Academia Brasileira de Direito realiza primeira sessão no auditório do TJ-PI

Durante solenidade festiva, a Academia Brasileira de Direito (ABD) promoveu a sua primeira sessão no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Na oportunidade, os advogados Diego Paiva Vasconcelos (ES) e Marlon Jacinto Reis (TO) tomaram posse como membros da ABD.

A Academia Brasileira de Direito foi fundada em 18 de outubro de 2018 e traz em seus estatutos a importância de se cultuar a responsabilidade social dos juristas que a compõe. Ao longo das 40 (quarenta) Cadeiras, 27 (vinte e sete) são exclusivas de cada Estado da Federação. Foram escolhidos representantes de cada Estado para representar a unidade da Federação. O Patrono da Cadeira também é um jurista renomado nacionalmente nascido no Estado representante da Cadeira.

O Presidente da Academia, Roberto Victor Pereira Ribeiro, deu as boas-vindas aos novos membros da ABD e ressaltou a importância de promover a primeira sessão na região nordeste do país. “Em nome da Academia agradeço a hospitalidade de todos aqui presentes. Como presidente nordestino é uma das minhas missões priorizar o Nordeste nas ações da Academia. O Piauí não foi escolhido por acaso. É um Estado próximo ao meu (Ceará) e é berço de grandes juristas da envergadura de Evandro Lins e Silva. A Academia está irmanada e sempre à disposição da sociedade e dos juristas piauienses”, frisou Roberto Ribeiro.

Membro fundador da ABD, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto esteve presente, parabenizando a primeira sessão e a posse dos novos membros da Academia. “Não teria a cidade para este evento mais acolhedora do que Teresina. O Hino da nossa capital, composto por Cineas Santos e Herisvaldo Borges, muito bem revela a nossa carinhosa cidade. As Academias existem e são tradições culturais. Hoje, a Academia Brasileira de Direito está se formando com os seus mais nobre imortais, firmando com cada um os seus compromissos e seus ideais por um país melhor e por uma educação melhor. Sejam muito bem-vindos”, parabenizou o Presidente Celso Barros Neto aos novos membros empossados.

“Nós vivenciamos aqui nesse momento uma data histórica. Ter a nossa cidade sediando a primeira sessão da Academia representa um marco importante para todos nós. É muito mais que honroso está aqui hoje diante de uma plateia do Direito representativa do Brasil e é uma boa emoção dessas que vão nos acompanhar pela vida toda”, declarou o Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí e Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses (IAP), Álvaro Mota.

O Desembargador José James Gomes Pereira, membro do Conselho Consultivo da entidade, também ressaltou a importância do evento para a comunidade jurídica do Estado. “Hoje é um dia memorável na vida de cada um de nós. Que esse dia fique gravado em nossas mentes, pois sabemos da representatividade desse evento para nós profissionais do Direito”, disse.

Por fim, o Presidente da Academia, Roberto Ribeiro proferiu a palestra intitulada “O Julgamento de Cristo”, falando sobre os cuidados dos julgamentos. “O julgamento de Jesus Cristo foi um trabalho que estudei por 10 anos e que tive que ler a bíblia por cinco vezes. O processo é a vida humana em um papel. Se uma pessoa for inocente, de fato, mas for condenado, o seu futuro estará desgraçado. Se ele for culpado, mas for inocentando, a sociedade poderá correr riscos. Por isso o extremo cuidado por parte de todos os envolvidos nos processos”, finalizou.

Também compuseram a mesa de honra o Desembargador Presidente do TJ-PI, Sebastião Martins; o Controlador Geral do Estado, Márcio Rodrigo; o Diretor geral da Escola Judiciária, Desembargador Fernando Lopes; a Vice-presidente do TCE, Lilian de Almeida; o Presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery; a representante da Academia Piauiense de Medicina, Lúcia Santos; a Defensora Pública Rosa Viana, também Presidente da Comissão de Direitos das Famílias e Sucessões da OAB Piauí; e o Presidente da AMAPI, Thiago Brandão.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui