QUARTETO APRESENTOU MAIS DE 600 MATÉRIAS NA ASSEMBLEIA

Teresa, Lucy, Franzé e Henrique lideram (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais apresentam projetos de leis, indicativos de projetos de leis, projetos de decretos legislativos, projetos de resolução e requerimentos. A grande maioria das matérias apresentadas são requerimentos. Eles correspondem a, por baixo, 75% de tudo o que os deputados estaduais propõem no Piauí.

O site da Assembleia Legislativa, embora não seja exemplo de transparência, mostra a quantidade de matérias que cada parlamentar apresentou no ano de 2019. Enquanto tem parlamentar que apresentou mais de 270 matérias, tem deputado que não apresentou nenhuma ao longo de 2019. O Política Dinâmica levantou os números de cada um.

Os deputados que mais apresentaram matérias nos primeiros 10 meses de 2019 são justamente políticos de primeiro mandato: Teresa Britto (PV), Lucy Soares (Progressistas) e Franzé Silva (PT) e Henrique Pires (MDB). Juntos, os quatro já apresentaram mais de 600 matérias desde que tomaram posse em 1º de janeiro.

Teresa Britto é líder com 272 matérias apresentadas, sendo 225 requerimentos, 41 projetos de leis ordinárias, 1 projeto de decreto legislativo e 5 indicativos de projetos de lei. No mesmo período, Lucy Soares apresentou 129 requerimentos, 9 projetos de leis ordinárias, 1 projeto de decreto legislativo e 1 indicativo de projeto de lei. 

Já Franzé levou 82 requerimentos, 14 projetos de leis ordinárias, dois projetos de decreto legislativo, 2 indicativos de projetos de lei e um projeto de resolução. Henrique Pires apresentou 70 requerimentos, 13 projetos de leis ordinárias, 10 projetos de decretos legislativos, dois indicativos de projetos de leis e dois projetos de resolução.

O LANTERNA

No fim da fila e isolado na lanterna está o deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas). Segundo consta no site da Assembleia, ele não apresentou nada este ano no Legislativo Estadual. Hélio está no quinto mandato consecutivo como parlamentar na Assembleia. 

Hélio não apresentou matéria na Alepi em 2019 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Fora ele, outros mal posicionados são Janaínna Marques (PTB) com duas matérias; Fábio Xavier (PL) com duas matérias e Fernando Monteiro (PRTB) com uma matéria. Cabe ressaltar que Monteiro tem se ausentado da Alepi por conta de tratamento de saúde fora do Piauí.

O levantamento do Política Dinâmica não inclui os suplentes que passaram pela casa ao longo de 2019, embora o site da Assembleia disponibilize números referentes a eles.

CONFIRA O RANKING COMPLETO:

Teresa Britto – 272 (coautora em + 4)
Lucy Soares – 140 (coautora em + 1)
Franzé Silva – 101 (coautor em + 2)
Henrique Pires – 98 matérias
Francisco Limma – 95 matérias
Pastor Gessivaldo – 75 (coautor em + 1)
Flora Izabel – 64 (coautora em + 1)
Georgiano Neto – 44 (coautor em + 3)
Francisco Costa – 40 (coautor em + 1)
Dr. Hélio Oliveira – 36 (coautor em + 1)
Carlos Augusto – 35 matérias
Gustavo Neiva – 29 (coautor em + 2)
Severo Eulálio – 27 matérias
Themístocles Filho – 23 matérias
Flávio Nogueira Jr. – 20 matérias
Oliveira Neto – 20 matérias
Evaldo Gomes – 18 matérias
Júlio Arcoverde – 17 (coautor em + 1)
João Mádison – 16 matérias
Marden Menezes – 16 matérias
Fábio Novo – 15 matérias
Firmino Paulo – 12 matérias
Nerinho – 11 matérias
Zé Santana – 10 matérias
Wilson Brandão – 7 (coautor em + 1)
Pablo Santos – 7 (coautor em + 1)
Janaínna Marques – 2 matérias
Fábio Xavier – 2 matérias
Fernando Monteiro – 1 matéria
Hélio Isaías – 0 (zero)

Comente aqui