Advogado palestra sobre ensinamentos de Shakespeare e Machado de Assis para a Justiça

No próximo dia 9 de agosto, a partir das 19 horas, o auditório da Associação dos Magistrados Piauienses receberá o professor e advogado Plauto Cardoso com a palestra “Inutilidades necessárias: o que as peças de Shakespeare e as obras de Machado de Assis nos ensinam sobre a Justiça”. O evento é uma realização da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi) em parceria com a Amapi.

Na ocasião, também será lançada a Revista Latino-americana de Estudos Políticos e do Estado. “Essa revista nasce no seio da Esmepi e da Escola Judiciária do Piauí (Ejud-PI), em Teresina, e em Buenos Aires, Argentina, valorizando a rica tradição jurídica do Piauí.  É, ainda, mais um passo no processo de internacionalização das atividades jurídicas do estado, levado a cabo pela Amapi e seu presidente, Thiago Brandão”, afirma o professor Plauto Cardoso.

A Revista é uma publicação semestral, dedicada ao Direito Público, com o objetivo de difundir trabalhos na área da pesquisa sociojurídica, fomentando um debate do Direito como ciência. “Visa também debater o Direito do ponto de vista da Sociologia, da Antropologia, da Filosofia e da História”, completa Plauto Cardoso.

A Revista terá ainda um Anuário impresso no final de cada ano, com os trabalhos das duas edições digitais semestrais e será divulgada de forma gratuita e pública para mais de 350 mil profissionais e estudantes de Direito na América Latina. Para mais detalhes sobre o Primeiro Edital para a submissão de artigos acadêmicos, visite a página da revista: https://ar.ijeditores.com/index.php?option=publicacion&idpublicacion=383

O presidente da Amapi, juiz Thiago Brandão de Almeida, reforça a importância da participação dos magistrados piauienses no evento. “Estamos preparando um rico momento de debate reflexivo, correlacionando ficção e realidade, literatura e direito. Só temos a agradecer a presença do professor Plauto, que vem novamente colaborar conosco, com palestra sobre as leis, a literatura de Machado de Assis e as peças de Shakespeare. Um tema muito interessante e que, certamente, nossos colegas magistrados irão gostar bastante”, diz.

PERFIL DO PALESTRANTE
Escritor, docente, pesquisador, consultor e advogado, Plauto Cardoso é professor de Direito da pós-graduação do Instituto de Educação Continuada da PUC/Minas, professor convidado da pós-graduação da FGV/Rio e professor convidado da graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina. É autor de Cartas a Gualeguaychú e Novos Paradigmas da Pesquisa Sociojurídica, dentre outras obras.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui