Memória Fotográfica: a beleza de uma legítima rainha negra

Ruanda é um país situado no centro da África. Marcado por muitas disputas étnicas. Há uma guerra ancestral entre duas etnias: tutsis e hutus. Genocídio dos mais horrendos que se possa imaginar, com cenas tétricas. Só filmes sobre o tema, conheço cinco. Um dos mais marcantes é o "História de um Massacre". Nome, que apesar de forte, é bem mais digerível que o título original: "Shake Hands with the Devil: The Journey of Roméo Dallaire".

Independente da geopolítica africana, Ruanda é um país lindo. Suas diferenças políticas, não diferentes da maioria das nações do seu entorno na luta pelo poder, não tiram sua força nem de seu povo. Ruanda, cuja capital é Kigali, tem cerca de 12 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2010. Localizada às margens dos grandes lagos africanos, mesma região onde foram encontrados os mais antigos fósseis hominídeos, pode se afirmar ser o berço do ser humano. 

Aproveito para trazer uma bela imagem e pouco comum nos dias de hoje. Uma legítima rainha negra da mama África. A última de Ruanda, Rosalie Gicanda. A foto, da década de 40, mostra a linda mulher, que se casou com o rei Mutara Rudahigwa (Mutara II), em 1942. É mais uma pra gente contemplar no Memória Fotográfica.

Rosalie Gicanda (reprodução/internet)

Comente aqui