TERESINA É O MAIOR “FEUDO” DO PSDB NO BRASIL, DIZ JORNAL

Tucanos governam Teresina desde 1992 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O jornal Folha de S. Paulo publicou no fim de semana reportagem em que chama Teresina de "feudo do PSDB". Feudos é como eram chamadas, no período medieval, terras ou propriedades concedidas por senhores da nobreza aos vassalos (submissos), que em troca da concessão mantinham condição de lealdade ao senhor e prestavam serviços para ele.

A publicação da Folha elenca 76 cidades brasileiras onde candidatos de um mesmo partido venceram as últimas cinco eleições municipais. A capital piauiense é a campeã da lista, com prefeitos do PSDB eleitos de forma consecutiva nos últimos sete pleitos eleitorais.

Desde 1992, apenas tucanos conseguem se eleger em solo teresinense. Naquele ano, Wall Ferraz venceu, sendo sucedido por Firmino Filho em 1996. Firmino se reelegeu em 2000 e quatro anos depois, em 2004, elegeu o sucessor Silvio Mendes, que seria reeleito em 2008. Em 2012, Firmino retornou ao poder e em outubro deste ano foi reeleito.

Ao longo desses 24 anos, apenas de 2010 a 2012 a capital foi governada por outro partido. Essa exceção ocorreu após a renúncia de Sílvio Mendes para disputar o governo do estado e com isso o vice Elmano Férrer (PTB) assumiu o mandato. Mesmo governando por mais de dois anos, Férrer não conseguiu se reeleger na disputa com o PSDB em 2012.

Comente aqui