Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
TERESINA LARGA NA FRENTE NA POLÍTICA ANTIDROGAS

PREFEITURA INAUGURA ESPAÇO PIONEIRO PARA ATENDER DEPENDENTES APÓS FIM DO TRATAMENTO NAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS DA CAPITAL

11/03/2019 16:38 - Atualizado em 11/03/2019 17:04

Samuel enaltece iniciativa pioneira da Semcaspi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A Prefeitura de Teresina inaugurou na manhã desta segunda-feira (11) um Centro de Convivência para atender ex-usuários que concluíram tratamento de dependência química. De acordo com a administração municipal, esse é o primeiro centro com essa finalidade inaugurado no Brasil. O local vai funcionar em parceria com a Fazenda da Paz.

O objetivo é oferecer a ex-usuários oportunidades de reintegração com outros órgãos públicos e promover a reinserção deles no mercado de trabalho. A inauguração contou com a presença do prefeito Firmino Filho (PSDB), do secretário municipal de Assistência Social, Cidadania e Políticas Integradas, Samuel Silveira, do coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, e da deputada estadual e primeira-dama do município Lucy Soares (Progressistas).

Centro vai atender ex-usuários em Teresina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

De acordo com o secretário Samuel Silveira, a política eficiente de enfrentamento às drogas é um constante preenchimento de lacunas e a cidade de Teresina tem buscado preencher muitas delas. Samuel conta que que faltava um maior apoio do Poder Público no momento em que o jovem deixa as comunidades terapêuticas após o fim do tratamento contra o vício.

"Após a saída de uma comunidade terapêutica, aquele egresso não tem para onde correr. Ele retorna para a mesma situação de vulnerabilidade que havia antes. Volta para sua casa onde há uma boca de fumo bem próxima, um bar distante duas ou três quadras. Isso fortalece a tese da recaída. Então, o que nós queremos enquanto prefeitura é evitar que isso aconteça e, portanto, estamos criando esse centro batizado de Retomando o Caminho, o primeiro para egressos de comunidades terapêuticas do Brasil", falou Samuel.

O secretário lembrou que apesar de ser uma parceria com a Fazenda da Paz, o local vai beneficiar todas as comunidades terapêuticas. "Eu me sinto muito feliz em estar hoje podendo presenciar essa inauguração, porque acreditamos nessa ideia. Essa ideia surgiu quando estávamos assistindo uma graduação justamente da Fazenda da Paz. Eu me questionei para onde aquelas pessoas iriam e começamos a pensar nesse centro", contou.

Espaço fica localizado na região central da capital (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Ainda conforme Samuel, o local vai funcionar de forma semelhante às comunidades terapêuticas, mas com funções a mais e focando especialmente no momento posterior ao tratamento. Ele informou ainda que a Prefeitura de Teresina tem dialogado com o Governo Federal com a intenção de que a metodologia seja replicada em outros Estado da Federação.

PREFEITO CELEBRA NOVIDADE
O prefeito Firmino Filho (PSDB) também fez questão de destacar que essa é uma iniciativa de apoio pós-tratamento é pioneira no Brasil. Segundo ele, a ideia já está sendo vista com olhar especial por todos os segmentos que atuam na política antidrogas no País.

"É uma novidade, que busca fazer o elo entre o egresso do tratamento e a sua comunidade e sua família. É a primeira iniciativa dessa no país e está sendo vista com muita atenção e curiosidade por todos aqueles que fazem a política antidrogas no Brasil. Nós temos que cuidar desse projeto, desse piloto que está abraçado com muito cuidado e muita atenção para que ele possa ser bem-sucedido", explicou o prefeito.

Comentários (773)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem: