'Negligência tem causado tragédias com barragens'

O II Congresso Piauiense de Direito Constitucional homenageou este ano o professor Ingo Sarlet, Doutor em Direito e uma das referências no Direito Constitucional brasileiro. Sua palestra no evento foi sobre a proteção constitucional do meio ambiente e proibição de retrocesso.

Em entrevista ao Justiça Dinâmica o professor Ingo Sarlet comentou sobre a tragédia de Brumadinho, que para ele, só ocorreu em virtude de falha humana.

"Acompanhamos com assombro aquilo que parece quase surreal e percebemos claramente que houve falha, imprudência e negligência humana. São falhas que se repetem como em Brumadinho e Mariana. Isso nos preocupa porque temos estudos recentes que apontam que outras barragens da Vale e de outras empresas passam por situação semelhante e podem vir a romper. Temos falhas imensas na aplicação destes padrões de segurança e proteção e em alguns casos temos até ação criminosa, ainda que por omissão. São prevenções técnicas que podem ser tomadas e que não são simplesmente porque existe algum custo. É lamentável que estejamos regredindo tanto nesta seara", afirmou Ingo Sarlet.

Comente aqui