Coluna Justiça Dinâmica Política Dinâmica
TJ agenda 2 mil audiências e deve homologar mais de R$ 1,5 milhões em acordos

SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO RECEBERÁ AÇÕES DA AGESPISA, QUE TENTA REDUZIR NÚMERO DE INADIMPLÊNCIA

03/11/2019 10:16 - Atualizado em 03/11/2019 10:25

Terá início na próxima segunda-feira (4) o I Balcão de Negociação da Agespisa, dentro da programação da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Em reunião realizada na última terça-feira (29), representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e prepostos da Agespisa foram repassadas informações e instruções sobre a condução das atividades de conciliação entre empresa e consumidores. A Semana Nacional da Conciliação busca ampliar a cultura da paz e da solução de conflitos de maneira extrajudicial.

O juiz Edson Alves da Silva, integrante do Nupemec, presidiu a reunião, que contou ainda com a presença do presidente da Agespisa, Genival Sales. Agespisa selecionou 2.000 pessoas em débito com a empresa para participarem das mesas de negociação.

Durante a reunião com os prepostos, foi revelado que mais de 1.800 pessoas já haviam sido notificadas pela empresa para participarem das conciliações. Porém, o número de conciliações pode ser ainda maior. “Nós já estamos fazendo negociações extra-pauta, na verdade. E esperamos que, na Semana Nacional da Conciliação, por conta da publicidade do evento, o número de conciliações seja ainda maior”, declara Lia Rachel Andrade, integrante do Cejusc.

CAMPANHA
A Semana Nacional da Conciliação é realizada anualmente e concentra esforços de todos os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. De acordo com dados do CNJ, em 2018 os métodos conciliatórios e de mediação foram utilizados em mais de 600 mil audiências em todo o país, contribuindo para a homologação de mais de R$ 1,5 bilhão em acordos.


FONTE: Com informações da Assessoria

Notícias relacionadas
Telejornal 'Band Cidade Piauí' comemora dois anos no ar
Em e-book, OAB-PI elenca ações realizadas no enfrentamento à COVID-19
Em e-book, OAB-PI elenca ações realizadas no enfrentamento à COVID-19
Reclamações sobre compras na internet aumentam quase 100% no Piauí
Reclamações sobre compras na internet aumentam quase 100% no Piauí
Advogado fala sobre violência contra a mulher e assédio sexual em escolas
Advogado fala sobre violência contra a mulher e assédio sexual em escolas