Convênio viabiliza juízes do PI fazerem Doutorado em Universidade da Argentina

Os magistrados do Piauí poderão cursar, a um valor mais acessível, os cursos de pós-graduação, na modalidade intensiva, da Universidade de Buenos Aires, considerada uma das 50 melhores Faculdades de Direito do mundo. A iniciativa foi viabilizada por meio de convênio assinado entre a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) e a UBA.

Por meio da parceria, os magistrados piauienses poderão se inscrever no prestigiado Doutorado da Faculdade de Direito na Modalidade Intensiva, que é dirigido pelo Prof. Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman. Assinaram o convênio, o presidente da Amapi, juiz Thiago Brandão de Almeida; o diretor-geral da Ejud-PI, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto; e o juiz Thiago Aleluia, vice-diretor da Esmepi, representando o desembargador Edvaldo Pereira de Moura.

“Estou muito contente com a vinda da delegação piauiense à UBA. Tive a sorte de ter excelentes alunos do Piauí, sempre com um pensamento crítico bastante apurado. Ouso dizer que no Piauí há uma produção de saber jurídico bastante promissora, o que me lembra em muito a Escola do Recife”, disse o professor Ricardo Rabinovich-Berkman.

O presidente da Amapi, juiz Thiago Brandão de Almeida, explica que o convênio com a UBA permite aos magistrados do Piauí cursarem o programa de cursos para o Doutorado ministrado pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, que tem como opção de área de concentração, o Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal ou Direito do Trabalho.

Os cursos de pós-graduação em Direito na modalidade intensiva da UBA já tiveram mais de 4.500 alunos estrangeiros, sendo cerca de 3 mil provenientes do Brasil.

A Universidade de Buenos Aires (UBA) foi fundada em 12 de agosto de 1821 na cidade de Buenos Aires e é, ainda hoje, a maior universidade da Argentina. Desde a sua fundação foi considerada um espaço de produção e circulação de conhecimentos de alto nível. Foi berço de quatro prêmios Nobel e de 15 presidentes da República Argentina.


FONTE:
Com informações da Assessoria

Comente aqui