Coluna Justiça Dinâmica Política Dinâmica
'Fim da incerteza jurídica para gestor, diz Asconpepi

ASSOCIAÇÃO BUSCA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE PERMITIRÁ CONTRATAÇÃO DE CONTADORES POR INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

01/07/2019 10:45 - Atualizado em 01/07/2019 10:56

O presidente da Associação dos Contadores Públicos do Estado do Piauí (Asconpepi), Igo Barros, o vice-presidente João Viana e o associado Tancredo Morais estiveram em Brasília entregando para o deputado federal Júlio César (PSD) Ofício em que a Associação pede apoio para a aprovação do Projeto de Lei 10.980/18, que assegura a contratação de advogados e contadores por inexigibilidade, podendo as administrações públicas contratar serviços jurídicos e de contabilidade através de inexigibilidade de licitação.

O PL foi aprovado no último dia 4 de junho pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal em caráter terminativo e agora será votado no Plenário.

Segundo o presidente da Asconpepi, Igo Barros, a proposta reconhece que os serviços do contador e do advogado são, por natureza, técnicos e singulares se for comprovada a notória especialização.

Com a aprovação do projeto, vai acabar com o medo dos gestores públicos em realizar as contratações de serviços contábeis e jurídicos que atuam juntos às gestões públicas, por meio de inexigibilidade de licitação, demostrando o caráter singular desses serviços. A Administração pública poderá recorrer à contratação de profissional alheio aos seus quadros, em face de causas específicas ou especializadas, diz trecho do Ofício encaminhado aos parlamentares da bancada piauiense no Congresso Nacional.

Ao justificar a importância da aprovação do Projeto, a Asconpepi assinala que a luta já vem desde 2018 e tem contado com o apoio do Conselheiro Regional da Paraíba Brunno Sitonio Fialho de Oliveira e do Conselheiro Federal Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

A mobilização da associação e seus membros é para que o projeto possa entrar em pauta, seja votado e aprovado, trazendo para contadores públicos e administradores púbicos uma nova realidade jurídica quanto às contratações dos profissionais na Contabilidade.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
Tribunal de Justiça do PI convoca 14 servidores aprovados em concurso
Tribunal de Justiça do PI convoca 14 servidores aprovados em concurso
Pacote anticrime impõe a juiz revisão de prisão cautelar a cada 90 dias
Pacote anticrime impõe a juiz revisão de prisão cautelar a cada 90 dias
Pacote anticrime reduz margem de subjetividade do juiz, afirma advogado
Pacote anticrime reduz margem de subjetividade do juiz, afirma advogado
TCE-PI aprova contas de gestão e de governo do prefeito de Bocaina
TCE-PI aprova contas de gestão e de governo do prefeito de Bocaina