operatórios. Mas informa que consultas e exames serão totalmente paralisados.

Paulo Dantas assumiu o IPMT e promete diálogo com os hospitais (Foto:Jailson Soares/PoliticaDInamica.com)

NOTA DO IASPI

O Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) informa que, por conta de um problema administrativo, o repasse aos conveniados do Plamta, referente ao mês de outubro de 2016, não ocorreu no prazo de 60 dias, conforme previsto.

O Iaspi está ciente do problema e o dinheiro já está assegurado, aguardando apenas a abertura do sistema de contas do Estado para ser feito o pagamento. A direção do órgão pretende reunir-se nesta segunda-feira (9), com o sindicato dos estabelecimentos conveniados a fim de esclarecer sobre o fato ocorrido bem como definir a programação para o pagamento das competências de 2017.

NOTA DO IPMT

Em relação aos pagamentos do IPMT para os credenciados, o Instituto informa que está trabalhando para regularizar os débitos. O presidente do Instituto, Paulo Roberto Dantas, irá conversar, individualmente, com toda a rede credenciada para estabelecer um cronograma de pagamento. Segundo os dados do Instituto, os pagamentos em atraso são relacionados aos meses de setembro a novembro do IPMT Saúde; e de outubro e novembro os do Plante.

O Instituto informou ainda que o pagamento do mês de setembro será pago de forma imediata. Para se readequar à realidade econômica e financeira do país, irá realizar ainda um recadastramento de todos os credenciados ao Plano. O presidente Paulo Dantas destacou também que está sendo feito um levantamento para atualizar a relação de segurados e seus respectivos dependentes que estão vinculados ao IPMT.

Comente aqui