SERTANEJAS ENROLADAS

As três prefeitas com a deputada Margarete Coelho (Foto: Reprodução/Facebook Margarete)

Em 2016, o Progressistas elegeu três prefeitas no território Serra da Capivara, no semiárido piauiense. Michelle de Oliveira Cruz em São Lourenço do Piauí, Maria das Virgens em Dom Inocêncio e Carmelita Castro em São Raimundo Nonato. Foram elas as únicas mulheres eleitas para o cargo de prefeito naquela região da caatinga.

A então vice-governadora do Piauí e hoje deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) celebrou muito a vitória delas, já que representaram um marco na região, sendo, cada uma, a primeira mulher a chegar à prefeitura do seu município. Na época, Margarete chegou a dizer que eram três sertanejas guerreiras, três caatingueiras de fibra.

De fato, a vitória do trio em seus municípios foi linda. Mas, passados quase três anos, todas elas já tiveram a perda dos mandatos e/ou cassação decretados pela Justiça, sendo todos os casos decisões de primeira instância, onde as gestoras podem recorrer sem deixar o cargo. Até agora, apenas uma delas, Michelle Cruz, de São Lourenço do Piauí, conseguiu reverter a cassação por abuso do poder político e econômico no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Ela havia sido cassada em maio de 2018.

Já as outras duas correm para tentar virar o jogo. No dia 28 de agosto, o juiz da comarca de São Raimundo Nonato decretou a perda da função pública de Maria das Virgens, de Dom Inocêncio, acusada pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) de improbidade administrativa. O magistrado ainda fixou a perda dos direitos políticos dela por quatro anos e a proibição de contratar com o poder público. Conforme a decisão, a perda da função pública deverá ocorrer somente quando houver o trânsito em julgado da ação.

Ontem, segunda-feira (2), foi a vez de Carmelita, de São Raimundo. O juiz da 13ª Zona Eleitoral da cidade cassou o mandato da prefeita, que é irmã de Margarete Coelho e mulher do deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas). Ela é acusada em uma Ação de Investigação Eleitoral de abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016, quando derrotou o então prefeito Avelar Ferreira. Carmelita pode recorrer no cargo.

As três sertanejas fizeram história ao chegar às prefeituras de seus municípios, mas também chegaram rapidamente aos tribunais. No caso de Michelle, como já dito, o drama da cassação em 1ª instância foi superado. Já Carmelita e Maria das Virgens ainda terão um caminho a percorrer e iniciam de agora em diante a tentativa de reverter as decisões em que foram condenadas. As sertanejas guerreiras terão que guerrear também na Justiça.

Volta de titulares causa clima ruim na Alepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

DESCONFIADOS

A volta repentina dos seis deputados estaduais titulares para a Assembleia Legislativa do Piauí deixou alguns suplentes indignados. Publicamente, é óbvio que nenhum deles externa a indignação, mas entre pessoas mais próximas os desabafos são grandes. Para a maioria dos suplentes, tem mais coisa por trás desse retorno em massa.

DESCONFIADOS 2

O problema causado pela volta dos titulares cai no colo do governador Wellington Dias (PT). Por mais que se tente colocar panos quentes, a situação causa um grande embaraço na base governista. A indignação dos suplentes, que até agora está restrita a conversas reservadas, não vai demorar a transbordar caso não haja uma solução breve.

A COISA NÃO ANDA

Por falar em base governista, a situação não está muito boa para todos, nem mesmo para alguns petistas. Político com mandato revelou ao Política Dinâmica que há meses tenta substituir pessoas indicadas por ele na Secretaria de Educação (Seduc), mas que a coisa não anda. Essas pessoas não seguiram o político em 2018 e por isso ele quer substituir.

Luís André comemora sua gestão no PSL (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

NA VIDA REAL

O vereador de Teresina Luís André, presidente estadual do PSL, anda bastante orgulhoso e garante que está organizando o partido em todo o Estado. Ele afirma que a organização que vem promovendo nunca foi vista antes no PSL piauiense e que acabou o tempo de quem ficava fazendo gestão de partido apenas com ativismo em redes sociais.

PPP DO LIXO

O prefeito Firmino Filho (PSDB) encaminhou ontem, segunda-feira (2), para a Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a concessão do serviço de coleta do lixo em Teresina. Conforme a proposta, a empresa que ganhar a exploração do serviço ficará responsável pelos investimentos e despesas do novo sistema de coleta e transporte do lixo na capital, além da ampliação do aterro sanitário e sua substituição gradativa por outras formas de tratamento.

MP deve ser assinada por Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

LIBERDADE ESTUDANTIL

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) deve assinar, nesta semana, a medida provisória (MP) que vai instituir no Brasil a carteira digital do estudante. Batizada de MP da Liberdade Estudantil, a medida deve passar a oferecer uma nova modalidade de identificação estudantil, em versão totalmente digitalizada. Ainda não há informações sobre se o novo documento substituirá as atuais carteiras de estudante.

DIREITOS JÁ

Políticos de vários partidos, do PL ao PCdoB, lançaram na noite da segunda-feira (2) em São Paulo um movimento em defesa da democracia e contra as ameaças que eles consideram estarem sendo promovidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. PT e PSDB não mandaram representantes para o lançamento. Batizado de "DireitosJá - Fórum pela Democracia", o grupo fará reuniões periódicas para denunciar retrocessos.

Comente aqui