MPT cobra Setut, Sintetro e Strans informações sobre greve dos motoristas

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) iniciou a investigação para apurar se os usuários do transporte coletivo de Teresina estão sendo diretamente prejudicados com a greve dos motoristas e cobradores. Após a reunião da última quinta-feira, em que não foi possível um acordo entre Setut e Sintetro, o MPT instaurou um procedimento para apurar junto aos sindicatos e à Strans sobre o cumprimento da prestação dos serviços indispensáveis.

O procurador regional responsável pela ação, João Batista Machado Júnior, vai avaliar a necessidade de instauração de um dissídio coletivo de greve. “Sabe-se que a Strans cadastrou ônibus e vans para que a população não ficasse desassistida. Como também o Poder Público já havia adotado providências para diminuir o número de usuários do serviço durante o período de isolamento social”, afirmou o procurador regional.

Procurador do Trabalho João Batista Machado Júnior

Como se trata de greve em um serviço essencial, o MPT somente tem a legitimidade para atuar em defesa da ordem jurídica e do interesse público. “Não cabe ao Ministério Público agir em defesa do interesse das categorias envolvidas na greve”, finalizou.

O MPT solicitou à Strans documentos que comprovem, dentre outras informações, a quantidade de ônibus que deveria estar circulando caso não houvesse a greve e quantos estão efetivamente rodando durante o período. É necessário certificar ainda quantos veículos foram cadastrados para atender a população desde que motoristas e cobradores decidiram parar.

Ao Sintetro, foram solicitadas atas de assembleia, atos de comunicação de greve, como também dos atos que garantem a prestação de serviços ao atendimento das necessidades dos usuários do sistema de transporte coletivo.

O Ministério Público do Trabalho quer saber ainda se o Setut acordou com o sindicato dos trabalhadores as tratativas para garantir a prestação dos serviços indispensáveis durante a greve e o número de veículos que estão circulando nesse período.


FONTE: Com informações da Assessoria


Comente aqui