QUIRINO AVELINO É PRESO

Político de Itaueira está internado em hospital (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A polícia cumpriu o mandado de prisão contra o prefeito afastado do município de Itaueira, Quirino Avelino (PTB). Ele foi preso no sábado (26) e teve a prisão preventiva convertida em prisão domiciliar devido à idade avançada e ao quadro de saúde. A informação foi confirmada ao Política Dinâmica pela assessoria de imprensa do Ministério Público do Piauí (MP-PI).

Apesar de ter tido a prisão preventiva convertida em domiciliar, o agora ex-gestor está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele está internado em um hospital particular de Teresina. Quirino vai completar 79 anos na próxima quarta-feira (30) e, conforme alegação da defesa, tem diabetes e outros problemas de saúde.

“A prisão dele foi convertida em domiciliar. Ele está com tornozeleiras no Hospital da Unimed. Informaram que as taxas dele estavam alteradas, tem diabetes e outros problemas de saúde, além da idade avançada”, afirmou nesta segunda-feira (28) ao portal GP1 a promotora Débora Aguiar, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O político é apontado pelo Gaeco como líder de uma organização criminosa que fraudava licitações e desviava recursos públicos da prefeitura de Itaueira, a 344 km de Teresina. Além da prisão decretada, Quirino também foi afastado do cargo de prefeito por ordem da Justiça. O vice-prefeito Patrice Leitão (PTB), aliado dele, assumiu o cargo.

Quirino estava foragido desde o dia 15, quando o Gaeco realizou uma nova ação da operação Perpetuatio para prender ele e outros três suspeitos de integrar o esquema. Até agora dois deles continuam foragidos: o empresário Edivá Sousa Cavalcante e o ex-secretário de Obras Gaston de Sousa Cavalcante, exonerado por Quirino um dia antes da operação.

Comente aqui