REMANESCENTES DOS ANOS 80

Fernando Monteiro e Themístocles Filho (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Quando eles chegaram à Assembleia Legislativa do Piauí para o primeiro mandato, a seleção brasileira era apenas tricampeã mundial, Airton Senna era vivo, a internet não existia, Luiz Gonzaga cantava seu baião e o Muro de Berlim ainda separara as Alemanhas Oriental e Ocidental. Tudo isso se modificou, mas eles continuam no mesmo lugar, nos mesmos cargos.

Fernando Monteiro (PRTB) e Themístocles Filho (MDB) são os deputados estaduais com mais tempo de Parlamento no Piauí. Os únicos remanescentes da década de 1980. Foram eleitos pela primeira vez em 1986 e tomaram posse em 1987. Fernando nunca perdeu uma eleição para o cargo desde então, enquanto Themístocles apenas uma vez, em 1994, não foi reeleito. No entanto, assumiu o mandato na condição de suplente e nunca mais perdeu.

Em 2018, mais uma vez conseguiram se reeleger e vão encerrar a próxima legislatura completando 36 anos como deputados estaduais. E olha que antes de serem eleitos para a Assembleia em 1986, eles foram vereadores de Teresina, eleitos em 1982. Ou seja, em 31 de janeiro de 2023, quando terminam os mandatos de deputado da próxima legislatura, Fernando Monteiro e Themístocles vão chegar a 40 anos no exercício de cargos eletivos.

RECORDE
Além da quantidade de mandatos como deputado, Themístocles Filho coleciona outra marca. Está há 14 anos como presidente da Assembleia Legislativa, com sete mandatos seguidos no posto, um recorde desde o fim do Estado Novo em 1945. Para a próxima legislatura que se inicia em 1º de fevereiro, o nome de Themístocles já é o mais cotado, só pra variar.

Comente aqui